segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

NOVAS IMAGENS DAS ESCAVAÇÕES EM KUTTAMUWA

Imagem: Khirbet Qeiyafa Archaeologic Project

O site da Biblical Archaeology Review divulgou a publicação de novas imagens (também aqui) das escavações na fortaleza de Kuttamuwa, em Khirbet Qeiyafa, 30Km a sudoeste de Jerusalém. De acordo com a Bíblia, foi nessa região que Davi travou seu famoso embate com o gigante Golias. A descoberta parece derrubar a teoria dos minimalistas, que defendem a não existência de cidades fortificadas em Judá no século X a.C., fazendo de Davi um mero líder tribal (leia o argumento de um minimalista questionando os métodos de datação da fortificação aqui). 

Leia mais sobre o assunto no Numinosum aquiaqui, aqui, aqui e finalmente aqui

Discussões técnicas a respeito dos métodos de datação aqui e aqui


Jones F. Mendonça

3 comentários:

  1. Acho que Israel Finkelstein força a barra para uma datação recente e Eilat Mazar força a barra para uma datação mais antiga. Fé, vaidade, política, finaciamento de pesquisa, há muito mais em jogo que a existência ou não de um reino unificado no século X.

    A fortaleza pode até pertencer ao período sustentado por Mazar, mas daí a dizer que houve mesmo um reino unificado, um Davi "segundo o coração de Deus", uma betsheba, um Joabe... Ah, aí é outra história.

    ResponderExcluir
  2. Onde se lê: "A fortaleza pode até pertencer ao período sustentado por Mazar", leia-se: "A fortaleza pode até pertencer ao período sustentado por Garfinkel".

    ResponderExcluir