quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

RUÍNAS DE TRÊS MIL ANOS FORNECEM PROVA DA EXISTÊNCIA DO REI SALOMÃO


A arqueóloga israelense Eilat Mazar, da Universidade Hebraica, afirma que antigas fortalezas recém escavadas em Jerusalém sustentam a narrativa bíblica da época do Rei Salomão, no século X antes de Cristo.

Se a idade do muro estiver correta, a descoberta será uma indicação que Jerusalém era o lar de um governo forte e central que tinha recursos e força de trabalho para construir fortalezas sólidas há três mil anos. Esse é um ponto de disputa no meio acadêmico; enquanto alguns arqueólogos israelenses sustentam que o reino de Davi e Salomão realmente existiu, outros afirmam que a história dos reis judeus não passa de mito.
De acordo com Mazar, da Universidade Hebraica de Jerusalém, a descoberta “é a mais significativa construção que temos da época do Templo de Salomão em Israel. Isso quer dizer que no século X a.C. existia uma forma de governo estruturada o suficiente para construir grandes edificações”, afirma a pesquisadora. Baseado no que que ela acredita ser a idade das fortalezas e sua localização, a arqueóloga sugere que elas foram construídas por Salomão, o filho de Davi, e mencionadas no Livro dos Reis.

A descoberta inclui uma portaria monumental e um muro de 70 metros, localizados do lado de fora de onde ficam atualmente os muros da Cidade Velha de Jerusalém - onde, segundo o Antigo Testamento, foi construído o Templo de Salomão. O templo foi destruído pelos babilônios, reconstruído, renovado pelo rei Herodes há 2 mil anos e destruído novamente pelas legiões romanas no ano 70. O complexo agora guarda duas construções islâmicas importantes: a Cúpula da Rocha e a mesquita de Al-Aqsa.
O sítio arquelógico já é conhecido, mas Mazar reivindicou que suas escavações são as primeiras a render provas concretas da idade dos muros: cacos de cerâmicas, figuras de rituais, impressões no jarros com as palavras “ o rei” - atestando a existência de uma monarquia – e inscrições com nomes hebreus.
Aren Maeir, arqueólogo professor da Universidade de Bar Illan, perto de Tel Aviv, afirma que a idade da escavação ainda precisa ser confirmada por fontes independentes. Ainda que sejam mesmo do século X a.C, a prova de um reinado forte e centralizador na época continuaria “tênue”. Enquanto alguns veem os textos bíblicos dos reinados de Davi e Salomão como fato e outros rejeitam a hipótese inteiramente, Maeir afirma que a verdade deve estar em algum lugar no meio disso. “O relato bíblico do reino de Davi provavelmente não é uma ficção completa”, afirma o arqueólogo.

6 comentários:

  1. flaviosauro@hotmail.es18 de outubro de 2010 às 13:04

    Este Senhor Jones realmente es un GENIO!
    não tem más!

    ResponderExcluir
  2. Nem Davi nem Salomão jameis existiram. São mitos, assim como Jesus. Leia o livro "E a Biblia não tinha Razão". Os autores são dois arqueologos judeus. Chega de mentiras e desinformação. Vamos construir um mundo melhor com base na verdade que é o melhor caminho para melhorar a humanidade.

    ResponderExcluir
  3. Você não leu o livro de Finkelstein direito (se é que leu). Ele não diz que Davi e Salomão são figuras mitológicas.

    Ah, dizer que há elementos mitológicos no Novo testamento é uma coisa (como defendia Rudolf bultmann). Dizer que Jesus é um mito é outra bem diferente (ninguém em sã consciência sustenta isso).

    ResponderExcluir
  4. A minha sugestão é baseada no documento encontrado em 1952 o rolo de cobre podendo trazer as respostas necessárias ao assegurar em seu corpo de textos da existência dos tesouros escondidos seria do primeiro Templo de Salomão por serem ainda localizados nos seus esconderíjos de origem na antiga cidade de Davi que vem surgindo aos nossos olhos para então ser confirmada sua autecidade histórica bíblica. A manchete profética no cabeçalho do rolo de cobre anunciando a ruína no vale, antecipou do acontecimento catastrófico do Templo como da cidade pelos Babilônios. Foi decifrando o enígma de cobre que chegamos a esta sugestão arqueológica.
    Deus o sabe.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Jesus é mito? ms ja foram encontradas inumeras evidencias historicas ate fora da biblia que ele existiu

    esse achado praticamente detona o ceticismo de alguns historiadores achando que davi e salomao nao passam de meros mitos...GRANDE DESCOBERTA!!!

    ResponderExcluir