quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ENCANTAMENTOS E EXORCISMOS JUDAICOS

Divulguei aqui no Numinosum a exposição “anjos e demônios: a magia judaica através dos séculos”, feita pelo Museu das Terras Bíblicas, em Jerusalém.  Interessei-me pelo assunto e fiz algumas pesquisas.

O Sefer Ha-Razim, o livro dos mistérios da magia judaica, explica como impedir que um espírito maligno mate os filhos que serão gerados no futuro:
“Se você quer afastar um espírito maléfico para que ele não mate seu filho, antes da gravidez escreva o nome destes anjos em uma lâmina de ouro e a coloque num tubo de prata para que ela o use. Na época do parto, pegue quatro lâminas, escreva os nomes dos anjos nelas e disponha-as nos quatro cantos da casa, e nenhum espírito entrará”[1].
O historiador judeu do primeiro século, Flávio Josefo, conta como um exorcista chamado Eleazar expulsa na frete do imperador Vespasiano os demônios que possuíam um homem:
“meteu no nariz do possesso um anel que levava dentro uma das raízes prescritas por Salomão. Logo que o homem respirou o perfume, expulsou o demônio pelo nariz. O homem, então, desmoronou e o exorcista adjurou o demônio para nunca mais voltar. Invocava para isso o nome de Salomão e recitava os encantamentos que ele prescrevera [2].”
Um exorcismo pré-cristão famoso aparece no livro deuterocanônico de Tobias.

Quer ler mais sobre exorcismos, demônios e judaísmo? Clique aqui e aqui.

Notas:
[1] CHEVITARESE, André Leonardo; CORNELLI, Gabriele. Judaísmo, cristianismo e helenismo: ensaios acerca das interações culturais no Mediterrâneo Antigo. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2007, p. 133.
[2] QUEVEDO, Oscar G. Antes que os demônios voltem. São Paulo: Loyola, 2005, p. 467.

3 comentários:

  1. Jones, sou judeu, e lhe asseguro que a praticar o ritual dito exorcista, não eh de alçada judaica, ao menos não nos termos demoni os, visto que não cremos em tais figuras como o cristãos. O que ocorre , e de modo muito soturno diga-se de passagem,eh um fenomeno dos Dibuks.. espiritos maus. Mas tais fenomenos são tão raros como judeus "exorcistas". Parabens pela pagina, adorei o conteudo. Shavua tov

    ResponderExcluir
  2. Olá, Samuel,

    Há quem veja na páscoa elementos de um antigo ritual que visava afastar o "gênio maléfico" (Exterminador).

    Escrevi algo aqui:
    http://migre.me/7EkqM

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo,

    Na Bíblia hebraica tal distinção não ocorre. Quando um espírito maligno tomava uma pessoa, dizia-se simplesmente que "o espírito maligno vei sobre...'. Diferentemente dos gregos, os hebreus não se preocupavam em dividir o ser humano em partes, tais como alma, corpo, espírito, mente, etc. A palavra hebraica "néfesh", por exemplo, pode ser traduzida tanto por alma, quanto por vida ou fôlego de vida."Levav" pode significar tanto coração, como mente.

    Talvez no judaísmo helenizado tal distinção ocorra.

    ResponderExcluir