segunda-feira, 31 de maio de 2010

EMBARCAÇÃO TURCA COM DESTINO À GAZA: AJUDA HUMANITÁRIA OU RADICAIS ISLÂMICOS?

Na madrugada de hoje tropas israelenses entraram em conflito com ativistas internacionais que ocupavam uma embarcação de bandeira turca. O episódio teve repercussão internacional.

O Haaretz publicou a versão dos militares israelenses. Segundo o jornal eles “disseram que foram obrigados a abrir fogo depois de serem atacados pelos ativistas assim que embarcaram no navio". Israel manifestou pesar pela perda de vidas humanas, mas defendeu a ação das tropas. 

A versão inicial de que os ocupantes da embarcação tinham intenção de levar ajuda humanitária para Gaza foi questionada pelo representante de Israel na ONU, Daniel Carmon: "Apesar dos meios de comunicação terem apresentado o grupo como sendo uma missão humanitária com o objetivo de entregar ajuda a Gaza, esta frota não tinha nada de humanitário". Esta notícia foi divulgada pelo G1.

O Aljazeera divulgou uma declaração do porta voz do governo israelense Mark Regev: "Eles fazem parte do CMI, que é uma organização islâmica radical turca  que tem sido investigada por governos ocidentais e pelo governo turco”.

Murat Mercan, o chefe da comissão de Relações Exteriores da Turquia, disse que isso é uma inversão do governo israelense visando encobrir seu erro: “Qualquer alegação de que os membros deste navio estão ligados à Al-Qaeda é uma grande mentira", disse à Al Jazeera.

2 comentários:

  1. Eu vi cenas do conflito no noticiário; foi um combate sangrento. Com certeza eles são violentos demais para meros agentes de ajuda humanitária. Talvez estivessem ajudando, mas são radicais.

    Tiarles

    ResponderExcluir
  2. Tiarles,

    De fato os ocupantes das embarcações não eram tão pacíficos como pareceu à primeira vista. Postei hoje um link que direciona para um vídeo que mostra o ataque aos soldados israelenses. Apesar disso a operação parece ter sido mal planejada. A morte dos civis é indesculpável.

    ResponderExcluir