quinta-feira, 24 de março de 2011

RELIGIÃO PODE ENTRAR EM EXTINÇÃO EM NOVE PAÍSES

De acordo com um estudo da Northwestern University (Illinois), o número de pessoas que se filiam a alguma religião tem decaído em países como Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.

Richard Wiener, da Corporação de Investigação em Ciências Políticas e da Universidade do Arizona, constatou que em alguns desses países o índice de pessoas que se declaram não religiosas ultrapassou 50% da população (a tradução é do Numinosum): 
Em um grande número de democracias modernas seculares tem havido uma tendência das pessoas se identificarem como não filiados a uma religião. Nos Países Baixos o número foi de 40%. O maior índice foi constatado na República Checa, que chegou a 60%.
No site da BBC News um irlandês fez um comentário sobre a matéria que merece ser lido:
Como irlandês não estou surpreso em ver que a Irlanda está na lista. A maior parte do povo irlandês na faixa etária de 30 anos rejeitou a religião. Aqueles que se casam na igreja o fazem como um gesto simbólico. Os jovens não querem perturbar os parentes mais velhos ao rejeitar abertamente a religião... isso vai fazer com que a religião tenha uma morte silenciosa na Irlanda.
Caso os países muçulmanos se convertam numa democracia secular após todas essas revoluções (num futuro não tão próximo, é claro) o risco da religião institucionalizada se tornar extinta será ainda maior. Mas é bom lembrar que o fim da religião já foi proclamado outras vezes sem que se concretizasse. 

Leia mais aqui e aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário