Isaías de Duccio di Buoninsegna (1308-11) |
O profeta Isaías (o proto-Isaías) viveu no contexto do século VIII a.C. Ele aparece ao lado de reis como Ozias, Joatão, Acaz, Ezequias. É famosa sua discordância em relação a Acaz durante a guerra siro-efraimita. O rei de Judá pediu auxílio à Assíria contra a aliança entre a Síria e Efraim que queriam derrubá-lo. Isaías era contra.
Mas
se Isaías viveu no século VIII, que sentido faz seu oráculo contra a Babilônia (grande
ameaça a Judá no séc. VI) anunciando sua destruição nos capítulos 13 e 14? Note
que no capítulo 14, na continuação do oráculo, fala-se inclusive num “retorno”
(cf. 14,1). O texto, me parece, situa-se melhor no período do exílio (537-).
No
verso 25, ainda no capítulo 14, algo curioso acontece. O império condenado passa
abruptamente a ser o assírio (agora sim no contexto correto, como em 10,24). Um
descuido? No verso 26 o juízo de Yahweh ganha um caráter universalista, elemento
típico na literatura posterior. O texto consiste numa adaptação de um antigo
oráculo contra a Assíria agora aplicado a Babel? É o que parece.
Para
boa parte dos leitores da Bíblia essas “releituras” não ocorreram. Mas elas
eram mais comuns do que parecem. Quem escreveu o Targun de Isaías (versão
parafraseada da Bíblia hebraica em aramaico) não perdeu tempo. Em 14,29 foi
inserida uma profecia messiânica: “Porque dos filhos dos filhos de Jessé [ou
seja, da dinastia davídica] sairá o messias”.
Nos
profetas clássicos era nítida a ênfase na necessidade de conversão, sempre
relembrando dos grandes feitos de Yahweh no passado. Durante o exílio essa
mensagem foi ganhando aos poucos novas cores. Surgia o profetismo escatológico.
Mais tarde, talvez durante o judaísmo tardio, apareceu um tipo de literatura
nova, o apocalipse (para alguns, filha e herdeira da profecia). Na paleta de cores que surgia havia pigmentos da Babilônia,
da Pérsia, do helenismo, da própria religião israelita e talvez um pouco mais.
E
os profetas modernos me aparecem condenando o sincretismo. Ora bolas...
Jones F. Mendonça
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