quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PORQUE OS JUDEUS TEMIAM TANTO OS ASSÍRIOS?

Após a morte de Salomão o reino de Israel se partiu entre Roboão e Jeroboão. O primeiro governando Judá, ao sul e o segundo governando Israel, ao norte. Após um relativo período de paz, surgia no oriente uma nação poderosa, a Assíria, fazendo estremecer nações como o Egito e a Síria. Este povo tinha um exército poderoso. Seus soldados eram temidos pelas armas de guerra e pela crueldade (veja as figuras abaixo). No século VIII Acaz se recusou a participar de uma coalizão contra esse império que se fortalecia e acabou poupando Judá de uma devastação (mas isso não evitou que se tornasse vassalo do império assírio). O mesmo não se pode dizer da nação de Israel. Teglatfalasar III (745-727 a.C.), um soberano excessivamente enérgico e capaz invadiu Israel (reino do Norte) e se gabou da sua vitória:

"Bet-Omri [casa de Israel], cujas cidades eu havia tornado território da minha terra, só tendo deixado a cidade de Samaria [...] A terra de Bet Omri, o total de seus habitantes e seus bens conduzi para a Assíria"[1].

Teglatfalasar não fazia expedições apenas para extorquir tributos, mas para realizar uma conquista permanente. Para punir rebeliões, ele habitualmente deportava os culpados e incorporava suas terras às províncias do império. Samaria havia sido poupada na campanha de Teglatfalasar, mas isso seria uma questão de tempo. Seu sucessor, Sargão II (721-705 a.C.), continuou a batalha:

"No meu primeiro reinado, sitiei e conquistei Samaria [...] levei comigo 27.200 pessoas que aí viviam"[2].

Leiamos alguns textos bíblicos onde o terror causado pelos assírios se torna evidente:

2Rs 19:11 Eis que já tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as terras, destruindo-as totalmente; e tu serias poupado?


Is 20:6 Então os moradores desta região litorânea dirão naquele dia: Vede que tal é a nossa esperança, aquilo que buscamos por socorro, para nos livrarmos do rei da Assíria! Como pois escaparemos nós?


Is 37:11 Eis que já tens ouvido o que fizeram os reis da Assíria a todas as terras, destruindo-as totalmente; e serás tu livrado?


Quando observamos algumas figuras da época, percebemos claramente o porquê desse medo:












































































.

.

.

.

.

.

.

Fonte das imagens:
RAWLINSON, George. The Seven Great Monarchies Of The Ancient Asian World, Vol II: Assiria. Edited by David Widger. Project Gutenberg Editions.

Fig 1 - Guerreiros assírios com escudos e flechas;

Fig 2 - Guerreiro assírio destruindo uma muralha;

Fig 3 - Guerreiro assírio decapitando um prisioneiro;

Fig 4 - Guerreiro assírio boiando em pele de animal inflada;

Fig 5 e 6 - Carros de combate assírios.

Notas:

[1] e [2] KELLER, Werner. E a Bíblia tinha razão, 1958, p. 212, 213.


Nenhum comentário:

Postar um comentário