domingo, 28 de fevereiro de 2010

MURALHA ENCONTRADA EM JERUSALÉM: SÉCULO IX OU X?


Por Jones Mendonça

O arqueólogo Aren Maeir explica o porque de suas reservas quanto a datação da muralha descoberta pela arqueóloga Eilat Mazar em Jerusalém. Para Mazar a construção seria do século X. Maier propõe uma data mais recente:
“Baseado no que ela [Eilat Mazar] publicou anteriormente e que apresentou à mídia, a maioria dos materiais são do final da Idade do Ferro (séculos VII e VIII). No passado ela publicou uma pequena quantidade de material anterior a partir das bases destas estruturas, que ela data do século X (mas poderia facilmente datada para o século IX) e com base nisso, ela data essas estruturas para o século X (e assim, o Reino Unido, etc.) Não há dúvida de que a ‘porta’ foi utilizada no final da Idade do Ferro, a questão é se ela foi fundada no século X ou IX. Baseado no que ela tem mostrado até agora, acho que o IX é mais provável”.
Ele prosegue:
“Eu acredito que houve um reino de Judá no século X, e eu acredito que Davi e Salomão não eram figuras míticas”.
Maier destaca no seu Blog que é sempre prudente deixar de lado nossas crenças quando estamos diante de uma descoberta que poderá confirmar algo do nosso interesse.

Fonte: Blog de Aren Maeir 

Nenhum comentário:

Postar um comentário