quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

OS TERREMOTOS ESTÃO AUMENTANDO?

Por Jones Mendonça

Há pessoas que adoram ver o “circo pegar fogo”. Surge a notícia de uma catástrofe natural e logo dizem: “é o fim dos tempos”. Alguns, dados ao farisaísmo, não perdem a oportunidade de ficar calados e logo apontam as causas da desgraça: idolatria, pacto com o diabo, maldição, etc. Parecem se esquecer que catástrofes acontecem em qualquer país do mundo e as vítimas não são escolhidas pela religião que professam.
Conheço alguns sites evangélicos fundamentalistas que apresentam artigos tentando provar que os terremotos estão aumentando. Essa constatação seria uma evidência de que o mundo está próximo do fim. Mas os terremotos estão realmente aumentando? Não é bem isso o que mostram as pesquisas:
“Apesar dos últimos acontecimentos ocorridos no Haiti, Ilhas Salomão ou mesmo uma série de abalos sucessivos ocorridos na Grécia e Argentina no dia de ontem terem chamado a atenção da imprensa e das pessoas de modo geral, não existe qualquer comprovação científica de que os tremores estejam aumentando (grifo nosso). Nem este ano, nem nas décadas passadas”[1].

O terremoto no Haiti nos causa horror e espanto. Não dá pra ficar indiferente diante das cenas mostradas pela TV. Enquanto alguns parecem torcer pelo aumento das catástrofes naturais (por mais incrível que isso possa parecer!), torço para que os cientistas possam desenvolver equipamentos capazes de detectar os tremores antes que aconteçam.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário