quarta-feira, 7 de março de 2012

INCOERÊNCIA

Na época da ditadura protestava-se contra a falta de liberdade de expressão. A democracia venceu. Hoje, até mesmo os militares (da reserva, cf. a Lei 7.524/86) podem expressar suas opiniões políticas. A incoerência: querem puni-los por isso. 

Vai entender...


8 comentários:

  1. No meio militar há o princípio da hierarquia e da disciplina. Alguns militares da reserva desrespeitaram esse princípio ao afrontarem seu comandante supremo, a Presidenta da República, por conta de não aceitarem a instauração da Comissão da Verdade. Um dos assinantes do artigo publicado que deu vez a essa situação toda é o tal do Ustra, acusado de ser torturador. Ou seja, tentaram desmoralizar seus superiores, por isso serão punidos.

    Robson Guerra

    ResponderExcluir
  2. Robson,

    Não vi como afronta. Não houve ataque à presidenta, tampouco ao ministro Celso Amorim. Além do mais os militares da reserva estão amparados pela lei 7.534/86.

    Compreendo que muitos indivíduos que sofreram perseguição na época da ditadura ainda carreguem mágoas contra os militares, mas penso que o revanchismo não é um bom caminho.

    Como gosto de enfatizar no Blog, não podemos dividir o mundo entre bons (perseguidos políticos) e maus (militares). A questão é bem mais complexa do que parece.

    ResponderExcluir
  3. Não foi só afronta, foi crime de desacato. Não é à toa que a Presidenta pediu a punição deles. Mesmo sendo da reserva estão sujeitos à hierarquia e disciplina. Sim, a questão é complexa, por isso merece uma abordagem mais profunda, Jones. O que está em jogo é a Democracia e a Justiça. Não é uma simples questão de liberdade de expressão.

    Veja este artigo:

    http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/punir-os-que-afrontam-a-democracia.html

    Robson Guerra

    ResponderExcluir
  4. Só o título ‘Eles que venham. Por aqui não passarão!’ já pode ser considerado insubordinação e desacato e ainda tem a desautorização do Ministro da Defesa nomeado pela comandante suprema das Forças Armadas.

    ResponderExcluir
  5. Veja o Artigo de Eric Nepomuceno:

    http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/os-covardes-e-seu-medo-do-passado-e-da-verdade.html

    ResponderExcluir
  6. Robson,

    Se você me perguntasse o que acho da postura dos militares da reserva eu diria que foi uma reação condenável, mas não passível de punição. A reação do governo foi exagerada. Caso sejam punidos, os militares (alguns deles ex-juízes do STM) certamente irão recorrer, dando origem a um debate jurídico desnecessário.

    Penso que uma opinião bem equilibrada a respeito do caso é a do historiador Carlos Fico, ex-integrante do projeto Memórias Reveladas.

    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2012/3/6/militares-erraram-mas-e-preciso-serenidade

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Então, entre punir e enfrentar uma crise e não punir e ficar desmoralizado, que se puna os insubordinados. Ora, não é à toa que militares da reserva não queiram a instalação da Comissão da Verdade. Muitos deles serão citados, denunciados, seus crimes serão conhecidos e, por isso, poderão ser processados por sequestro, tortura e assassinato. Estão se borrando de medo de que aconteça aqui o que aconteceu em outros países: ir pro xadrez.

    ResponderExcluir
  8. Neste caso todos os que se opuseram ao regime militar e praticaram crimes também deverão ser punidos (sequestro, roubo, etc.). Ou não?

    Não estou defendendo os militares, não me entenda mal, só acho, volto a dizer, que a questão não é tão simples como parece.

    ResponderExcluir