sábado, 31 de março de 2012

SAIU NO HAARETS

Vez por outra ouço alguém dizer que viu em algum documentário ou livro que foram encontradas provas da permanência e/ou fuga dos judeus do Egito. A grande verdade é que não existem tais provas. Em tempos de páscoa o jornal israelense Haaretz publicou um artigo intitulado: "Os judeus realmente foram escravos no Egito ou a páscoa é um mito?"(26/03/12). Quem assina o texto é Josh Mintz. 

Outra matéria interessante publicada no Haaretz reflete sobre o conceito "Estado judeu", defendido por líderes israelenses como condição prévia para as negociações com os palestinos (que obviamente não o aceitam, uma vez que parece excluir do Estado os grupos minoritários). Afinal, "o que é um Estado judeu?"(01/03/12), pergunta-se Joel Braunold, autor do texto. 

Jones F. Mendonça 

2 comentários:

  1. Cara, estou em choque. E toda aquela passagem épica pelo mar Vermelho...??? Tudo... mentira?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    Pesquisas recentes tem apontado que Israel foi formado a partir de inúmeros grupos étnicos vindos de diversos lugares diferentes. É possível que um desses grupos tenha vindo do Egito e de lá tenha trazido a tradição da passagem pelo Mar dos juncos (hb. Yam suf). Neste caso o grupo de pessoa vindas de lá teria sido em menor que os 6.000 milhões citados no livro do Êxodo.

    ResponderExcluir