quarta-feira, 29 de junho de 2011

HISTÓRIA DA TEOLOGIA: UMA PEQUENA BIBLIOGRAFIA

No próximo semestre começo a lecionar história da teologia (apenas período da Reforma) no STBC. Como não dá para “pegar o bonde” no meio do caminho, vou precisar iniciar meus estudos pela patrística. Saí em busca de livros. Surpresa ruim: há pouca coisa de conteudo em português. Notícia boa: há muitas obras de qualidade em espanhol. Eis o que encontrei sobre o assunto:

GIBELLINI, Rosino. A teologia do século XX. São Paulo: Loyola, 1998.

O livro cobre desde a teologia dialética de Karl Barth à teologia ecumênica de Hans Küng. O autor não deixa de fora temas interessantes como a teologia negra e feminista. Leitura obrigatória para quem leciona teologia do século XX.  

ILLANES, Jose Luis; SARANYANA, Josep Ignasi. Historia de la teologia. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1995.

Ambos são professores da Universidade de Navarra, Espanha. Illanes leciona teologia dogmática e fundamental e Teologia Espiritual. Saranyana dá aula de história da teologia. No trabalho dos dois padres a teologia reformada recebe pouca atenção, apesar disso é tratada com bastante imparcialidade.

VILANOVA, Evangelista. Historia de la teologia cristiana : de los orígenes ao siglo XV, Tomo I. Barcelona: Editorial Herder, 1987.

VILANOVA, Evangelista. Historia de la teologia cristiana: prerreforma, reforma e contrarreforma - Tomo II. Barcelona: Editorial Herder, 1989.

VILANOVA, Evangelista. Historia de la teologia cristiana - Tomo III. Barcelona: Editorial Herder, 1992.

Trabalho magistral do monge e teólogo beneditino Evangelista Vilanova, considerado um dos maiores historiadores do cristianismo. Foi professor da faculdade de teologia da Cataluña por 25 anos. A obra, em três volumes, não deixa passar nada em branco.  De todos os livros que examinei, este é o mais completo. Cada volume tem cerca de 1000 páginas!

WILL, Durant.  A Reforma: história da civilização europeia de Wyclif a Calvino: 1300-1564. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Apesar deste livro não ser sobre a história da teologia, é uma obra que não pode faltar na estante de quem pretende compreender bem o que foi a Reforma. Com mais de 800 páginas, o livro é recheado de citações valiosas, como uma carta de Calvino a Farel tratando sobre as “loucuras teológicas” publicadas por Miquel de Servet. Nas lojas o livro não sai por menos de R$80,00. Na Estante Virtual encontrei por R$35,00.

OLSON, Roger. História da teologia cristã. São Paulo: Editora Vida, 2001.

Apesar de muito citado, este é o único livro cujas páginas não consegui examinar. Vou ficar devendo um comentário sobre ele. 

2 comentários:

  1. Brother Jones,

    posso dar meu pitaco?

    "História da Teologia Cristã" é um ótimo livro no gênero "resumão abrangente" (se é que isso existe) e tem a vantagem de ter sido escrito pelo Roger C. Olson antes dele ter se dedicado exclusivamente a defender o arminianismo com unhas e dentes. No HTC ele consegue ser bastante equilibrado, dando um panorama geral de todas as tendências teológicas ao longo do tempo, sem ser excessivamente tendencioso ou opinativo (já que ninguém consegue ser imparcial, né?!)

    Se me permite uma sugestão, eu considero "Uma História do Pensamento Cristão", do Justo L. González (Editora Cultura Cristã, 3 vols.) uma obra fundamental no meu aprendizado teológico, por também traçar um panorama muito interessante e bem esmiuçado da maior parte das controvérsias teológicas ao longo da história, inclusive as mais recentes. Creio que você já conhece esta obra, não sei se é apropriada aos seus propósitos, mas #ficadica.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Hélio,

    Obrigado por me lembrar do Justo Gonzalez. Recentemente presenteei um amigo com sua "Introdução à teologia cristã".

    Fiquei receoso com o Roger C. Olson porque geralmente os escritores norte americanos fazem apologia demais. É difícil achar um livro que fale sobre a teologia reformada (foco do meu estudo) sem tender demais para o calvinismo. De qualquer forma, vou dar uma lida. Um "resumão abrangente" é sempre importante para uma primeira leitura.

    Quero ler a opinião dos catolicos (como Evangelista Vilanova), calvinistas, luteranos e de historiadores como Will Durant.

    Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir