Toda a construção teológica –
seja o de um Edir Macedo (barata) ou a de um Rudolf Bultmann (sofisticada) – é
norteada por dois princípios: o princípio arquitetônico e o princípio
hermenêutico. O primeiro é um tema das Escrituras, o segundo uma filosofia.
Dois exemplos:
1) A teologia da prosperidade usa
como princípio arquitetônico a prosperidade material (um tema das Escrituras) e
como princípio hermenêutico a confissão positiva (uma “filosofia”); 2) A
teologia de Bultmann usa como princípio arquitetônico a Palavra de Deus (um
tema das Escrituras) e como princípio hermenêutico o existencialismo de
Heidegger (uma filosofia).
Assim também foi com Theilhard
Chardin (Cristo/evolução), Karl Rahner (encarnação/tomismo transcendental), Bonhoeffer
(amor ao próximo/secularização), etc. Quem estiver interessado em ler mais
sobre o assunto, sugiro a seguinte obra (muito didática e repleta de exemplos):
MONDIN, Battista. Antropologia teológica. São Paulo: Paulinas, 1979.
Jones F. Mendonça
Professor, qual o seu princípio arquitetônico e qual o princípio hermenêutico que o senhor usa em suas construções teológicas?
ResponderExcluirBem, na verdade nunca tive a pretensão de construir uma teologia. Meu interesse está mais voltado para a exegese e, portanto, para a teologia bíblica.
ResponderExcluirMas isso não deixa de ser teologia. Além disso, creio que o senhor não faz isso a partir do nada.
ExcluirNão acho que seja uma teologia. Para que seja uma construção teológica é preciso um princípio arquitetônico, um tema das Escrituras, ao lado do princípio hermenêutico. Não tenho a pretensão de desenvolver algo nesse sentido. Mas tenho sim princípios hermenêuticos de leitura. Todo mundo tem.
ResponderExcluirOk. E quais seriam esses princípios hermenêuticos?
ExcluirOk. E quais seriam esses princípios hermenêuticos?
ExcluirEu acompanho as postagens aqui do blog e já vi o senhor fazendo inferência sobre determinados temas teológicos. Por exemplo: quando você falou que em momentos de catástrofe "Deus esconde o seu rosto", isso é uma construção teológica. O tema das Escrituras (princípio arquitetônico) parece claro; mas quais os princípios hermenêuticos?
ResponderExcluirSobre o princípio hermenêutico: utilizo o método histórico-crítico. Enfim, além de investigar a dimensão gramatical, histórica, de fazer crítica textual, busco analisar o contexto histórico-social (intenções que aparecem nas entrelinhas). Isso porque considero que o texto bíblico nasceu a partir do confrontos de interesses, de aspirações, etc.
ResponderExcluirSobre o princípio arquitetônico: o texto ao qual você se refere certamente é antigo. O texto em si apresenta Deus de diversas maneiras. Ele se arrepende e não se arrepende. Não erra e comete falhas. Enfim, é impossível construir uma teologia só a partir do texto bíblico em sua forma canônica. O que há são teologias. Apenas escolhi uma. Atualmente não tenho interesse nesse tipo de exercício teológico.
ResponderExcluirDe fato, o texto é antigo. Agora pude entender que o seu interesse mudou com o passar do tempo. Mesmo assim, acho que quando você apenas "escolhe" uma teologia você está se posicionando com base nos dois princípios. Quando se afirma: é impossivel construir uma teologia apenas com base no texto biblico em sua forma canônica, há uma carga de pressupostos por detrás disso. Enfim, essa explicação torna ainda melhor a compreensão dos seus textos. Obrigado.
ResponderExcluirHá uma diferença, Valter. Não fundamento ou legitimo minha escolha usando textos. Esta é uma diferença importante. Reconheço que não há uma teologia única no texto. Então digo: esta me agrada mais. Mas é, claro, faço isso por meio de uma lente. Mas não uso a lente como os teólogos clássicos usam. Espero ter sido claro.
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