sexta-feira, 27 de julho de 2012

UBAIDIANOS, SUMÉRIOS E ACÁDIOS


Os primeiros habitantes da Mesopotâmia são conhecidos como ubaidianos (de Tell al-Ubaid, um montículo de terra a 6Km de Ur), que devem ser distinguidos dos sumérios (origem incerta) e acadianos (origem semita), povos que mais tarde se consolidaram na região formando os primeiros grandes impérios mesopotâmicos: a Babilônia e a Assíria.

A ocupação ubaidiana foi bem curta, mas capaz de deixar como herança uma cultura que se estendeu desde o Mediterrâneo até as regiões além dos montes Zagros, nas proximidades do mar Cáspio. A ausência de pedras e madeira na região mesopotâmica obrigou os ubaidianos a buscarem um material alternativo para a construção de suas moradias: os caniços que nasciam nas margens dos rios. Esse tipo de construção ainda pode ser vista hoje numa região pantanosa próxima à foz do rio Eufrates, no sul do Iraque.

A religião que se desenvolveu naquela terra castigada pelo e sol e pelas constantes inundações dos rios Tigre e Eufrates deixou marcas na religião dos hebreus, povo semita que se estabeleceu na estreita faixa de terra entre o rio Jordão e o Mediterrâneo...

Bem, este é apenas um ensaio do texto que tenho preparado para compor a apostila de geografia bíblica para os alunos do STBC.  A idéia é trabalhar a geografia das chamadas “terras bíblicas” em conjunto com a arqueologia, a história e a narrativa bíblica. Espero poder publicar o material completo em breve. Eis alguns livros que tenho consultado:

ARTUS, Oliver. Geografía de la Biblia. Estella, Verbo Divino, 2005.

BAINES, John; MÁLEK, Jaromír. O mundo egípcio: deuses, templos e faraós, volume I. Madrid: Edições del Prado, 1996.

BAINES, John; MÁLEK, Jaromír. O mundo egípcio: deuses, templos e faraós, volume II. Madrid: Edições del Prado, 1996.

CASSON, Lionel. O Antigo Egito. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1969.

CONNOLLY, Peter. Las legiones romanas. Madrid: Espasa-Calpe, 1981.

CURTIS, Adrian (Edit.). Oxford Bible Atlas. New York, Oxford University Press, 1997.

EYDOUX, Henri-Paul. À procura dos mundos perdidos: as grandes descobertas arqueológicas. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1974.

GARBINI, Giovanni. O Mundo da Arte - Mundo Antigo. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações LTDA, 1979.

KRAMER, Samuel Noah. Mesopotâmia, o berço da civilização. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1969.

RIDLING, Zaine (Edit.). Bible Atlas. PDF version by Access Foundation.

VV. AA. Grande história universal: o princípio da civilização. Barcelona: Folio, 2006.

VV. AA. Grande história universal: civilizações fluviais. Barcelona: Folio, 2006.


Jones F. Mendonça