quinta-feira, 14 de março de 2019

MOISÉS, ZÍPORA E O PINGOLIM MUTILADO

Ex 4,25 diz que Zípora tomou uma pedra afiada e cortou o prepúcio de seu filho. Na sequência ela lança o prepúcio “aos pés de Moisés” (Almeida Atualizada). Mas na Bíblia NVI Zípora não lança o prepúcio cortado. Ela “toca os pés de Moisés” após a pequena incisão (com que finalidade!?). A Bíblia de Jerusalém apresenta outra versão: Zípora “fere os pés do menino” (uma ação igualmente estranha!). Temos assim três versões:

1. Zípora “lança o prepúcio aos pés de Moisés” (Almeida);
2. Zípora corta o prepúcio e “toca os pés de Moisés” (NVI);
3. Zípora “fere os pés do menino” (Bíblia de Jerusalém).

Está confuso? Afinal quem tem razão? Fiz uma tradução bem literal:
“E tomou Tziporah uma tzor (um tipo específico de pedra) e cortou o prepúcio do filho dela. TOCOU os PÉS dele (do menino ou de Moisés?) e disse: certamente marido de sangue és tu!”.
Ocorre que “pés” (רגל=reguel) pode ser empregado, em alguns casos, como eufemismo para os órgãos genitais (já falei sobre isso em outra postagem). Minha proposta de tradução:
“E tomou Zípora uma pedra afiada e cortou o prepúcio do seu filho. Tocou o “pingolim” dele (do menino, que neste momento está ensanguentado) e disse: certamente marido de sangue és tu!”.
Uma informação importante sobre o verbo “naga’” (נגע), traduzido simultaneamente por “lançar”, “tocar” e ferir” nas versões Almeida, NVI e Bíblia de Jerusalém. Seu sentido primário é tocar. Este “toque” pode ganhar, em alguns casos, o sentido de “tocar para ferir” (Cf. Gn 12,17 e 2Rs 15,5, sobretudo no PIEL, verbo no intensivo), mas nunca o de “lançar”, como na Almeida. Ocorre que em Ex 4,25 o verbo está no HIPHIL. Neste tronco o verbo sempre tem o sentido de “tocar”” [*].

Resumindo: a NVI acerta o verbo (tocar), mas erra os “pés”. Primeiro porque não são os “pés” de Moisés, mas os “pés” do menino. Segundo porque a referência não é aos pés (sem aspas), mas aos “pés” (ou seja, ao “pingolim” do menino).

[*] Ocorrências do verbo “naga’” no HIPHIL: Jó 20,6; Sl 32,6; 107,18; 1Rs 6,27; Is 6,7; 8,8; 30,4; Jr 1,9; Dn 12,12; Zc 14,5.



Jones F. Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário