No princípio eram os pictogramas, desenhos estilizados que representavam objetos ou seres. Mas escrever com pictogramas era uma atividade complicada e pouco prática. Movido pelo desejo de facilitar a nobre arte de escrever um sujeito iluminado teve a ideia de criar o sistema silábico. Os antigos símbolos gráficos passaram a representar sons e não mais ideias. E os pictogramas se fizeram sílabas e passaram a habitar entre nós.
No site mantido por Jeff A. Benner você poderá conhecer a origem de algumas palavras hebraicas a partir de antigos ideogramas. A palava "pai", por exemplo, seria a junção do ideograma "cabeça de boi" (força) com o ideograma que representa uma casa. O resultado: pai = a força da casa (as mulheres não gostarão muito disso). Confesso que algumas das explicações não me convenceram, mas no geral elas fazem muito sentido. Divirta-se!
Imagens: http://www.ancient-hebrew.org. |
Jones F. Mendonça
Muitíssimo interessante. Cheguei até aqui quando pesquisava algo sobre a arte da guerra dos Assírios para uma mensagem, e me deparei com um blog rico em detalhes bíblicos que eu aprecio muito. Parabéns Irmão Jones, e nunca pare de postar!
ResponderExcluirAff
ResponderExcluiraaaaaaaaaaaaaf