quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O LIVRO APÓCRIFO DE I ENOQUE, OU ENOQUE ETÍOPE (RESUMO)

Por Jones Mendonça

Um dos livros apócrifos mais fascinantes é sem dúvida o livro de I Enoque (ou Enoque etíope), geralmente datado para o século II a.C. Este livro foi redigido originalmente em aramaico, mas a única versão disponível hoje está em etíope. Escrito em linguagem apocalíptica, entre 170 e 64 a.C., o livro carrega algumas semelhanças com o Apocalipse de João, cuja composição se deu mais de dois séculos depois. Abaixo um trecho do livro que descreve o nascimento de Noé:
Depois de alguns dias, meu filho Matusalém escolheu uma mulher para seu filho Lamech; ela engravidou e deu à luz um menino. O seu corpo era branco como a neve e vermelho como uma rosa, os cabelos da sua cabeça eram como a lã e os seus olhos como os raios do sol. Quando abriu os olhos encheu a casa de luz como o sol, e toda ela ficou muito iluminada (I En 106,1).
Outra parte bastante interessante do livro são os capítulos 6 a 16, que narram a queda dos anjos após desobedecerem a Deus acasalando-se com as mulheres humanas. Tudo começa com Semjaza, um anjo disposto a pagar o preço por sua desobediência. Ele relata seu desejo aos demais anjos, que decidem segui-lo no plano. Semjasa é acompanhado por mais dezoito anjos, que por sua vez chefiam, cada um, outros dez. Após levarem a cabo o plano, problemas inusitados começam a surgir:
Elas [as mulheres humanas] engravidaram e deram à luz a gigantes de 3.000 côvados de altura. Estes consumiram todas as provisões de alimentos dos demais homens. E quando as pessoas nada mais tinham para dar-lhes os gigantes voltaram-se contra elas e começaram a devorá-las (I En 6,2).
Mas os problemas não param por aí. Os anjos rebeldes transmitem seus conhecimentos aos homens, tais como a astrologia, a metalurgia, a ciência da confecção de cosméticos, as fases da lua, a feitiçaria, etc. Tais conhecimentos causam muitas guerras e o homem chega perto da aniquilação.

Após ouvirem o clamor dos homens e virem todas as desgraças causadas pelos anjos rebeldes, Miguel, Uriel, Rafael e Gabriel relatam o problema ao “Senhor dos mundos”, que decide purificar a terra com um dilúvio e punir os anjos perversos lançando-os num abismo de fogo.

O livro é fruto de uma tentativa de preencher uma lacuna existente no capítulo seis do livro do Gênesis:
“viram os filhos de Deus (hb. bney haelohim) que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram” (Gn 6,2).
No relato do livro de Enoque os bney haelohim (filhos de Deus) são os anjos e a decisão de Deus de destruir a terra (Gn 6,7) é provocada por esse episódio.

Resquícios da história contada neste livro são percebidos na epístola de Judas (Jd 14, s).

Para ler mais a respeito dos livros apócrifos, clique aqui.

Imagem:
Beccafumi, Domenico
Queda dos Anjos Rebeldes
c. 1528
Óleo sobre madeira, 347 x 225 cm
San Niccolò al Carmine, Siena

19 comentários:

  1. por que o livro de enoque nao foi incluído no canon?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Como esse livro e alguns outros excluídos do Canon são citados diversas vezes na própria blibia? Exemplo famoso é o livro de Judas que faz menção justamente do livro de Enoque...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber, Se os Judeus tem o livro de Enoque. Ou se eles tem ciência dele!

    ResponderExcluir
  5. tem ser passado no crivo do Espirito Santo por isso nao esta La

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o que o espirito santo, senao mais uma invençao da igreja?

      Excluir
    2. E o que o espirito santo, senao mais uma invençao da igreja?

      Excluir
  6. É dificil estabelece uma unica ideia arrespeito dos apocrifos(ocultos), analizar e estudar bastante para ver se tem a inspiraçao de Deus...
    Pq se um livro nao tem nada a ver com os outros concerteza é falso, sinal se fossem verdadeiros, é a mesmo coisa que dizer q Deus se engana, e claro que Deus jamais se engana..
    E sobre o livro de Enoque, é bem interessante e faz sentindo. Mas " Fazer sentindo" nao é tudo, tem de ter a pura verdade... Pois tem varias mentiras que fazem sentido, tem de ter verdade..
    Bjs amados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O novo testamento nao "sentido" com o chamado velho, e nao tem nada a ver comno velho testamento como voces o chamam. Por isto que eu leio a Torah, é escrita da mesma forma ha 3500 anos, sem ediçoes, correçoes e atualizaçoes!

      Excluir
    2. O novo testamento nao "sentido" com o chamado velho, e nao tem nada a ver comno velho testamento como voces o chamam. Por isto que eu leio a Torah, é escrita da mesma forma ha 3500 anos, sem ediçoes, correçoes e atualizaçoes!

      Excluir
  7. como podemos dizer se é inspiração de DEUS...........
    como podemos dizer que a biblia que passou por diversas modificações pode também ser de DEUS, que coisa muito estranha isso, enoque foi também um homem de DEUS,, Meu jovem fabiotdb02, é claro que o verdadeiro DEUS O TODO PODEROSO não se engana, mas as pessoas estão se iludindo com conversas sem nenhum sentido do que se trata a ser, livros apócrifos.. quero deixar muito bem claro aqui, que gosto muito de estudar a fundo sobre o assunto, e vejo pelos olhos não somente da FÉ mas da realidade e verdade, que pela qual eu tenho visto isso, só quero deixar bem claro pra você meu jovem, a BIBLIA que você conhece hoje já foi mudada por varias vezes, como a septuaginta, Designação dada à primeira tradução do Antigo Testamento de hebraico para grego, tida como realizada por cerca de 72 tradutores. e depois virou a vugata e depois biblia, mas não irei entrar em nenhum detalhe sobre isso agora, mas, espero que venha estudar sobre isso com mais cuidado... até mais ver, ELVIN FRAZZANO...

    ResponderExcluir
  8. Há mistérios profundos no que se diz "Escritos Bíblicos". Se houvesse espaço para se incluir todos os livros que se diz respeito as Sagradas Escrituras, distribuídos desde a antiguidade pelos diferentes continentes, devidos a diversas mudanças e condições climáticas. ? Qual será a idade real desde a criação até hoje? cinco mil e novecentos anos? Se Deus sempre esteve e está presente no meio de nós, continua falando e usando até hoje seus profetas até este exato momento. ?Onde que o homem quer carregar AS SAGRADAS ESCRITURAS? teria que ser em uma carreta ou mais. Esta e a maneira de eu pensar. E tem mais e desde o principio o homem foi desobediente, e não se converteu de coração a Deus pelas escrituras que se têm. De que adiante se ter muito para ler e não obedecer em tudo como O Senhor Deus quer. Mas quando O Filho vier buscar a Igreja, Seu Pai também virá para os desobedientes que não se arrependeram e não deixarão seus maus caminhos. Irmão José Donizete de Três Corações M.G.(josedonizete_souza@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKK. Buscar qual "igreja" se a única que existiu até hoje foi extinta por volta do ano 70 DC, quando os romanos mataram toda a linhagem dos reis-sacerdotes de Davi e os Seguidores da Mensagem do Nazireu Vivo (os primeiros e únicos verdadeiramente "Cristãos") e depois montaram um livro, a seu bel prazer, inserindo grandes doses do Mitraísmo e da Adoração do Sol Invencível, que era a religião oficial de Roma, de seu imperador Constantino e de seus sequazes. Portanto, TUDO O QUE EXISTE HOJE, EM SE TRATANDO DE RELIGIÃO, ORDEM, DOUTRINA OU SEITA, É FALSO E ANTICRISTÃO!

      Excluir
  9. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir
  10. O Livro de Enoque não fui incluído no canon hoje porque era contra as doutrinas da igreja católica. Existe inclusive um fato que Jesus estudou esse livro ao ter encontrado na biblioteca de Jerusalém na época, e foi neste livro que ele encontrou o título "Filho do Homem" e ele então se intitulou de "o Filho do Homem" por ter visto este nome no livro, que se referia a ele e ao seu proposito. Alguns dizem que este livro já fez parte da bíblia em uma época passada, mas não tenho quaisquer informação sobre isso.

    ResponderExcluir
  11. O livro de Enoque, como de outros apócrifos, não estão em nosso cânon porque nosso Antigo Testamento(Testamento a qual, se considerado canônico, estaria ele) é composto pela Septuaginta- versão da Bíblia hebraica para o grego koinê-, tradução feita depois de Cristo, isto é, no tempo no qual Jesus esteve entre nós todos os escritos, incluídos esses,eram usados entre o povo judeu.
    Então, nós pegamos a composição dela(Septuaginta) e rejeitamos alguns livros usados pelos antigos cristãos, incluindo, acredito eu, Judas. Por exemplo: Enoque.

    ResponderExcluir
  12. QUEM CONHECE A INSPIRACAO BIBLICA VE LOGO QUE O LIVRO DE HENOC SE COMPARA NA FANTASIA, AO LIVRO DOS MORMONS, EDITADO NO SECULO XIX. O AUTOR DE HENOC JAMAIS ~E INSPIRADO POIS TODA A PALAVRA DE DEUS ~E INSPIRADA, CONTEM IMENSAS CONTRADIOES EM RELACAO AO TEXTO BIBLICO, PENSO QUE SOFREU MUITAS INFLUENCIAS DA CULTA GREGA, E NAO SO, A QUAL PREDOMINOU NA REGIAO POR MUITO. TEMPO.O CONTEXTO HISTORICO DA DATACAO DO LIVRO, ERA TURBULENTO NA REGIAO E NAO PODEMOS ESQUECER QUE A RELIGIAO JUDAICA TEVE QUE ENFRENTAR DESAFIOS INTERNOS E EXTERNOS PARA NAO SER SOLAPADA.BASTA LER UM POUCO DE HISTORIA SOBRE OS ANTIOCOS QUE DOMINARAM A ZONA. O LIVRO DE HENOC TEM IMENSAS INCORRECOES TEOLOGICAS E POR ISSO NAO PODE FAZER PARTE DO CANONE SAGRADO.

    ResponderExcluir
  13. Ao contrario do que se diz o livro de Enoc tem doutrinas que apoiam a ICAR e a maioria das evangelicas, contradizendo no entanto o texto sagrado.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de indicar a nova edição do Livro de Enoque, a primeira edição crítica em língua portuguesa extraída da obra The Old Testament Pseudepigrapha, publicada pelo Professor James H. Charlesworth, de Princeton, e traduzida do etíope pelo professor Ephraim Isaac, de Harvard. Esta edição tem várias introduções, aparato crítico, notas marginais e uma imensa bibliografia organizada tematicamente.
    https://www.facebook.com/livrodeenoque

    ResponderExcluir