sexta-feira, 3 de maio de 2013

COISAS JUDAICAS

Ando interessado na literatura judaica: targum, midrash, mishná, textos halákhicos, litúrgicos, apócrifos, etc. Abaixo uma relação de sites que disponibilizam algum material sobre o assunto:

- Informações sobre Targuns: www.mb-soft.com
- Targuns do Pentateuco (Onkelos e Pseudo-Jonathan): Targum.info

- Targum de Isaías (Jonathan Ben Uziel): Google livros (em PDF);

Você consegue uma Tanak Peshita (siríaco) aqui

Um excelente livro sobre literatura judaica intertestamentária (espanhol): 

MARTÍNEZ, F. García; PÉREZ, G. Aranda. Literatura judía intertestamentaria. Estella: Editorial Verbo Divino, 1996.

Pelo que sei, não há edições do livro em português. Mas se você conhece o 4shared, vai achá-lo. 

Outros sites interessantes aqui, aquiaqui ,aqui e aqui

Jones F. Mendonça

7 comentários:

  1. Jones, você já foi a alguma sinagoga? Participou de algum rito judaico?

    Acho que se participar de algum ritual, poderá entender melhor os judeus.

    ResponderExcluir
  2. Não, nunca fui. Tenho certeza que será uma experiência produtiva. De qualquer forma, meu interesse maior nem é o judaísmo moderno. Interesso-me pela literatura judaica capaz de me ajudar a entender melhor o judaísmo do primeiro século.

    ResponderExcluir
  3. Jones, já leu "paulo e o judaismo palestino de E P Sanders? Dizem que ele é o pioneiro em pesquisa do judaismo do primeiro século a partir de fontes primárias. Eu tenho em inglês, se interessar empréstimo, avisa e eu levo para o seminário.

    ResponderExcluir
  4. Olha, quero sim, mesmo em inglês. Copio o que me interessar e depois vou tentando traduzir (com a ajuda do Google, é claro).

    ResponderExcluir
  5. Quer saber mais sobre o tema judaísmo?
    Então leia o Blog www.coisasjudaicas.com....tem um bom acervo para suas pesquisas.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  6. Dificil missão. Nem mesmo judeus sabem o que poderia dizer "judaismo". Apenas procura-se seguir a Torah. Mas isso não representa apenas as escrituras mas também todas as orientações dos sábios, ou seja, a tradição. Mas até nesse caso, cada corrente judaica tem uma posição diferente em relação a tradição. No século I a situação não parecia ser diferente. E provavelmente nunca houve qualquer visão unificada a respeito. Assim talvez fosse melhor dizer "judaismoS", tanto de forma sincrônica (atual) como diacrônica (ao longo da história).

    ResponderExcluir
  7. Quem possuir um TARGUMIM em PDF me enviar por gentileza 11946650534

    ResponderExcluir