segunda-feira, 16 de novembro de 2009

QUAL O SIGNIFICADO DA TRIQUETA (OU TRIQUETRA)?

Por Jones Mendonça
A triqueta (às vezes, triquetra) é um símbolo tripartido composto por três vésicas pisces[1] entrelaçadas, marcando a intersecção de três círculos. É comumente utilizada como um símbolo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) pela Igreja cristã céltica. Ela também pode aparecer representada por três peixes entrelaçados.

O símbolo da triqueta antecede cristianismo e foi provavelmente um símbolo Celta antigo. Símbolos tríplices eram comum nos mitos e lendas celtas. Essa é uma das possíveis razões para a fácil aceitação de crenças cristãs pelo povo celta. A triqueta tornou-se um símbolo cristão bem adequado, já que incorpora um outro popular símbolo cristão, o peixe, tornando-se uma perfeita representação do conceito da trindade cristã. Às vezes é representado dentro de um círculo para enfatizar o aspecto da unidade.

Alguns escritores evangélicos e teóricos da conspiração afirmam que a triqueta é um símbolo satânico, alegando que ser uma forma estilizada do número 666, uma alusão ao número da besta no livro do Apocalipse. Isso, no entanto, é um anacronismo, já que a triquetra de peixes entrelaçados é um símbolo cristão que remonta aos primeiros séculos. O significado satânico supostamente atribuído ao símbolo é uma criação de evangélicos fundamentalistas modernos.

Nota:
[1] A vesica piscis é o nome de uma bolsa de ar que os peixes têm internamente e que auxilia na flutuação. As catedrais góticas utilizavam esse desenho geométrico em abundância na sua arquitetura. O símbolo é muito antigo, representando em muitos casos uma genitália ou um ventre, vindo por isso a ser associado à fertilidade. É também um símbolo representativo da manifestação do universo.

Fontes:
LAWLOR, Robert. Geometria sagrada. Tradução de Maria José García Ripoll. Madrid: Del Prado, 1996.

42 comentários:

  1. Oi, gostei muito do esclarecimento ofereredido. Trago uma triqueta tatuada em meu pé esquerdo. qndo a tatuei li algo sobre e dizia que era a união da mente, espírito e corpo. Mas como sou cristão sempre atribuí ao simbolo a relação com a trindade. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. "Mas como sou cristão sempre atribuí ao simbolo a relação com a trindade".

    Pois é Luciano, vamos atribuindo novos significados aos símbolos. Para uns símbolo satânico, para outros símbolo da trindade. Prefiro ficar com o segundo significado.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Alguns escritores evangélicos e teóricos da conspiração afirmam que a triqueta é um símbolo satânico, alegando que ser uma forma estilizada do número 666, uma alusão ao número da besta no livro do Apocalipse. Isso, no entanto, é um anacronismo, já que a triquetra de peixes entrelaçados é um símbolo cristão que remonta aos primeiros séculos. O significado satânico supostamente atribuído ao símbolo é uma criação de evangélicos fundamentalistas modernos."

      Excluir
  3. como sou cristão protestante eu sempre usei este simbolo como a divina trindade santa.....muitas bandas de rock gospel usam este simbolo desta mesma forma, por exemplo:P.O.D. e AS LAY DIYNG.
    EU TENHO ESTE SIMBOLO TATUADO NA PERNA DIREITA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus ordena que não se deve fazer Tatuagem Qaaqa em hebraico. A palavra Qaaqa só tem um único significado:Tatuagem - Levítico 19:28.

      * Transliterei a letra hebraica Qof/Quf pela letra Q (alguns transliteram com a letra K: Kaaka).

      Qaaca aparece em nossas Versões da Bíblia como a palavra: Marca ( e deveria ser traduzida Tatuagem.

      Antigamente só os Fora da Lei, Bandidos, Prostitutas, se marcavam com Tatuagem.

      Hoje em dia virou modismo.

      Mas, essa prática se trata de desobediência à Lei de Deus.

      Se você é Cristão saiba que essa Lei e nenhuma outra caiu: Mateus 5:17-20.



      Excluir
  4. Admiro a sua coragem anônimo. O preconceito e a falta de informação é grande no meio protestante.

    Infelizmente a maioria das pessoas não sabem que o símbolo foi usado como representação da trindade.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde...Eu não sou cristão, e nunca vi este simbolo como sendo um simbolo cristão... Pelo que estudei, a Triqueta vem muito antes do cristianismo existir, era um simbolo Celta, utilizado como proteção em batalhas, usadas nos escudos,capacetes, Etc... Mais tarde foi plagiado pelo cristianismo, e ai sim... este simbolo ficou tambem associado a santa trindade...Maior parte dos simbolos religiosos usados hoje em dia, são simbolos pagaos, copiados... para o mundo... Actual... O que me cativa mais é de facto a origem deles... Fiz a Tatuagem no Pulso... E gosto Bastante dela!!
    Ass: Nefilim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que você escolheu assinar Nefilim?

      Imagino que você saiba o significado dessa palavra.

      Excluir
  6. Sim, a triqueta é um antigo símbolo celta, não há como negar isso. Só não concordo com o termo "plagiou".

    O plágio ocorre quando nos apropriamos de algo que outra pessoa produziu e dizemos que é de nossa autoria. Na verdade o cristianismo se apropriou do símbolo celta e lhe deu um novo significado. Mas nunca se pretendeu negar que o símbolo tem origem pagã.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ola boa tarde,Jones Mendonça,venho desta forma agradecer a sua resposta, mostrando assim ter conhecimento de causa do assunto, coisa que muitos cristãos infelizmente não tem...

    Em relação ao comentario do Perinhel lamento mas não concordo, apenas concordo com o facto de que cada pessoa ter a sua religião e respeitar isso...

    Ass: Nefilim

    ResponderExcluir
  9. no filme sherek terceiro,tem uma parte que mostra a triqueta,quando eles estão no navio.

    ResponderExcluir
  10. O filme do Shrek está cheio de mitologia celta. Não é de se estranhar o surgimento de uma triqueta no meio dessa divertida animação.

    ResponderExcluir
  11. Triquetra simboliza a trindade ou tem relação a simbolos satanicos? Bom, dá a mesma, já que a adoração a trindade naum tem base biblica, o qual contradiz o verdadeiro Deus biblico, UNO e nao TRIUNO. (I Co 8:6; Jo 17:3; Rm 16:27; Tg 2:19; Ap 4 e 5; etc)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A TRIQUETRA É ENTRELAÇADA, MOSTRANDO QUE PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO SÃO UMA SÓ ESSÊNCIA, MOSTRANDO EXATAMENTE UM DEUS UNO

      Excluir
  12. ola encontrei um cordao com esse simbolo parese mesmo gotico ou satanico

    ResponderExcluir
  13. União do físico, mental e espiritual com um círculo no meio simbolizando a perfeição! Não imagino nada mais perfeito para descrever esse símbolo.

    ResponderExcluir
  14. Renata,

    Gostei da sua análise. E tem gente que sataniza o símbolo...

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. "TRIQUETA OU FLOR DA VIDA"

    Talismã que simboliza a vida, a morte e o renascimento.
    É um símbolo muito antigo, encontrado nos vedas e também na civilização celta.
    Alguns se referem a este símbolo como sendo um símbolo de Jesus; o peixe formado por duas linhas curvas também era um símbolo dos cristãos.
    Outro aspecto interessante é que a triqueta é um símbolo unicursal, ou seja, traçado continuamente, representado assim a eternidade.
    Os vedas falam de três mundos: o mundo material, o espiritual e o físico.
    Também representava a eternidade.
    Os pagãos egípcios acreditavam nas três fases do sol, como três evidentes manifestações da divindade suprema.
    Primeira Fase - O Amanhecer.
    Segunda Fase - O Zênite (meio-dia alto; o seu auge ou apogeu).
    Terceira Fase - O pôr-do-sol (quando a falsa deidade do sol entra no mundo Inferior).Este símbolo (o Triquetra e outras variantes como o Triskele) representou durante a história, Deidades triunas e de filosofias trinitarianas e outros grupos de três, como terra, vento e fogo etc.O triquetra (deriva-se de uma palavra latina que tem como “significado o três") é um símbolo antigo para a Trindade. Inclui três arcos entrelaçados, distintos, contudo igual e inseparável, simbolizando que o Pai, Filho e Espírito Santo são três Pessoas distintas, mas um Deus indivisível.
    O peixe símbolo cristão original foi derivado de um começo de Vénus símbolo, uma representação feminina generativa órgãos de tomada de triquetra perfeitamente o símbolo adequado para uma Deusa revival. O triquetra também é considerada a representante do triplicities de mente, corpo e alma, bem como os três domínios da terra segundo a lenda celta-terra, mar e céu.

    ResponderExcluir
  16. graçado a Triqueta é um símbolo Celta , o cristianismo que plagiou o símbolo formulando ele como um símbolo do pai,filho,espirito santo , (nossa tudo a ver), a triqueta entre os outros 4 símbolos antigos da Celta vem do Livro de Kells ( =O ), engraçado que tem gente falando que o símbolo é isso o símbolo é aquilo , bem o símbolo sim e sempre foi da Celta usado mais a frente por nos Wiccanos usando o símbolo como os antigos celtas para proteção é um símbolo ligado ao universo e ao infinito,muita gente faz mal interpretação do símbolo mais tudo bem , só frizando que o símbolo é,e sempre foi CELTA cultuado depois por nos Wiccanos e plagiado pelo catolicismo no seculo a frente!!!!

    PS:TRIQUETA DE PEIXES , como assim triqueta de peixes este nome é novo,refugame este nome por favor, ta ai meu e-mail paulodaniel775@yahoo.com.br me fale um pouco sobre seu conhecimento sobre este símbolo no seu ponto de vista, pois para mim que estudo 5anos magia e a cultura Celta nunca tinha visto coisa horriveis a respeito deste lindos símbolos ...
    (Maldita inclusão digital)

    ResponderExcluir
  17. Paulo,

    Você só confirmou o que eu escrevi. A triqueta é um símbolo celta adotado pela igreja cristã celta por volta do século IV.

    A adoção de símbolos de outras culturas pelo cristianismo sempre aconteceu ao longo da história. Aliás, o inverso também acontece.

    O arco-iris foi usado pelos anabatistas no século XVI. Hoje é usado pelo GLS. A suástica é um antigo símbolo budista (pré-cristão). No século XX foi usado por Hitler.

    ResponderExcluir
  18. OI Jones, vc esclareceu muito minhas duvidas sobre a trinqueta, alias seu blog é muito importante para curiosos e estudiosos,preciso que vc me ajude, pesquisei mas não encontrei nada sobre red King,é um circulo com um triangulo dentro na base do triangulo tem três setas apontando para baixo e dentro do triangulo tem uma chama, se alguém souber e quiser me mandar no meu Email... rodrigogjidk@gmail.com, agradeço que Deus continue te abençoando

    ResponderExcluir
  19. Sabe é legal como o cristianismo plagia na cara dura um simbolo sagrado celta e muda até o seu significado.
    Simbologia com peixe? a próxima vai ser o que uma vaca?
    Circulo que simboliza a unidade?
    sério cara você ta estudando aonde?
    a intenção desse circulo não é representar unidade.
    Mais enfim.
    Deixa para la porque o cristianismo,digo as pessoa que se dizem cristãos, sempre vão estar certas e nós errados.
    abraços e adeus.

    ResponderExcluir
  20. Meu caro jones
    ''O plágio ocorre quando nos apropriamos de algo que outra pessoa produziu e dizemos que é de nossa autoria. Na verdade o cristianismo se apropriou do símbolo celta e lhe deu um novo significado. Mas nunca se pretendeu negar que o símbolo tem origem pagã.''
    Se eles pegam o simbolo sagrado de outra religião que tem um significado, de maneira que sua mente não pode compreender, e muda seu significado e você me fala que não é plagio. Se bem que 99% do cristianismo pega partes de varias outras religiões que eles mesmo condenam. Me desculpe se pegar algo de outra pessoa e mudar seu sentido não é plagio, então é o que?...
    No minimo é um falsificação de significado, tempo e origem.
    Não pense que sou anticristão pelo contrario venho e descendo, pelo menos nas geração mais recentes de família cristã.
    Só não gosto que vocês condenem religiões que ajudaram a criar a base da sua. E que mesmo escondidas vivem no coração de iluminados até hoje. ''Mesmo que queimem nossa carne até osso os esse fogo de condenação não foi o suficiente para queimar nossa fé'' SephironRiot
    Paz e luz para você.

    ResponderExcluir
  21. Sephirot,

    Não existe religião pura. Todas se apropriam de outras (inclusive, é claro, o cristianismo).

    No seu texto você faz julgamentos tão nocivos quanto o de cristãos fundamentalistas que você parece tanto odiar.

    Não me rotule meu caro, você não me conhece!

    ResponderExcluir
  22. Ah, se você não está satisfeito com o fato do cristianismo ter se apropriado da triqueta e de tantos outros símbolos, reclame com o Papa, eu não tenho nada a ver com isso.

    É cada um que me aparece...

    ResponderExcluir
  23. Negativo meu caro nem toda religião se apropria de coisas de outras usar é diferente de se apropriar.
    E uma diferença bem tangível disso é que alem deles literalmente se apropriarem ainda acusam as religiões que eles usam de base de serem ruim e maléficas. Sem falar nos inúmeros irmãos meus que foram queimados. Acho que para limpar as provas de roubo e alteração de significados que eles faziam com a maioria das religiões que não abaixassem a cabeças para eles.
    Falar com papa ta de brincadeira só os inúmeros processos e ruindades que o catolicismo fazem já falam por si só.
    Ultimo conselho estude mais a fundo sobre sua religião.
    Mas é besteira sem falar perda de tempo discutir sobre isso.
    Por isso seja feliz com suas convicções e que os deuses te abençoem e abram seus olhos.
    A e só para constar não odeio nenhuma religião, eu não gosto e das pessoa que se escondem a traz delas e colocam o peso de todas as merdas que fazem na religião, dizendo que esta agindo em nome de Deus, desculpe mas meu Deus não gosta de morte e nem de mentira e muito menos de hipocrisia.
    Acredite não comento por que odeio só não achei certo como as coisas estão colocadas.
    para você ter uma ideia é o primeiro blog de religião que eu faço algum comentário.
    Mas sem ressentimentos cara espero que o que você segue te ajude tanto na sua vida terrena quanto depois dela.
    Sério espero que não esteja com raiva ou chateado comigo pois esse não foi meu propósito.
    e quem sabe agente não se esbara por ai sem que você saiba quem eu sou e sem que eu saiba quem é você e agente até se de bem conversando.
    Até porque mesmo com todas a divergências o objetivo é o mesmo.
    Adeus e luz para ti.

    ResponderExcluir
  24. Sephiron,

    Não estou com raiva. Apenas acho que você rotula os cristãos. Conheço a história do catolicismo e as atrocidades cometidas em nome de Deus. Conheço a reforma e de novo as atrocidades cometidas em nome de Deus (Calvino na Suíça e Lutero da Alemanha). Conheço os absurdos cometidos por fundamentalistas cristãos, principalmente nos Estados Unidos.

    A inculturação foi um programa incentivado pelo Papa Gregório Magno. Elementos dos cultos chamados pagãos foram assimilados com o intuito de facilitar a aceitação da nova fé. Não discuto no texto se isso é certo ou não. Apenas descrevi como o símbolo foi inserido na tradição cristã.

    Ah, as informações históricas sobre a triqueta foram retiradas dos livros citados na bibliografia.Se você discorda de alguma informação, reclame com os autores das referidas obras.

    Por último. Não critiquei (e nem critico) nenhuma religião no texto. Isso quem está fazendo é você.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. A critica foi feita por causa da mudança do simbolo e por causa de atitudes de religiões que na verdade nem deveriam ser descritas aqui nesse assunto que enfim acabou saindo.
    E não disse que você criticou nenhuma religião e se fiz isso retiro nesse instante.
    E na realidade esse assunto começou e já acabou, até porque infelizmente não podemos remover todo o sangue derramado. E precisaremos da ajuda de todos os seres humanos para impedir que mais seja lançado aos quatro cantos do mundo.
    Paz para ti foi um prazer ter essa conversa com você(mesmo que ela tenha começado comigo criticando um post seu ^^).
    Boa noite.

    ResponderExcluir
  26. Eu so via o desenho da Triquetra representado na série Charmed, agora que sei o que significa me ajudou melhor. O desenho da triquetra é muito bonito, por isso resolvi fazer uma materia na escola falando sobre este.

    ResponderExcluir
  27. Olá! Fui à Santiago de Compostela e comprei um anel de prata com a Triqueta, lindo! Sou católica, praticante, mas na época, confesso, que comprei como sendo os três elementos do universo, tido como as fundamentais para os celtas; fogo, água e ar. Prefiro ficar com o simbolismo da Santíssima Trindade.Já fui mais mística,hoje, nem de longe, só tenho muita fé e pé no chão.

    ResponderExcluir
  28. minha filha usa o pentagrama, eu o hexagrama, meu marido a triqueta..... nossos pés continuam no chão e ajudando muitas pessoas a caminhar com os seus , com muita fé.

    ResponderExcluir
  29. Eu estava pensando fazer uma tatuagem com esse simbolo. Ai resolvi pesquisar. O que me pergunto é sim Deus precisa que caracterizamos a trindade com um simbolo, no qual nem se quer sabemos o real significado. Pois ninguém sabe o que se passou na cabeca de quem o criou. O que sabemos são meras especulações, teorias. Deus é o Senhor de tudo. O alfa e omega, principio e fim. Nao creio que um simbolo defina isso. Li tudo e decidi não fazer, pois se o Espírito Santo me permitiu pesquisar, é porque não me convém fazer. Nao creio em teorias, creio no que Deus diz ao meu coração. Como vou tatuar em meu corpo. Algo que e usado em religiões que vão na contra mao do que diz na palavra. Esse é meu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  30. E alguém me diz o que são estes símbolos em cima do desenho?

    ResponderExcluir
  31. Achei ótima a resposta do blog! Já ajuda a QUEM NÃO TEM A LUZ, a poder pesquisar melhor... Nem todo o conhecimento vem de um único livro, muita coisa pode vir sim de conversas, ponderação, oração e meditação. Sei muito bem do que se trata e não cabe a mim, julgar, jogar pedras, ofender, ou mesmo querer que a minha visão seja a única a ser aceita, já chega dessa idéia daqueles que são loucos do EI... Minha visão é bem mais simples a respeito do que estudo e conheço... Os símbolos apenas ganham significado quando nossa fé liga o símbolo ao nosso conhecimento, vida e experiências... Vc pode crer que pra você será café com leite e pão e continuará sendo pra você isso!
    O que cremos ser a representação do símbolo, é o que importa!
    Afinal, ignorância é uma bênção...
    Por anos usei um cordão com uma medalha que não sabia que representava a ganância... Mas quando fui presenteado, me disseram que me Protegeria... E eu cria que realmente o fazia...
    Continuo usando, mas agora sei o que é e uso apenas como um presente de alguém querido...
    Só porque eu não acredite na ganância, não quer dizer que preciso jogar o presente fora...
    Essa é amanhã visão... Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  32. Prefiro deixar o significado da união corpo mente e espírito.
    Sem conceitos e menções religiosas

    ResponderExcluir
  33. Excelente matéria.
    Uso uma Triquetra como pingente.
    Gosto do significado do eterno e infinito.
    Por isso na verdade que uso.
    Sobre a trindade soube depois.
    Muito legal.

    ResponderExcluir