sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PROFETA JEREMIAS: UM BREVE CONTEXTO HISTÓRICO

A cidade de Judá entre as três grandes potências da época: Assíria,
Egito e Babilônia (por Jones F. Mendonça).
Resolução: 1067x798
O profeta Jeremias viveu numa época que tinha como pano de fundo a disputa por um vasto território conhecido como Fértil crescente, que vai do Egito à Mesopotâmia. Enfrentavam-se pelo controle dessa região três grandes potências da época: Egito, Assíria e Babilônia. Em 671, cerca de duas décadas antes do nascimento do profeta, a Assíria conquistara o Egito.  Enquanto isso, a Babilônia, a mais nova potência emergente, reunia forças para impor sua hegemonia sobre a região. Em 612 Nínive, capital da Assíria caiu nas mãos dos babilônios.

No meio dessa disputa estava Judá, que se encontrava dividida em relação a quem deveria apoiar. Um partido apoiava o Egito, outro a Assíria e outro a Babilônia. Jeremias, um levita do interior, natural de Anatot, pequena vila a poucos quilômetros de Jerusalém, insistia que Judá deveria se render aos babilônios. Colocando-se como porta voz de Yahweh declarou: “Eu fiz a terra, os seres humanos e os animais que nela estão [...]. Agora, sou eu mesmo que entrego todas essas nações nas mãos do meu servo Nabucodonosor, rei da Babilônia” (Jr 27,5-6). Sua mensagem foi um escândalo para os judaítas. Por causa do desprezo que vinha de todos os lados lamentou: “maldito seja o dia em que eu nasci” (Jr 20,14), ou ainda “Sou ridicularizado o dia inteiro; todos zombam de mim” (Jr 20,7).

Jeremias nasceu durante a ditadura do rei Manassés, que foi sucedido por Amom, um sanguinário ditador. Uma revolta popular matou Amom e o pequeno Josias, com apenas 8 anos assumiu o trono, obviamente auxiliado por tutores. Josias acabou morto pelo faraó Neco, que seguia em direção à Assíria para lhe prestar ajuda contra a Babilônia. Com a morte de Josias subiu ao trono seu filho Joaquim, um rei explorador e oportunista. Foi nesse período que Jeremias exerceu intensa atividade profética, denunciando as falsas seguranças e a injustiça.

Em 598 a.C. os trágicos anúncios do profeta se cumpriram. Nabucodonosor, rei da Babilônia, cercou Jerusalém e o rei de Judá, impotente, se rendeu. O templo foi profanado e seus tesouros levados para a Babilônia. Parte da elite do povo também foi levada para o cativeiro, com o intuito de impedir qualquer possibilidade de revolta. Dez anos depois o rei Sedecias, que havia sido colocado no trono pelos babilônios, deixou de pagar impostos. A reação da Babilônia foi imediata e violenta. Em 587 Jerusalém foi totalmente destruída.
Foi assim que Jerusalém foi tomada: No nono ano do reinado de Zedequias [...] Nabucodonosor, rei da Babilônia, marchou contra Jerusalém com todo seu exército e a sitiou. Em Ribla, o rei da Babilônia mandou executar os filhos de Zedequias diante dos seus olhos, e também matou todos os nobres de Judá. Mandou furar os olhos de Zedequias e prendê-lo com correntes de bronze para levá-lo para a Babilônia. Os babilônios incendiaram o palácio real e as casas do povo, e derrubaram os muros de Jerusalém (Jr 39,1-8).
Em Judá ficou somente o povo da terra (2 Rs 25, 8-12). O livro de Lamentações, expressa a dor pela destruição da cidade: “Todo o esplendor fugiu da cidade de Sião. Seus líderes são como corças que não encontram pastagem; sem forças fugiram diante do perseguidor” (Lm 1,6). O Salmo 137,1 também nos dá uma nítida mostra da aflição que se abatia sobre o povo: “Junto aos rios da Babilônia nós nos sentamos e choramos com saudade de Sião”.

Jeremias morreu por volta de 580, exilado no Egito. Uma tradição judaica diz que ele foi apedrejado até a morte por compatriotas que junto com ele fugiram para lá. A alcunha de profeta chorão não lhe cabe bem. Um profeta que anunciou desgraças ao seu próprio povo mesmo quando preso a um tronco ou numa cisterna cheia de lama merece um título mais justo.  


Jones F. Mendonça

18 comentários:

  1. Íncrível esse "post"!!
    me edificou muito e expandiu mais meu conhecimento a respeito dos termos geográficos que se encontrava Israel naquela época. muito bom!

    ResponderExcluir
  2. otimo estudo... direto e pontual!

    ResponderExcluir
  3. LI E NÃO GOSTEI COMPLETAMENTE SUPERFICIAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. perala joao, superficial é não dizer nada, como a maioria das lideranças cristãs. Excelente trabalho para quem está começando a estudar esses fatos historicos.

      Excluir
  4. muito bom comentário meus parabéns...

    ResponderExcluir
  5. jerusalém não foi cercada em 609-605 a.c.????

    ResponderExcluir
  6. Em 609 Josias morre. Em 605 Joaquim submete-se a Nabucodonosor, rei da Babilônia. Em 598, após uma revolta, a Babilônia cerca Jerusalém (Joaquim é morto). Em 587/86, após nova revolta (quem reina é Zedequias), ocorre um segundo cerco e Jerusalém é destruída.

    ResponderExcluir
  7. Maravilhada, é o que posso dizer! edificante,estudo que qualifica os que amam a Palavra. Que Deus invista sempre nessa obra, pois os verdadeiramente preparados estão escassos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito, dá uma visão geral da situação política da época, nunca vi ninguém explicar sobre a disputa dos partidos, daí dá pra entender o que Jeremias passou naquele momento.
    As datas podem até não ser precisas, como alguém postou mas tenho minhas dúvidas quanto à essa observação porque o profeta viu a sentença sobre o rei então não poderia ter morrido antes, senão quem terminou de escrever lamentações? Muito obrigada pela ajuda na pesquisa, me acrescentou em conhecimento e análise do contexto é o que vale.

    ResponderExcluir
  9. A Biografia de Jeremias diz que ele naceu em647 ,e ficou em anonimato,20 anos,estudend e a palavra de Deus,,para ser um sacerdotes,,na quela época tenha que estudar 25 anos,, mais Deus tinha pressa,,,jer Jeremias ministrou 4 anos,,e foi levado cativo pro Egito,,e,lá ficou masm 15 Anos,,aon ao faleceu

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. muito bom e edificante estudo parabéns.. ao que classificou como superficial fica uma dica; talvez o irmão esteja pesquisando no lugar errado oi então se é tão profundo deveria esta promovendo seu próprio conteúdo ja que es tão profundo..

    ResponderExcluir