terça-feira, 7 de dezembro de 2010

DAVI, JESUS E O VALE DE CEDROM (KEDRON)

O Vale de Cedrom é citado em dez textos do Antigo Testamento (Sm, Rs, Cr e Jr) e uma vez no Novo Testamento (Jo 18,1). O vale fica entre o Monte das Oliveiras e a cidade de Jerusalém. De acordo com o evangelho de João, Jesus atravessou este vale e seguiu para o monte das Oliveiras depois de ter sido traído por Judas:
Jo 18,1-2  Tendo terminado de orar, Jesus saiu com os seus discípulos e atravessou o vale do Cedrom. Do outro lado havia um olival, onde entrou com eles. Ora, Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque muitas vezes Jesus se reunira ali com os discípulos.
Este texto possui um paralelo interessante com um episódio do Antigo Testamento. Davi também atravessou o vale de Cedrom e seguiu para o Monte das Oliveiras após ter sido traído por Aitofel.
2Sm 15,23.30.31  Toda a terra chorava em alta voz, enquanto todo o povo passava; e o rei atravessou o ribeiro de Cedron [...] subindo pela encosta do monte das Oliveiras, ia chorando; tinha a cabeça coberta, e caminhava com os pés descalços [...] Então disseram a Davi: Aitofel está entre os que conspiraram com Absalão.”
Atualmente existe um cemitério que vai desde o Vale de Cedrom ao cume do Monte das Oliveiras, como você pode ver na imagem abaixo.



O cemitério é muito disputado, pois de acordo com uma tradição baseada numa passagem do profeta Zacarias, o Messias começará a redimir os mortos a partir do Monte das Oliveiras (Zc 14).