domingo, 15 de abril de 2012

JONAS, O PEIXE E O INÍCIO DO CRISTIANISMO: NOVAS "DESCOBERTAS"

Publiquei aqui e aqui algo a respeito do túmulo descoberto em Jerusalém com uma suposta imagem de Jonas (hb. Yonah) sendo engolido por um peixe. Os responsáveis pela descoberta afirmam que o túmulo é cristão e que a imagem do profeta sendo engolido é uma referência à ressurreição de Jesus (o "sinal de Jonas"). 

O The Bible and Interpretation informou que foi descoberta uma inscrição na imagem: o nome do profeta Jonas (letas hebraicas: yod, vav, nun, he). De fato a inscrição lembra o nome do profeta em hebraico. Como as consoantes hebraicas sofreram modificações ao longo da história, será preciso ouvir a opinião de um epigrafista. Consultei antigas fontes de hebraico no Bibleplaces.com (baixe as fontes antigas aqui) e usei-as para escrever o nome "Jonas". O resultado é o que você vê abaixo (um yod como o que aparece inscrito no túmulo você vê aqui):


Imagem original: The Bible and Interpretation. Os caracteres em roxo e os
quadros indicativos foram inseridos por mim. 

Jones F. Mendonça

3 comentários:

  1. Prezado Prof. Jones, saudações em Cristo.
    Acho muito importante o acompanhamento feito sobre essa matéria. As elucidações são apreciáveis e muito esclarecedoras. Não entendí o porque da estranheza de um túmulo cristão conter uma inscrição em hebraico? Pode esclarecer-me? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Prof. Jones.
    Honraria com sua visita em minha página: http://evgeraldomagelablogspot.com.br
    Obrigado.

    ResponderExcluir