terça-feira, 16 de novembro de 2010

QUAL O NOME DO SOGRO DE MOISÉS: REUEL, JETRO, JETER OU HOBAB?

Vejamos:

Ex 2,18,21 “elas voltaram a Reuel (hb. Reu’el), seu pai, [...] Então Moisés concordou em morar com aquele homem, o qual lhe deu sua filha Zípora.”

Ex 3,1  “Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro (hb. Yitro), seu sogro, sacerdote de Midiã.”


Ex 4,18  “Então partiu Moisés, e voltando para Jeter (hb. yeter), seu sogro.”


Jz 4,11 “Ora, Heber, um queneu, se tinha apartado dos queneus, dos filhos de Hobab,(hb. Hobab), sogro de Moisés.”


Estranho, não?

A melhor explicação para o fato de um mesmo homem possuir tantos nomes é a hipótese que considera o Antigo Testamento como sendo o produto de diversas fontes diferentes (chamadas de javista, eloísta, sacerdotal e deuteronomista), que foram unidas ao longo da história de Israel.

É como se os alunos de uma escola resolvessem, individualmente, contar a história da turma com uma linguagem própria e mais tarde, por algum motivo, esses relatos fossem unidos num só documento. No texto final, um mesmo professor poderia ser chamado por seu primeiro nome (João), sobrenome (Castilho), apelido (Joca) ou função (professor). É possível que alguns os alunos até trocassem por descuido o nome de algum professor. 

Essa é uma comparação bem simplista, mas que ajuda o leitor a entender essa hipótese (que ficou conhecida como hipótese documental), levantada inicialmente por um pastor protestante chamado Henning Bernhard Witter (1683-1715). Mas para muitos estudiosos, o pai da hipótese documental foi Jean Astruc, médico de Luiz XV e biblista amador. Uma interessante tentativa de explicar como essas fontes foram unidas foi feita por Julius Wellhausen (1844-1918).

É claro que se admitirmos que o Antigo Testamento foi formado dessa maneira  a autoria mosaica terá que ser abandonada. Ele não teria um só autor, mas vários autores. É por essa e outras coisas que a tal hipótese documental tem dado o que falar. 

16 comentários:

  1. Jetro:
    Ex 3:1 - E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe.

    Ex 4:18 - Então, foi-se Moisés, e voltou para Jetro, seu sogro, e disse-lhe: Eu irei agora e tornarei a meus irmãos que estão no Egito, para ver se ainda vivem. Disse, pois, Jetro a Moisés: Vai em paz.

    Ex 18:1 - Ora, Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que Deus tinha feito a Moisés e a Israel seu povo; como o SENHOR tinha tirado a Israel do Egito.

    Ex 18:5 - Vindo, pois, Jetro, o sogro de Moisés, com seus filhos e com sua mulher a Moisés no deserto, ao monte de Deus, onde se tinha acampado,

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++…

    Hobabe:
    Nm 10:29 - Disse, então, Moisés a Hobabe, filho de Reuel, o midianita, sogro de Moisés: Nós caminhamos para aquele lugar de que o SENHOR disse: Vo-lo darei; vai conosco, e te faremos bem; porque o SENHOR falou bem sobre Israel.

    Jz 4: 11 - E Héber, queneu, se tinha apartado dos queneus dos filhos de Hobabe, sogro de Moisés, e tinha estendido as suas tendas até ao carvalho de Zaananim, que está junto a Quedes.

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++…

    Reuel:
    Ex 2:18-21 - E, vindo elas a Reuel, seu pai, ele disse: Por que tornastes hoje tão depressa? E elas disseram: Um homem egípcio nos livrou da mão dos pastores; e também nos tirou água em abundância e abeberou o rebanho. E disse a suas filhas: E onde está ele? Por que deixastes o homem? Chamai-o para que coma pão. E Moisés consentiu em morar com aquele homem; e ele deu a Moisés sua filha Zípora.

    Descontradizendo

    * Reuel e Jethro são a mesma pessoa. Por quê?

    1. Porque Reuel era pai de Zípora (Ex 2:21). E quem foi Zípora? Esposa de Moisés e filha de Jethro.

    2. O texto também diz que Reuel era sacerdote em Midiã (Ex: 2:16) e diz também que Jethro era sacerdote em Midiã (Ex 3:1).

    * Hobabe era cunhado de Moisés e não sogro. O próprio texto está se referindo a ”...Reuel (Jethro), o midianita, sogro de Moisés”.

    * No hebraico chathan (חתן), serve tanto para ’sogro’ quanto para ´cunhado`, Por isso em Jz 4:11, se usa o termo chathan relacionado a Hobabe. Mas isso não exclui também a possibilidade de Hobabe ser cunhado e sogro de Moisés ao mesmo tempo. Mas observando os outros textos, podemos afirmar que houve um erro de tradução, pois Hobabe era de fato cunhado de Moisés.

    ResponderExcluir
  2. hatan pode até ser traduzido por genro (como em 1 Sm 18,21), mas não por cunhado[1].

    Na minha opinião me parece claro que Jetro, Hobab e Reuel são a mesma pessoa, apresentada com os nomes de seus respectivos círculos narrativos.

    [1] VV.AA. Dicionário hebraico-português & aramaico-português, 2007, p. 80.

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor Jesus para todos!
    Perdoe-me a ousadia em opinar nesta questão, mas por certo é necessário para que parem de justificar o "injustificável".
    Na verdade a mentira e as contradições bíblicas são flagrantes, menos para os "bibliolátras" que assumem o papel de justificar e argumentar a favor de todas estas mentiras e contradições. A Bíblia não é "inerrantes", como também não "é a Palavra de Deus". Bíblia é uam coletânea de livros (biblioteca) que contém a Palavra de Deus.
    Sou o pastor José Alfredo. Meu email é mulherfluminense@hotmail.com - Tel: 61 9311-3952 - Meus blogs: http:arvoredoconhecimento.wordpress.com / http://teologialimpa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que absurdo!!!
      Vai se converter José Alfredo!!!

      Excluir
    2. pastorsinho de que rebanho de BODE vc é,se é que bode tem rebanho,se a sua biblioteca(biblia)mente é porque ela é pirata.A minha Biblia ORIGINAL so fala a verdade.
      Que um conselho jogue sua biblia pirata fora e compre uma espada de dois gumes afiada que é a INERRANTE PALAVRA DE DEUS,fico com meu amigo aqui vá se comverter BODÃO.

      Excluir
    3. vc ta loco?fez um cha das paginas da sua biblia foi dificiomente eu respondo alguma coisa na net,mas esse cara que se dis pr. me tirou do sério,graças a Deus que eu nao faço parte da igreja dele senao com serteza iria pro beleleu junto com ele,

      Excluir
  4. Segundo a tradição judaica, o sogro de Moisés tinha sete nomes, a saber: Reuel, Iéter, Jetro [Yitró], Chobab, Chéber, Keni e Putiel, mas o seu nome original era Iéter. Depois de se converter ao judaísmo chamou-se Jetró. Os outros nomes são qualitativos atribuídos pelas suas qualidades, como por exemplo: Reuel, porque se tornou amigo de Deus; Chobab, porque amou a Torá, etc.

    ResponderExcluir
  5. Saulo,

    Como se vê, os mais criativos recursos foram empregados para justificar conflitos entre passagens do Antigo Testamento. A alegoria foi, sem dúvida, a campeã...

    ResponderExcluir
  6. eu sei.

    vamos dar o exemplo de Abraão, Isaque e Jaco (o Israel).

    quando jaco estava fujindo de Esau (o Edom) ele teve um sonho e depois ele falou com Deus. Deus disse: Eu sou Deus do seu "pai Abraão e Isaque"...

    pelo que eu sei o Jetro e o verdadeiro pai da mulher de moises. e Reuel e um pai de Jetro ou avô.

    Tambem Deus diz a Jose: não temas, eu sou o Deus do seu pai Abraão, Isaque e Jaco.

    Antigamente nao existia Avô, bisavô, etc... era tudo pai do ultimo descendente.

    Espero ter Ajudado!

    ResponderExcluir
  7. Mandou bem Alfredo! Vc falou a verdade e mostrou a cara! Deu seu telefone, seu e-mail e seu blog, coisas q os dois frouxos q te criticaram nao tiveram coragem de fazer! Eu poderia mostrar aqui muitos equívocos Bíblicos, mas o simples fato dos caras nao mostrar a cara, já mostra q eles são covardes, e deus não chama covarde! Meu nome é Eliel e meu e-mail é: elielego@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Respostas
    1. Olá eliel! Gostei de seu comentário, embora não concorde! Meu e:mail é roger.brad@hotmail.com.

      Excluir
  9. Muito boa a demanda, os caras são quase afiados !

    ResponderExcluir
  10. Independente do nome, qual a razão de se atribuir a Moisés uma estadia em Midiã. Muitos especulam se Iavé originalmente era uma divindade midianita.

    ResponderExcluir
  11. Parece a história de Moisés uma colagem de vários temas. A lenda do nascimento parece uma invenção para atribuir uma origem hebraica a um personagem "egípcio".Depois a fuga para Midiã, com o retorno, é mais uma forma de combinar conceitos diversos.

    ResponderExcluir
  12. O debate é interessante, parece-me importante levar também a compreensão de todos que Arão e Miriam irmãos de Moisés no texto de Número 11 a mulher de Moisés é Egípcia não Madianita. Não seria aqui, problema de que Moisés tinha uma outra mulher? seria divorciado? Os nomes que se debatem, há uma aproximação Jetro e Jeter, Reuel se entende tbm na realidade Julius com a sua teoria de JEPD portanto Hobab que é cunhado de Moisés o filho Queneu. Merece um pouco de mais reflexão.

    ResponderExcluir