Depois do sucesso dos livros de Dan Brown grupos de cristãos fundamentalistas têm produzido muito material (DVD, livros, internet) acusando os Illuminati (uma suposta organização secreta super-poderosa) de manipular a mídia a seu favor visando a dominação mundial. Já ouvi pessoas dizendo que não vão vacinar os seus filhos conta a H1N1 por acharem que essa campanha é na verdade um grande plano de extermínio (alguns falam em 80% da população mundial!!!). Mas será que existe mesmo uma sociedade secreta chamada Illuminati? Bem, em casos como esse é melhor consultar um dicionário especializado no assunto. Com a palavra o grande estudioso de tradições filosóficas “ocultas”, Nevill Drury:
“Termo usado pelos ocultistas, a partir do século XV, para designar adeptos iniciados que tivessem recebido introvisões místicas ou ‘iluminações’ de uma fonte transcendental. A Ordem dos Illuminati foi fundada em 1776 pelo professor bávaro de direito canônico Adam Weishaupt, mas não tinha propriamente um caráter esotérico e seus ‘segredos’ baseavam-se, em grande medida, nas obras de Voltaire e nos enciclopedistas franceses. Weishaupt e outro entusiasta, o Barão Adolph Knigge, posteriormente adaptaram os ensinamentos da Ordem com a intenção de se infiltrar na Franco-maçonaria. Um decreto instituído na Bavária em 1784 extinguiu todas as sociedades secretas – inclusive a Franco-maçonaria – e a ordem entrou em decadência. Contudo, ela passou por uma refervescência, por volta da virada do século, graças aos ocultistas Leopold Engel e Theodor Reuss. Em tempos mais recentes, a idéia de uma fraternidade secreta de adeptos ou illuminati se popularizou com o escritor de romances ocultistas Robert Anton Wilson e com o guru da Nova Era Stuart Wilde”[1].
Ao que parece existiu mesmo uma sociedade secreta de cunho ocultista com o nome de Illuminati. Mas daí a dizer que possuem planos malévolos para a humanidade é outra coisa bem diferente. Carpe diem!
As pessoas adoram pensar em teorias conspiratórias e Dan Brown sabe disso. Para quem gosta de romances, a literatura fantasiosa dele até que não é tão ruim, o problema são as pessoas que tomam por verdade aquilo que os livros dele contam.
ResponderExcluirMas é assim mesmo, as pessoas gostam de pensar em planos malévolos de sociedades secretas que elas mesmas imaginam... Entretanto, quando é para pensar seriamente em política ou religião, coisas que podem contribuir para o seu desenvolvimento e bem estar, eles acham o assunto sem graça. Quem entende?
"Entretanto, quando é para pensar seriamente em política ou religião, coisas que podem contribuir para o seu desenvolvimento e bem estar, eles acham o assunto sem graça".
ResponderExcluirEstou de pleno acordo Tiarles.
Prezado Jones, penso que existe duas faces esta moeda.Evidencias históricas, Bíblicas e fatos da atualidade,corroboram para termos cautela quanto ao assunto conspiração. O Salmo 2 por exemplo. é o exato reflexo doque fazem e aonde pretendem chegar. Quem são estes dos Salmo 2? Tem rosto? Tem identidade?Analisando a literatura escatológica e identificando oque esta por vir, somos obrigados a pensar que sera preciso uma organização planejando e executando o plano em escala mundial para possibilitar por exemplo a subida ao poder de um lider mundial e implantação de um sistema politico/economico global.Sejamos simples como a pomba , mas prudente como a serpente.Cristo tem seus homens preparando a Igreja para o arrebatamento. Satã "não esta de braço cruzado assistindo tudo e esperando acontecer"...
ResponderExcluirMilton,
ResponderExcluirO Salmo 2 é messiânico. O "Germe de Davi" (o messias) reinará ao lado do "Perscrutador da Lei" (uma figura não identificada). Marcos aplica esse salmo ao batismo de Jesus no Jordão (Mc 1,11 e Lc 3,22).
Acho que muitos cristãos estão deixando de viver ao darem ouvidos a esses "profetas do apocalipse".
Eu acredito. O Plâncton e o Cérebro são iluminatis.
ResponderExcluir