sexta-feira, 28 de julho de 2023

POR QUE OS DEUSES HABITAM NOS CÉUS?


1. Os antigos hebreus, como qualquer outro povo, usavam elementos de seu mundo particular para expressar a relação com a divindade. Assim, são comuns na Bíblia Hebraica descrições de Yahweh em diálogo com as imagens sociais de “pai”, “senhor”, “guerreiro”, “rei”, “redentor”, etc. Em alguns casos essas imagens vinham das coisas fabricadas pelo homem, tais como “fortaleza”, “escudo”, etc. Outras podiam ser tomadas da natureza: “meu Deus é a rocha em que me abrigo” (Sl 94,22).

2. Mas além dos contextos sociais e ambientais, essa relação inevitavelmente alcançava uma dimensão espacial mais ampla, expressa em três níveis: o céu, a terra e o subsolo. De modo geral os deuses benéficos mais elevados do panteão viviam nos céus (como El Elyon); divindades guerreiras podiam habitar na terra, em montanhas elevadas (como Baal); e divindades maléficas habitavam o submundo (como Mot ou Yam). Do submundo também podiam emergir criaturas teriomórficas como Lotan/Leviatan.

3. Ciente dessa divisão tripartida e impulsionado por aspirações anicônicas e monolátricas, o livro do Deuteronômio faz o seguinte alerta: "Não farás para ti nenhuma escultura, nenhuma imagem de qualquer coisa NO CÉU, NA TERRA ou NAS ÁGUAS DEBAIXO DA TERRA” (Dt 5,8). Bem, como ando bastante interessado na dimensão espacial dos céus nas religiões do Antigo oriente Próximo, dedico parte do meu tempo ao livro “The Early History of Heaven”, escrito por J. Edward Wright.

4. O autor é professor de Bíblia Hebraica e cristianismo primitivo na Universidade do Arizona


Jones F. Mendonça

3 comentários:

  1. Sou pentecostal e fundamentalista quanto a fé! Com isso quero dizer que acredito na literalidade de TODO O TEXTO BÍBLICO. Como diz a velha afirmação: " se a Bíblia diz que o peixe engoliu Jonas eu creio, e se ela tivesse dito que Jonas engoliu a baleia eu também acreditaria! ( Risos com enorme satisfação)
    O doutor aí, o senhor J. Edward Wright certamente é um homem muito estudado, mas creio firmemente que foram os povos pagãos que copiaram a teodicéia hebraica, e não o contrário.
    Esse blog é muitíssimo interessante, Senhor Jones.
    Publique com mais regularidade, por favor.
    Abraços!
    Irmão Danielzinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em outras palavras, você é burro ou esquizofrênico.

      Excluir
    2. Ofensa ad hominem logo de cara?
      Aguardemos até o dia do Juízo do Grande Trono Branco.
      Mas, atendendo a recomendação de Jesus de orar pelos que nos ofendem gratuitamente, estarei orando por você, ó pagão que atende pelo nome de Lucas.

      Excluir