segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O LIVRO DE JUDITE - RESUMO

Por Jones Mendonça

De autoria desconhecida a redação do livro tem sido comumente datada para o período helenístico. Alguns sugerem que ele tenha passado por várias edições até que tomasse a forma atual. O livro é iniciado com o relato da vitória de Nabucodonosor sobre Arfaxad, rei dos medos e sobre todos os países do ocidente, tendo a Helofernes como chefe supremo de seu exército. Os israelitas residentes na Judéia, diante da notícia do que Holofernes fizera aos outros povos, deslocam-se para os declives das montanhas a fim de deter os invasores, já que a estreiteza da garganta só permitia a passagem de dois homens no máximo.

Diante da recusa dos israelitas de partirem para o combate, Holofernes pergunta a Aquior o que motivou tal atitude. Aquior conta a história dos israelitas e o aconselha a evitar um confronto caso não seja encontrada transgressão entre esse povo, do contrário o Deus deles tomaria vingança. Acusado de colaborar com o inimigo, Aquior é entregue nas mãos dos judeus.

Holofernes cerca a cidade por trinta dias, fazendo com que a população fique privada de água, debilitando o ânimo de muitos judeus. O povo, diante do impasse, encontra uma saída pouco convencional. Uma bela e encantadora israelita chamada Judite, após despir-se de seus trajes de viúva e enfeitar-se com esmero, dirige-se ao acampamento assírio, com o intuito de cativar como seu encanto e beleza os olhos dos inimigos.

Fazendo-se passar por traidora, Judite consegue, através de sua beleza, astúcia e habilidade nas palavras, enganar Holofernes. No momento oportuno, após um banquete, ela decapita o general que estava bêbado, levando triunfante sua cabeça a Betúlia, expondo-a no parapeito da muralha. Sabendo da morte do general inimigo, Israel avança em direção ao exército assírio, que agora sem comando, foge desesperado. O amonita Aquior, aquele que havia sido acusado de traição por Holofernes, se converte ao Deus dos judeus. O povo louva a Deus e a coragem de Judite, que compõe um cântico de ação de graças. Os judeus saqueam o acampamento dos assírios por trinta dias e dão a Judite a tenda de Holofernes, toda a prataria, os divãs, as bacias e todo o seu mobiliário. O livro termina com sacríficios de ação de graças em Jerusalém. Por fim o livro relata a morte de Judite em Betúlia, após longa e feliz velhice.

UM BREVE COMENTÁRIO SOBRE O LIVRO
O livro é, assim como outros tantos contos judaicos, uma bela novela histórica com final feliz, mostrando que o povo judeu goza de uma proteção divina especial. A figura de Judite, que significa “a judia”, representa a coragem, servindo de exemplo para os momentos de grande angústia. A história deseja incentivar a fidelidade a Deus, pois como lembra Judite: “O nosso Deus está conosco” (13,11). O livro foi escrito em meados do século II a.C., numa época em que o nacionalismo judaico era extremamente intenso por causa do levante dos macabeus.

9 comentários:

  1. me ajudou bastante no meu trabalho d ens religioso

    ResponderExcluir
  2. me ajudou bastante no meu trabalho d ens religioso +1

    ResponderExcluir
  3. Boas informações, porém não consegui localizar o que eu estava procurando que é a autoria do livro de judite.

    ResponderExcluir
  4. Obrigaduuu..nossa me ajudou muito esse resumo...

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma apresentação de video sobre o contexto do livro de Judite, onde nós buscamos contar a teologia do livro.

    ResponderExcluir
  6. Também ajudou-me muito, sobre modo em minha oração!
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Durante este mes em meu Grupo de oraçao serao pregado sobre as mulheres na biblia,e como podia se escolher sobre qual se queria pregar,eu escolhi Judite que ea minha preferida entre as outras q tamabem gosto.Entao resolvi fazer um resumo.mas estava encomtramdo dificuldade,pesquisei na net eo seu esta sendo de grande ajuda.Obrigada.Paz e Bem em Jesus e Maria.amem.

    ResponderExcluir
  8. Prezados, uma dúvida.

    O livro de Judite em comento, no capítulo 1º e versículo 1º, diz o seguinte: "Corria o ano duodécimo do reinado de Nabucodonosor, que reinou sobre os assírios, em Nínive, a grande cidade;eram os dias de Arfaxad que reinou sobre os medos em Acbátana."

    A dúvida é a seguinte:

    1 - Sabemos que Nabucodonosor é chamado de imperador dos assírios no Livro de Judite numa época em que tal império sequer poderia se assim designado.

    2 - Nabucodonosor sucedeu seu pai no trono da Babilônia e não de Nínive, em 605 a.C., dando continuidade à política da conquistas das nações vizinhas.

    3 - Foi sob a regência de Nabucodonosor que ocorreu o exílio de Judá, conforme escrito em (2 Crônicas 36. 13-20).

    3 - Outra coisa, podemos ver nesse livro dois erros,um histórico e outro geográfico?

    Há ambiguidade no texto de Judite? E qual seria a interpretação correta? Qual texto é o correto: Judite 1.1 ou 2ª Crônicas 36.13-20?

    Fico no aguardo. Muito Obrigado!!!

    ResponderExcluir