quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

"MATEUS E O ANJO" EM PERSPECTIVA


Muitos artistas retrataram "Mateus e o anjo", mas nenhum deles fez isso como Caravaggio:

1. Um anjo (homem feito) DIZ o que Mateus deve escrever (Mateus e o anjo, 1588, Vincenzo Campi);

2. Um anjo (criança) AUXILIA Mateus em seu trabalho de escrita (Mateus e o anjo, 1645-48, Simone Cantari);

3. Um anjo (oculto nas sombras) SOPRA no ouvido de Mateus as palavras sagradas (Mateus e o anjo, 1661, Rembrandt);

4. Um anjo (menino) DITA a Mateus o que deve ser escrito (Mateus e o anjo, 1635-40, Guido Reni).

5. Um anjo (andrógino) CORRIGE Mateus tocando delicadamente suas mãos (Mateus e o anjo, 1602, Caravaggio);

Quando você compara a 5ª tela com as demais, entende as razões de a Igreja ter recusado a obra. A nova tela de Caravaggio, adequada ao gosto da Igreja, recebeu o título de “A inspiração de São Mateus” (também produzida em 1620).



Jones F. Mendonça