sábado, 17 de outubro de 2009

PORQUE O PAPA USA O SÍMBOLO DA CRUZ INVERTIDA? (CRUZ DE SÃO PEDRO)

A cruz invertida, também conhecida como a cruz de São Pedro, tem sido vista como um símbolo satânico por grupos fundamentalistas evangélicos, mas o seu uso por seitas satânicas é tardio. Historicamente, tem sido usada pelo clero romano como um símbolo de humildade, já que na tradição católica Pedro teria se recusado a ser crucificado como Cristo e pedido para ser martirizado de cabeça para baixo [1].

Apesar de ser protestante, não acho honesto mentir para criticar a religião alheia. Acusar o papa de usar um símbolo satânico é um anacronismo gritante que revela a ignorância em relação à história da igreja.

Nota:
[1] Há várias referências a esse episódio em documentos dos primeiros séculos. Podemos destacar dois: “Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo (Orígenes, Com. in Genes. 3). “Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo (Eusébio de Cesaréia, História Eclesiástica 3,1).

Fontes:
symboldictionary.net
CESARÉIA, Eusébio de. História Eclesiástica. Tradução de Wolfgang Fischer. São Paulo: Novo Século, 2002.
COMBY, Jean. Para leer la historia de la iglesia - De los orígenes al siglo XV. Estella: Verbo Divino, 1993.

Crédito da imagem:
Giotto di Bondone
O martírio de Pedro (detalhe)
c. 1330
Têmpera sobre painel
Pinacoteca, Vaticano

45 comentários:

  1. Muito esclarecedor o seu blog, querido irmão.

    Estarei sempre visitando.

    alexmaltta.blogspot.com
    Evangelho da Graça

    ResponderExcluir
  2. Poderiam usar outro simbolo pq alem da cruz ser simbolo de maldição,está invertida!!!é o mesmo simbolo de hoje usado pelos satanistas,como diz na biblia: "Pelos seus frutos os conhecereis"
    E uma pergunta: A igreja Catolica segue Cristo ou segue Pedro?Se essa cruz é para homenagear Pedro ja cai em outro pecado que é de idolatria!!!
    Pois só a Deus adorarás!!!
    Uma Igreja que tem um passado de 1000 anos de trevas matando milhares de inocentes e que tem apoiado Hitler,de usar simbolos do paganismo do deus sol em suas vestimentas e simbolos de varios deuses pagaos antigos, nao é de se esperar boa coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a) irmão(a)
      em virtude de sua postagem, fica evidente que não conhece muito da Biblia, 1ª diz que sob Pedro edificarei minha Igreja, ou seja, Pedro levou a muitos a palavra do Evangelho, como podemos vê não somos dignos de sermos comparados a Jesus Cristo nosso Senhor, em virtude disso é que Pedro pediu para ser martirizado em Roma, pediu e obteve fosse crucificado de cabeça para baixo” (Orígenes, Com. in Genes. 3).
      Não podemos julgar sem realmente sabermos a verdade, assim podemos dizer que não és preciso vê para crer, aquele que crer sem ter prova és o que realmente tem fé.
      Que DEUS o abençõe, abraço.

      Excluir
    2. Meu Filho aIgreja antes de cristo não era uma igreja que conhecia a verdade...Como vc quer respeito com tua "religião" se não respeita as dos outros...Vc nÃO Sabe nada da vida religiosa meu querido...Deus e nossa senhora te abençoe

      Excluir
    3. falou o cara que segue uma religião de 100 anos que é baseada noutra de 1400 e se acha o dono da verdade...

      Excluir
  3. Em primero lugar, a cruz só é símbolo de maldição para os que assim a consideram;

    Em segundo lugar, os satanistas usam a cruz invertida com um sentido diferente dos católicos romanos;

    Em terceiro lugar, há uma diferença enorme entre homenagear e adorar;

    Em quarto lugar, não foram só os católicos que mataram inocentes. Você conhece o episódio das bruxas de Salém?

    Em quinto lugar, muitos protestantes alemães também apoiaram o nazismo de Hitler.

    Em último lugar, paganismo é ser arrogante, preconceituoso e desreipeitoso com a religião alheia. Símbolos não possuem um significado em si mesmo. Abraão fez um ritual pagão quando fez uma aliança com Yahweh. Moisés construiu um templo móvel, assim como faziam os egípcios.

    Efatá!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, irmão! é raro encontrar protestantes que conheçam mais a fundo a história e deixem de lado as diferênças para esclarecer as pessoas. Sou católico e fiquei muito entristecido com a falta de informação e maldade de alguns irmãos que querem a todo custo desmoralizar a minha fé. Acabei tropeçando em seu blog para alegria de minha alma ao perceber que nem todos são cruéis. Apesar da doutrina católica ser a mesma, os católicos de hoje não são os mesmos de antigamente. Assim como os protestantes. Grande abraço e paz de cristo. Marlos Lira

    ResponderExcluir
  5. Olá Jones!

    Meu nome é Vivian, não tenho religião, embora tenha nascido em uma família católica e assim como você, me interesso muito por filosofia, mitologia, psicologia junguiana, história, arte e claro, religião. Diante de comentários tão preconceituosos, como o segundo acima, um blog como o seu é importantíssimo. Gostei muito dele, e sua postura imparcial e respeitosa acerca dos temas que aborda. É muito bom encontrar pessoas que, independente de religião, ideologias ou opiniões, possam dialogar e refletir sobre vários temas da humanidade. Parabéns e até mais.

    ResponderExcluir
  6. Vivian,

    Obrigado pelo apoio, um pouco mais de informação tornaria as pessoas mais tolerantes umas com as outras. Estou tentando fazer a minha parte.

    ResponderExcluir
  7. ele e o antcristo,pois sempre que ser maior que Deus,mais a verdade e que Jesus escta voltando.

    ResponderExcluir
  8. como um bom servo do unico DEUS que morreu e ressucitou, não procuro discutir esse tipo de assunto porque o meu chamado não foi para procurar reposta sobre o que é simbolo do anti-cristo ou um simples desenho, porém fui escolhico assim como você Sr. Jones a ir por todo mundo e anunciar o evanvelho a toda criatura.
    Espero realmente que você como um servo de DEUS lembre-se do chamado que ele nos deixou antes se subir aos céus.

    pense nisso, pois muitas almas estão indo ao inferno e o que esse artigo postado em seu blog pode fazer, ou está fazendo para mudar isso?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo,

    Nem tudo o que fazemos na vida tem a ver com o fato das pessoas "estarem indo para o inferno". O objetivo do artigo é explicar o significado de um símbolo, só isso.

    Há inúmeras coisas que Deus nos permite fazer além de pregar o evangelho: ler, comer, brincar, dormir, ficar em silêncio, observar a natureza, e tantas outras.

    Normalmente uso este Blog para expor aquilo que eu penso a respeito de vários assuntos. Ninguém neste mundo vai dizer o que devo ou não escrever.

    ResponderExcluir
  10. na verdade estes simbolos ou imagens que tem na igreja catolica , servem para contar uma historia e lembrar dos fatos que ocorreram na igreja.entao seria seria hipocrisia falar que os catolicos adoram a cruz invertida ou a pedro ou a tantos santos que foram canonizados na igreja, pois esses que sao considerados santos, por muitos anos foram estudados a vida de cada um, foram envestigados para se ter provas de uma vida santa sem muitos erros diferente da nossa vida. entao... cada imagem que nós vemos na igreja, seria uma historia reproduzida na imagem
    pq esta escrito na biblia . sede santos como meu pai foi santo entao ... ser santo nao é impossivel .

    ResponderExcluir
  11. Há um número cada vez maior de "pregadores" que, por puro interesse, induzem multidões à uma fé cega, de doutrina convenientemente incontestável, cheia de demagogias e interpretações distorcidas da palavra.
    .
    Que Deus tenha piedade desse rebanho. A maior arma do mal é a ignorância.
    .
    Tenho certeza que todos leitores do 'Numinosum' te apóiam quando afirmas que: "Ninguém neste mundo vai dizer o que devo ou não escrever."
    .
    Não se deixe abalar por esses comentários.
    .
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os católicos usam a cruz, como um sinal, para nos lembrar como Jesus sofreu por nós, deu sua vida para nos salvar. Cada vez que você olhar para cruz, você vê que o que você carrega é pequena do que Jesus carregou por nós. Amém.

      Excluir
  12. Olá Tiarles, é bom te ver por aqui.

    Obrigado pelo apoio, aparece cada um...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. todas as praticas catolica sao satanicas nao so arespeito da crus invertida. como voce explica o facto de adorar mais a maria do q a deus ela q nao fez nen um sacrificio por ninguem? e adoram outros santos tudo para nao da a gloria merecida a deus.imagens e idolatria e nem um idolatra herdara o reino do céu esta escrito q nos ultimos dias serar enviado o espirito do erropara q quando jesus volte nao se ache fe na terra

    ResponderExcluir
  14. pior do q sinbolo satanico é a pratica da igreja de honrar os mortos porque os santos nada mais é do q pessoas mortas e devemos honrar somente jesus q morreu por nossos pecados mas resucitou ao teceiro dia eu concordo com o comentario ai de cima pos jesus e deus unico e so a ele prestarar culto

    ResponderExcluir
  15. Professor, senti um prazer imenso ao ler seus textos e comentários. Eles revelam uma pessoa equilibrada e ecuménica, adjetivos raros desde sempre. Parabéns! Um grande abraço deste católico, seu irmão em Cristo Jesus. Marcelo Afra

    ResponderExcluir
  16. Olá Marcelo,

    Sonho com o dia em que as pessoas vão respeitar a religião dos outros (para isso é preciso tentar compreendê-la). O que não podemos tolerar é o abuso do poder religioso, que oprime, ao invés de libertar. E isso acontece em qualquer religião.

    Um abraço fraternal em Cristo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Jones, a paz de Cristo e o amor de Maria!
    Adorei suas respostas em relação a essas tristes criticas de nossos irmão ignorantes. Como cristãos que somos, devemos ter em meta a evangelização e não ficar apontando erros ou se considerar melhores do que os outros.
    Jesus tenha misericordia dessas pessoas
    Deus abençoe!!!

    ResponderExcluir
  18. qual é a evangelização que vcs pregam induzir as pessoas a pecar orando para caveres e se prostrar diante de um pedaço de madeira e de barro se nao podemos nem chorar pelo nossos mortos quanto mais suplicar que eles façao milagres em nossas vidas

    ResponderExcluir
  19. gostei dos teus esclarecimentos,precisamos ter certeza antes de criticar algo ou alguem, sou aluna de história, e virei sua fã.Abs

    ResponderExcluir
  20. Tá vendo aí rapá ... Espero realmente que você como um servo de DEUS lembre-se do chamado que ele nos deixou antes se subir aos céus...

    rsrs.Estão encomendando sua alma.

    Quem mandou mexer no queijo dos outros e na cruz da V.S. Santidade!

    Mas pelo que percebi você está protegido pelos seus fiéis blogueiros, pela paz de Cristo e o amor de Maria; Ah... por mim também,

    Operação Numinosum - Eu Apoio!! Alan

    ResponderExcluir
  21. kkkkkk, pois é Alan, em 2009 eu ainda escrevia textos apologéticos (neste caso uma apologia invertida, antifundamentalista).

    Atualmente não faço mais isso, as reações são um tanto quanto extremadas. Mas que dá ibope, ah, dá.

    Valeu pelo apoio, saudações marianas, kkkkk.

    ResponderExcluir
  22. pesso aos meus amigos com muito respeito pois eu creio no livre arbitrio todos sao livres para crer e adorar o que quiserem, por favor veja ai no youtub (a profecia do seculo a volta de joao paulo segundo) depois fiquem avontade para comentar obrigado.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo,

    Com todo o respeito, quem produziu o vídeo sobre o tal "retorno de João Paulo II" ou está fazendo uma brincadeira ou tendo um surto psicótico.

    ResponderExcluir
  24. Jones, q doideira é essa? rsrsrsrrsr "O retorno de João paulo II"? Amei o seu blog, e mais que isso gostei do IBOPE... rsrsrsrsr
    Saudações marianas kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Olá Lourena. Como se vê, a criatividade de alguns não tem limites...

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  26. Olá, Jones, prazer em conhecer e descobrir que existem mentes pensantes do lado de lá... Digo isso porque sou católico, e o que vejo da parte daqueles que se autoproclamaram "evangélicos" em meu país, infelizmente, em 99% dos casos, são demonstrações da mais pura ignorância, preconceito, fundamentalismo, desonestidade...

    Estudo teologia numa universidade católica tradicional, e minha profª de hermenêutica bíblica é uma protestante histórica (luterana) extremamente consciente da importância da Igreja Católica na história do cristianismo, inclusive é a primeira a reconhecer que se não existisse a Igreja Católica, por certo não teríamos hoje a Bíblia Sagrada, que tantas pessoas sem noção (como algumas das que vieram aqui comentar) acham que entendem e seguem à risca... Para estas, o primeiro mandamento bíblico é: "Caluniarás a Igreja Católica a qualquer preço..."

    Então, você é o terceiro protestante consciente que conheço. O outro foi um rapaz que encontrei no largo de São Bento na ocasião da visita de Bento XVI. Já é uma esperança.

    Parabéns pela postura, pela consciência, e, se puder, perdoe o deslize do meu irmão católico que veio aqui desejar a "Paz de Cristo e o amor de Maria", sem saber que não há amor maior que o de Jeus Cristo, e que esta já basta. Não aprendeu ele ainda que, ao desejar "a Paz do Senhor", aí já está incluído todo o Bem que podemos desejar ao nosso próximo, e que nenhum complemento é necessário, até porque, teologicamente, o amor de Maria e o de todos os santos e anjos do Céu é exatamente o Amor de Deus, isto é, o Amor do qual o Criador os proveu e com o qual foram santificados. É exatamente isso que a verdadeira doutrina católica ensina, mas muitos dos meus irmãozinhos também são tão bitolados quanto os pseudo-"evangélicos", e exageram sobremaneira em suas devoções.

    Em todo caso, não me custa lembrar que, se por um lado existe (muitíssimo) exagero nas devoções marianas católicas, por outro é bem verdade que Maria foi e será sempre o Tabernáculo da Nova e Eterna Aliança, que o Sangue Salvador de Jesus Cristo, que adoramos, em certo sentido é o mesno sangue que fluiu nas veias de Maria, pois, segundo a carne, o próprio Deus veio a este mundo por meio dela. Se a Arca da Antiga Aliança era considerada tão sagrada que não podia ser nem mesmo tocada, o que dizer da Virgem Maria, que acolheu Deus em seu ventre por 9 meses, deu-lhe a luz, o amamentou, zelou por Ele e com Ele conviveu como sua mãe (o próprio Deus!), até os 30 anos de idade... Tem "pastor" por aí que acha que tudo isso não significa absolutamente nada.

    Abraço fraterno, e se quiser ibope é só continuar falando da primeira Igreja de Jesus Cristo. Para difamar ou defender, todos adoram falar dela.

    Ps.: o Numinosum Teologia já está linkado no meu blog "Voz da Igreja".

    ResponderExcluir
  27. Voz da Igreja,

    A desonestidade intelectual dos fundamentalistas (protestantes, católicos ou de qualquer outra religião) é algo também abomino. Não me incomodo com as "saudações marianas", apenas acho inadequado, pois pode soar como provocação. Sei que na prática alguns fiéis católicos não sabem diferenciar culto de dulia, hiperdulia e latria. Mas você há de concordar, pouco se faz para coibir os excessos. Mas sei que tenho telhado de vidro. Do lado de cá também ocorrem muitos abusos...

    Respeito a Igreja católica. Dois milênios de história... tradições...desafios...

    Farei visita ao "Voz da Igreja". A teologia católica é muito complexa. Posso fazer perguntas? Eu adoraria aprender mais.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  28. Foi muito bom saber disso!
    Estou preparando um estudo sobre mensagem subliminar e diante de algumas pesquisas na internet achei que a cruz invertido fosse símbolo satânico. bem, terei que excluir esse tema do estudo.

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma pergunta!
    Afinal a suposta estrela de Davi é realmente de fato ou não passa de um símbolo satânico?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  30. Tham,

    Escrevi sobre a estrela de Davi aqui:

    http://numinosumteologia.blogspot.com/2011/08/qual-origem-e-o-significado-da-estrela.html

    ResponderExcluir
  31. Jones F. Mendonça,
    Foi um prazer ler sobre o significado e uso dos símbolos, sou evangélico, e me entristeço em ver que existe irmãos tão ignorante e preconceituosos em meio a igreja muitas vezes ate conduzindo o "os fieis" , vc esta de parabéns em esclarecer nossas duvidas, eu sempre gostei de símbolos, na minha visão é um modo de homenagear e relembrar o passado, quando comecei a ir em igreja evangélica fiquei meio fanático tbm criticava outras religiões com o passar do tempo aprendi a seguir o que Jesus nos ensinou que é amar todos como nos nos amamos, alis a pessoa que te criticou se respeitasse tanto a Deus e lese mais a bíblia perceberia que quando se refere a Deus é sempre com letra maiúscula ex.: Senhor Deus Jeová, a religião não leva ninguém para o "céu" e sim suas ações

    q a Paz de Deus seja com todos, Deus te abençoe irmão Jones rodrigogjidk@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. blz blg bom adorei quenhe e criado desse blog manda aceita ai juniordamidia2011@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. concordo plenamente adorai um so Deus Jesus cristo essa igreja catolica vem cegando milhares de pessoas a muinto tempo, a biblia diz retei tudo que é bom.

    ResponderExcluir
  34. e aquela cruz de malta que ele usa? significa que ele é VASCAÍNO? VIVA O VASCÃO...FLAMENGO PERDEU O GOL ONTEM

    ResponderExcluir
  35. Eu também sou Cristão Protestante,depois que eu começei a ler o livro de atos,eu vim saber que o Apostolo Pedro,foi crucificado de cabeça para baixo,agora eu digo uma coisa,os rockeiro de black metal,usam essa cruz de cabeça pra baixo,eles são satanistas,eu estava até afastado de Deus,eu voltei a ler a biblia,e estou sentindo a prensaça dele,na minha casa,na igreja, e as vezes na rua.Não quero mais me afastar de Deus,ele tem me abençoado tanto.

    ResponderExcluir
  36. Olá Jones.Você é Trinitariano ou Unicista? Pode você comentar a respeito destes pensamentos e me mandar um e-mail. E muito importante para mim conhecer seus argumentos a respeito destas doutrina, pois você demostra ser imparcial é respeitoso alem de grande conhecimento. Obrigado. Desculpe se esta pergunta for repetida, acho que n-na hora de enviar-lhe não salvei certo. lucasfch.lucas@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Belíssimo blog meu irmão, vc está de parabéns.
    Que Deus continue iluminando sua mente e o seu coração.
    PAZ E BEM!!!

    ResponderExcluir
  38. O problema não é religião, mas sim a ignorância dos homens!
    Basta ler vários comentários aqui....

    Amém!

    ResponderExcluir
  39. Esses catolicos sao burros o diabo enganou a eles que o papa eo sucessor de pedro nao sei onde que eles acharam isso na biblia sao burros de viseira so falam em dinheiro quando se referem aos crentes e aos pastores o diabo enganou a eles que se alguem for crente e bobo e ta la na igreja pra coloca dinheiro no bolso do pastor ninguem vai emperrar ninguem de porta a fora se deixar de DEVOLVER o dizimo e as ofertas mais fecham os olhos para os milagres que acontecem nas igrejas evangelicas e FALAM QUE E MENTIRA A VERDADE SO ACONTECE LA NA IGREJA DO SACO DE GESSO HA E POR FALA NISSO EU VOU LEVAR UM SACO DE GESSO NA CASA DE CADA CATOLICO QUEM SABE ELES NAO SE PROSTRAM DIANTE DO SACO DE GESSO E DIZEM QUE E UM DEUS HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  40. Rindo alto dos comentários dos fascistas religiosos rsss. Parabéns, Jones assino o seu blog há muito tempo.

    ResponderExcluir
  41. Estudar ninguém quer né, fazer faculdade, pós, MBA, mas ser máquina de replicar baboseira de gente que segue a livre interpretação da bíblia, li aqui o versículo que fala que todo mundo é corno e estou certo, pastorzin Cleiton que fez supletivo sabe das coisas. Os médicos estão estudando atoa a parada é seguir a livre interpretação kkkk

    ResponderExcluir