sexta-feira, 19 de junho de 2020

PRINCÍPIO ARQUITETÔNICO E PRINCÍPIO HERMENÊUTICO

Toda a construção teológica – seja o de um Edir Macedo (barata) ou a de um Rudolf Bultmann (sofisticada) – é norteada por dois princípios: o princípio arquitetônico e o princípio hermenêutico. O primeiro é um tema das Escrituras, o segundo uma filosofia. Dois exemplos:

1) A teologia da prosperidade usa como princípio arquitetônico a prosperidade material (um tema das Escrituras) e como princípio hermenêutico a confissão positiva (uma “filosofia”); 2) A teologia de Bultmann usa como princípio arquitetônico a Palavra de Deus (um tema das Escrituras) e como princípio hermenêutico o existencialismo de Heidegger (uma filosofia).

Assim também foi com Theilhard Chardin (Cristo/evolução), Karl Rahner (encarnação/tomismo transcendental), Bonhoeffer (amor ao próximo/secularização), etc. Quem estiver interessado em ler mais sobre o assunto, sugiro a seguinte obra (muito didática e repleta de exemplos): MONDIN, Battista. Antropologia teológica. São Paulo: Paulinas, 1979.



Jones F. Mendonça

11 comentários:

  1. Professor, qual o seu princípio arquitetônico e qual o princípio hermenêutico que o senhor usa em suas construções teológicas?

    ResponderExcluir
  2. Bem, na verdade nunca tive a pretensão de construir uma teologia. Meu interesse está mais voltado para a exegese e, portanto, para a teologia bíblica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso não deixa de ser teologia. Além disso, creio que o senhor não faz isso a partir do nada.

      Excluir
  3. Não acho que seja uma teologia. Para que seja uma construção teológica é preciso um princípio arquitetônico, um tema das Escrituras, ao lado do princípio hermenêutico. Não tenho a pretensão de desenvolver algo nesse sentido. Mas tenho sim princípios hermenêuticos de leitura. Todo mundo tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. E quais seriam esses princípios hermenêuticos?

      Excluir
    2. Ok. E quais seriam esses princípios hermenêuticos?

      Excluir
  4. Eu acompanho as postagens aqui do blog e já vi o senhor fazendo inferência sobre determinados temas teológicos. Por exemplo: quando você falou que em momentos de catástrofe "Deus esconde o seu rosto", isso é uma construção teológica. O tema das Escrituras (princípio arquitetônico) parece claro; mas quais os princípios hermenêuticos?

    ResponderExcluir
  5. Sobre o princípio hermenêutico: utilizo o método histórico-crítico. Enfim, além de investigar a dimensão gramatical, histórica, de fazer crítica textual, busco analisar o contexto histórico-social (intenções que aparecem nas entrelinhas). Isso porque considero que o texto bíblico nasceu a partir do confrontos de interesses, de aspirações, etc.

    ResponderExcluir
  6. Sobre o princípio arquitetônico: o texto ao qual você se refere certamente é antigo. O texto em si apresenta Deus de diversas maneiras. Ele se arrepende e não se arrepende. Não erra e comete falhas. Enfim, é impossível construir uma teologia só a partir do texto bíblico em sua forma canônica. O que há são teologias. Apenas escolhi uma. Atualmente não tenho interesse nesse tipo de exercício teológico.

    ResponderExcluir
  7. De fato, o texto é antigo. Agora pude entender que o seu interesse mudou com o passar do tempo. Mesmo assim, acho que quando você apenas "escolhe" uma teologia você está se posicionando com base nos dois princípios. Quando se afirma: é impossivel construir uma teologia apenas com base no texto biblico em sua forma canônica, há uma carga de pressupostos por detrás disso. Enfim, essa explicação torna ainda melhor a compreensão dos seus textos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Há uma diferença, Valter. Não fundamento ou legitimo minha escolha usando textos. Esta é uma diferença importante. Reconheço que não há uma teologia única no texto. Então digo: esta me agrada mais. Mas é, claro, faço isso por meio de uma lente. Mas não uso a lente como os teólogos clássicos usam. Espero ter sido claro.

    ResponderExcluir