quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

SALOMÃO GINSBURG, OS BATISTAS E A MAÇONARIA


Famoso por ter criado o Cantor Cristão, Salomão Ginsburg - missionário batista fundador de inúmeras igrejas em território brasileiro - está em Jacobina, no centro norte baiano. É final do século XIX e a reação católica aos protestantes é extremamente hostil. Enquanto prega, uma multidão armada com punhais cerca o dedicado missionário. Salomão ora pedindo livramento a Deus e um pensamento lhe vem de súbito: “Seria possível que naquele lugar houvesse um irmão maçom?”. Sem pensar duas vezes este ilustre maçom protestante faz o sinal da maçonaria e alguns homens o cercam, conduzindo-o a uma das melhores residências da cidade. Ufa!

Este é apenas um caso de ajuda maçônica relatado por Salomão Ginsburg em seu livro “Um judeu errante no Brasil”, publicado pela JUERP (dê uma olhada nas páginas 82, 83 e 110). Os maçons, liberais e progressistas, viram o protestantismo como um ótimo instrumento contra o poder da igreja católica, considerada conservadora e atrasada. Como fez com os templários, a igreja católica logo tratou de demonizar os maçons, artifício que também foi utilizado por evangélicos em relação aos dois primeiros. A influência maçônica entre os protestantes foi tão significativa que em 1903 ocorreu um cisma na igreja presbiteriana.

Na raiz de todas essas disputas está a luta pelo poder. A fé funciona como isca. O demônio, por mais estranho que possa parecer, alimenta a fé. É assim desde os primórdios...


Jones F. Mendonça

4 comentários:

  1. A filiação de um cristão a moçonaria é um assunto deveras difícil de lidar. Não sou maçon, mas sou pastor. E sempre tive ovelhas do meu rebanho que foram maçons e de quem testemunho uma vida correta diante de Deus e dos homens. Por outro lado conheci irmãos igualmente piedosos que foram maçons e saíram da confraria batendo forte nela. Então minha postura passou a ser a seguinte quando um irmão na fé vai entrar ou está lá dentro. Digo-lhes: como não sou maçon, não sei até que ponto a confraria é compatível com a fé cristã. Mas de uma coisa bem sei. É que tanto lá quanto em qualquer outra sociedade secreta ou não a referência de verdade é a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Se o que se passa lá agredir ou for contrário a ela, saia. Caso contrário, não vejo problema em sua permanência.

    ResponderExcluir
  2. Tenho 75 anos, próximo de completar 76.nasci em lar Batista, batizada aod 14 anos por um Pastor muito querido,correto,discretissimo, sério,e que foi minha primeira referência como Maçon.Na pequenina cidade mineira(pequena ainda hje)o conceito dos Maconc é muito bom.A minha impressão de infância é de uma coisa boa e séria.

    ResponderExcluir
  3. A maconaria é de origem babilônica e sua principal função não é filantropia mas enganar os servos de Deus para que comam do sacrifício da idolatria e se prostituam espiritualmente,como fazia Jesabel em Tiatira. O padroeiro da maçonaria é SÃO JOÃO BATISTA. O.Deus da maçonaria é Gadú que é o deus Sol ..

    ResponderExcluir
  4. Os evangélicos brasileiros são devedores à maçonaria, e por isso não podem falar mal dela. Os primeiros missionários eram maçons.

    ResponderExcluir