segunda-feira, 20 de julho de 2015

AINDA SOBRE VACAS VERMELHAS PURIFICADORAS

Aos interessados no judaísmo, particularmente no projeto que busca produzir uma vaca vermelha como apresentada em Nm 19,10, capaz de purificar judeus que se contaminaram com um corpo morto e desencadear o apocalipse, vale ler o novo artigo publicado no Haaretz: “The Temple Mount red heifer saga: Engineering the apocalypse?”. O texto, assinado por Elon Gilad, sugere que as tais vacas vermelhas nunca existiram. Quer conhecer as razões apresentadas por Gilad? Abaixo um pequeno trecho: 
Os antigos separavam as cores de forma diferente da civilização moderna. O que hoje vemos como cores distintas, nossos antepassados viam como variações de uma mesma cor. O que chamamos de marrom, os antigos hebreus viam como um tipo de vermelho. Eles ficariam perplexos com nossa insistência em perceber o roxo, vermelho, laranja e marrom como sendo cores diferentes. Para eles todas eram tons variados de vermelho.
 Em suma, a tal vaca vermelha de Nm 19,10 pode ser na verdade uma vaca cuja cor varia entre o ruivo e o marrom. Todo o investimento na fertilização in vitro seria mera perda de tempo. Bem, este é apenas um efeito desastroso da leitura fundamentalista.

O texto, disponível apenas para assinantes e cadastrados, pode ser lido aqui: 


Jones F. Mendonça

10 comentários:

  1. Quem é esse Elon Gilad? Qual o diploma que ele tem para dar declarações deterministas sem base alguma? É muito fácil dizer coisas sem embasamento científico ou mesmo teológico, que o teu blog pretende ser... Que tal pedir sobre a definição do judaísmo ortodoxo a respeito do real significado da vaca vermelha ao invés de se basear em notícias sensacionalistas do Haaretz e buscando argumentações de acadêmicos que por mais sendo judeus estão tão distantes da mesorah como você e eu...

    ResponderExcluir
  2. Lyx, ao invés de simplesmente dizer que o texto é sensacionalista, aponte os erros que você percebeu. Aí então, poderemos discutir o assunto...

    ResponderExcluir
  3. A palavra hebraica adom em Nm 19,2 serve para indicar tanto a cor do vinho (Pv 23,31), como a do sangue (2Rs 3,22) ou das bochechas “rosadas” (Ct 5,10). Em suma, adom provavelmente servia para designar uma gama de cores próximas do vermelho: laranja, rosa, roxo, lilás, marrom, etc. Então, como saber qual a cor correta?

    ResponderExcluir
  4. Desde que não existe vacas roxas ou rosas você pode chegar a resposta

    ResponderExcluir
  5. Os antigos separavam as cores de forma diferente da civilização moderna. O que hoje vemos como cores distintas, nossos antepassados viam como variações de uma mesma cor. O que chamamos de marrom, os antigos hebreus viam como um tipo de vermelho.


    Quanto a isso que contexto... De onde ele tirou isso? É o mesmo que dizer que o preto que consideramos hoje não é o mesmo preto de antigamente... De onde ele tirou isso?

    ResponderExcluir
  6. O textos que citei apenas demonstram que a palavra adom designa cores diferentes (você esqueceu do marrom...). Ou seja, É IMPOSSÍVEL saber a cor da vaca apresentada no livro de Números. Esses religiosos estão perdendo tempo. Deviam fazer algo mais útil na vida.

    ResponderExcluir
  7. Não é impossível, porque há uma tradição... O mesmo com a cor do techelet (tom de azul) colocado nas franjas do tecido de quatro pontas pelos judeus... Há uma discordância entre os estudiosos rabinos ao longos dos tempos. Mas existe um consenso. Isso se chama tradição oral

    ResponderExcluir
  8. Pois é... tradição... oral... Se você crê, pela fé, que a tradição oral foi capaz de preservar a cor de uma vaca, tudo bem. Mas não espere que eu acredite nisso.

    ResponderExcluir
  9. Tradição oral que foi codificada o que conhecemos como Talmud. Na época do Segundo Templo houve novilhas vermelhas então não é difícil de considerar que os rabinos na Mishna tinham o conhecimento do assunto... As questões da lei judaica vão muito mais além dessa vermelha, mas é importante que a novilha não tenha dado cria nem carregado jugo além de não possuir defeito. São muitas considerações. Houve uma novilha se não me engano em Lakewood nos EUA que poderia ter se encaixado nos quesitos halachicos, mas soube - se que ela estava grávida o que invalidou. Vamos nos atentar mais nas questões importantes do que tentar deslegitimar tradições com base em teorias seculares.

    ResponderExcluir
  10. "Vamos nos atentar mais nas questões importantes do que tentar deslegitimar tradições com base em teorias seculares". Um dos objetivos do eu Blog é discutir tradições cristãs e judaicas numa perspectiva acadêmica. Continuarei fazendo isso...

    ResponderExcluir