sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

OS PROFETAS NA HISTÓRIA


O livro do profeta Zacarias, com DOZE capítulos, foi classificado como “Profeta Menor”. O livro de Lamentações, com apenas CINCO capítulos, foi classificado como um “Profeta Maior”. Tanto Daniel como Zacarias têm doze capítulos, mas o primeiro recebeu o status de “Profeta Maior” e o segundo de “Profeta Menor”. Não faz sentido.

O responsável por essa divisão aparentemente sem sentido: Agostinho de Hipona (séc. V). Bem, ele até tinha lá suas razões: Na LXX Daniel tem quatorze capítulos e Lamentações é atribuído a Jeremias, um "Profeta Maior". Uma divisão mais útil e didática deveria levar em conta a ordem cronológica dos livros. O quadro acima exige algumas explicações, mas talvez ajude. Nele não aparecem nem Lamentações nem Jonas. A razão: nenhum deles pertence ao gênero profético.



Jones F. Mendonça

4 comentários:

  1. Olá, a paz do Senhor!

    Descobri seu blog há alguns meses atrás e o acho FASCINANTE!

    Apesar de muitas de suas postagens serem heterodoxas, eu admiro muito sua cultura e inteligência!

    Quando você publicar um livro certamente eu vou adquirir um!

    Escreva com mais frequência!

    Irmão Danielzinho.

    ResponderExcluir
  2. Olá, irmão Danielzinho. Na verdade eu estive perto de abandonar o Blog, até que descobri que o Numinosum foi incluído no rol de biblioblogs top 50. Então pensei: se tem gente lendo, então deve ter alguma relevância. Resolvi mantê-lo e pretendo tornar as publicações mais frequentes. Obrigado pelo apoio. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. NÃO, mil vezes NÃO!

    Jamais pense novamente em abandonar esse blog tão fantástico!

    O que mais fascina é a sua arte da concisão: você consegue em poucas palavras transmitir uma vastíssima sabedoria!

    Vi seu post sobre o Facebook, dizendo que você posta com mais frequência por lá.

    Só que eu não tenho Facebook, por isso me informo só por aqui.

    E você tem em mim um leitor fiel: mesmo que eu fosse o seu único leitor você deveria mante-lo no ar por respeito a mim!

    Kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Estou brincando. ..

    No dia que descobri seu blog, esqueci do tempo e voltei desde o seu artigo número um até o último post...

    Alguns dos seus posts antológicos são verdadeiras obras primas!

    E saiba que eu fiquei feliz ao saber da sua posição no top 50 de biblioblogs.

    Parabéns.

    Ah... e de vez enquanto vou mandar alguma sugestão para você comentar em seu blog.

    Um abraço.

    Irmão Danielzinho.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza o blog e visualizado por muitas pessoas,parabéns meu amigo continue.

    ResponderExcluir