quinta-feira, 13 de março de 2014

SARCASMO RUSSO COMO RESPOSTA À HIPOCRISIA EUROAMERICANA

Alexander Nekrassov (via Al-Jazeera, 09/03/14), ex-conselheiro do Kremlin:
O Ocidente rotulou grupos armados e neonazistas [ucranianos] como "manifestantes pacíficos" e nacionalistas radicais como "patriotas" e “partidários da democracia”. Assim, o Presidente Putin se dirigiu aos jornalistas dizendo que não havia tropas russas na Crimeia.
Não, não estou defendendo Putim. Nas relações internacionais a hipocrisia e a mentira são comuns a todos os governos. Posiciono-me, todavia, contra a demonização de Putin, como fazem os comentaristas do Manhattan Connection, da revista Veja e de outros veículos de comunicação.


Jones F. Mendonça

7 comentários:

  1. Eu nem demonizo Putin. Apenas digo que a Rússia e todos os países do Leste Europeu são o ó do atraso desde o século XIII com as invasões mongóis. Haja vista as leis arcaicas de cunho social que se aprovam por lá.
    Mas uma coisa é certa: O latino-americano só estará maduro quando parar de demonizar indiscriminadamente o capitalismo e os EUA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, a gente não demoniza os EUA por capitalismo, mas as verdades tem que ser ditas.
      Os EUA são os que mais invadiram países desde a segunda guerra mundial, e muitas delas com pretextos ridículos.
      Os EUA financiou golpes de estados no mundo, como Chile e até o Brasil na época da ditadura e outros países pequenos, os EUA ameaçou o Brasil na segunda guerra mundial em caso de não cedesse o porto para que eles tivessem acesso para a Africa.
      Outra coisa: o senador McCain admitiu que os sistemas de mísseis que estão implantando na Europa é destinado a cercar a Rússia, veja a respostas de autoridades da Republica Checa.
      Qualquer um que pensa com racionalidade sabe que esses sistema de mísseis é um cerco contra a Rússia, ora se fosse por ameças contra a Europa esses sistemas estariam em Israel ou outras de suas bases próximo ao Irã, mas o próprio McCain acabou revelando a quem se dirigia esses mísseis.
      Os EUA financiaram esses movimentos na Ucrãnia sim, e está oferecendo dinheiro oficialmente, olha só quem são esses homens que estão no comando da Ucrânia, eles invadiram o governo e com armas nas mãos e fazendo ameaças.
      O EUA vem investindo em aliados da Rússia ou países que fazem fronteira com ela, Geórgia, Síria, Polônia e agora Ucrânia.
      O EUA e Europa querem a OTAN na porta da Rússia, isso é inegável, como as autoridades da Republica checa mesmo pronunciou.
      Esse cerco que os EUA vem fazendo contra a Rússia é de muitos anos atrás, veja com a crise dos mísseis de Cuba, a Rússia levou mísseis para Cuba em respostas aos mísseis que os EUA havia colocado na Turquia.
      Isso não é questão de capitalismo, mas sim de controle.
      Outra coisa, alguém aqui acha que os EUA querem ver o Brasil se desenvolver?

      Excluir
    2. Olair,
      Os EUA foram os que mais invadiram porque tiveram cacife para isso...mas no número de colônias por exemplo,Grã-Bretanha e França ganham de qualquer um....nessa guerra não há inocentes,só há mais fortes e mais fracos...quando a URSS invadiu a Tchecoslováquia em 1968, foi de jeito brutal...mas o que conta agora é a mentalidade de ucranianos e russos...
      No século XVII quando Pedro I foi Czar,o acusavam de conspiração com os 'Demônios e Ateus do Ocidente'. E Por quê? Repare que nem havia Socialismo naquela época,somente o czarismo. O Socialismo é que trouxe um certo desenvolvimento para a Rússia,e melhorou-a bastante.Sempre o povo místico do Leste Europeu viu o Ocidente com olhos de 'O Anticristo',e isso persiste até hoje.
      Em um mundo globalizado nem deveríamos estar debatendo sobre separações nacionais,pois o objetivo agora é unir as nações,e não separá-las...falar em 'nossa etnia e nossa raça' atualmente é demência. Não é para esse rumo que o mundo civilizado está indo.
      A Ucrânia sedia organizações que rumam para a modernidade, como o FEMEN. A tendência agora é rumarmos para conquistas como célula-tronco,casamento gay,transgênicos,ortotanásia e avaliações de certos casos para o aborto legal. E a Rússia está muuuuiiiitooo longe desses ideais.
      http://lulopesfada.blogspot.com.br

      Excluir
  2. Em quanto isto, Gaza joga uma chuva de foguetes sobre o sul de
    Israel, como sempre a ONU e outros em silencio total, mas quando Israel responder todos ficarão contra Israel.
    Quanto a Putín é uma vergonha o que ele faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, Israel tomou uma parte da Líbia e fez colonização nas terras, e a ONU não fez nada contra Israel, se acha que estou mentindo e que isso é justificado, então veja os próprios acadêmicos das universidades do EUA que fizeram boicote a Israel por causa dessa colonização por parte de Israel.
      Israel também tem armas químicas, nucleares e a ONU não faz nada, mas com os outros tem sanções e tudo mais.
      Agora sobre Putin: isso é um golpe de estado na Ucrânia e financiado pelo EUA e Europa/OTAN.
      Essa oposição são pessoas seguidoras do nazismo, o que o EUA e Europa querem é ter a Ucrânia em suas mãos para no futuro fazer parte da Otan, a Crimeia já foi da Rússia e desde muito tempo a Rússia
      Tem suas bases lá de acordo com as leis estabelecidas na época, então a Rússia sempre teve soldados lá, e a maioria que vive lá falam russo e querem fazer parte da Rússia.
      Só que as televisões ocidentais ocultam essas informações para fazer parecer que a Rússia saiu bombardeando a Ucrânia de uma hora para outra.
      Os EUA vem invadindo países e cometendo crimes desde a segunda guerra mundial.
      No Iraque eles invadiram para roubar petróleo e contaram a mentira de que foi por causa de armas, contudo ninguém falou nada, não teve sanções para os EUA.
      Isso é um financiamento dos EUA para o cerco militar sobre a Rússia, só que a Rússia não vai deixar assim tão fácil os planos do EUA e OTAN sobre a essa situação.

      Excluir
  3. E a velha esquerda brasileira.Brasil:único país em que Marx é levado a sério.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado como tudo tem se reduzido à polêmica entre ser "de direita" e "de esquerda".

    ResponderExcluir