terça-feira, 17 de setembro de 2013

YAHWEH E SUA CONSORTE NO HAARETZ

Como a matéria está disponível apenas para assinantes do jornal israelense Haaretz, resolvi editar o texto no Word e publicá-lo no Scribd (PDF, em inglês). Dificuldades com o idioma? Utilize o tradutor do Google. 

Quem assina a matéria é Julia Fridman.


9 comentários:

  1. Sensacionalismo. Vindo do Haaeretz a notícia se torna ainda mais questionável.

    Nem a própria Escritura nega o culto idólatra de Asherah. Só que há uma diferença entre esse culto ser praticando por israelitas e o culto ser originalmente bíblico.

    Não é surpresa que o culto idólatra tenha se difundido de Samaria e regiões próximas, o que remete à divisão histórica das tribos.

    ResponderExcluir
  2. Não se trata de sensacionalismo. É uma questão antiga que inclusive já foi abordada na Biblical Archaeology Review: http://migre.me/g8lYE

    Eis um texto sobre o assunto escrito em 1979: http://migre.me/g8m6V

    O Haaretz é um jornal tão sério quanto o J Post. Vale notar que a matéria escrita por Fridman não fecha a questão. Permanece a dúvida: o culto a Yahweh ao lado de sua consorte representava uma religião do Estado ou era uma prática popular?

    ResponderExcluir
  3. Sim, sensacionalismo. Ao menos que você não saiba o que significa sensacionalismo...O Haaeretz é um jornal altamente questionável. Creio que não seja de seu conhecimento as polêmicas envolvidas com o nome do Jornal.

    Isso já foi abordado em vários livros. Talvez você não tenha chegado até eles ainda.

    ResponderExcluir
  4. Quando comentei que "isso" já tinha sido abordado, me referia ao assunto Asherah.

    ResponderExcluir
  5. O Haaretz é um jornal de esquerda e de um viés secular (coisa rara em Israel). É odiado por quem é pró-Israel no conflito entre o Estado judeu e os palestinos, daí as críticas que recebe (lembro que o J Post, por outro lado, recebe críticas dos seculares).

    Consulte "Haaretz" no Wikipedia em inglês. Trata-se de um jornal respeitado em todo o mundo. É claro que já publicou notícias de conteúdo duvidoso(como qualquer jornal do mundo), mas isso não o coloca na categoria de "sensacionalista".

    A matéria teria caráter sensacionalista caso pusesse como título: "exclusivo: Yahweh, o deus dos israelitas, tinha uma esposa!".

    ResponderExcluir
  6. O que você sabe ou acha que sabe sobre Israel?

    O Haaeretz só tem respeito dentro do círculo que ele mesmo alimenta. Curiosamente, os que apoiam terrorismo e o fim do Estado israelense. Os que pregam a paz mediante a violência.

    Fora do círculo, é altamente criticado pelo jornalismo altamente questionável e, algumas vezes, claramente criminoso.

    Você tem um blog com postagens interessantes, mas precisa reavaliar suas fontes.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro, sua postura, desde o primeiro comentário tem sido arrogante. Sugeriu que não sei o que é um jornal sensacionalista. Agora diz que preciso reavaliar minhas fontes. Faça-me o favor.



    ResponderExcluir
  8. Finalizando: avalio o material que posto no Blog a partir da qualidade, do conteúdo. Não imposta se foi postado no J Post, no Haaretz, no Maariv, no Al-Jazeera, no Al-Akhbar, etc.

    ResponderExcluir
  9. Jones, você tem razão. Não é sensacionalismo. Muito pelo contrário, é um assunto de extrema importância para todas as assim chamadas religiões abraâmicas.
    Muito se tem estudado sobre a constituição do culto à Y-H-W-H, da forma como era praticado pelos antigos israelitas, antes do exílio babilônico.
    Sabemos, pela próprias Escrituras, que nem sempre os antigos hebreus cultuaram seu D'us sob a forma de Y-H-W-H:
    "Falou mais D'us a Moisés, e disse: Eu sou o Y-H-W-H. E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o E-l-S-h-a-d-d-a-y; mas pelo meu nome, Y-H-W-H, não lhes fui perfeitamente conhecido." (Ex 6:2-3)
    Mas quando esse culto realmente começou?
    Já na antiguidade, O escritor e líder cristão do século II E.C, Márcion de Sinope, chegou a ensinar que um demônio ou demiurgo havia enganado Moisés e feito se passar por D'us. Pois, Y-H-W-H , o deus revelado a Moisés, seria um deus mau e sanguinário que exigia sacrifícios para sua satisfação. Um deus completamente diferente do D'us Pai, amoroso e compassivo, pregado por Jesus. Claro que as idéias de Márcion foram condenadas pela Igreja da época e o Marcionismo foi considerada uma das primeiras grandes heresias da Igreja Primitiva.
    Mas se E-l era o verdadeiro D'us de Israel, de onde teria vindo Y-H-W-H?
    A questão ganha ainda mais relevância se lebrarmos que E-l é a versão hebraica para o árabe Alah. Não só na semelhança fonética mas também em sua origem semântica.
    A explicação mais aceita tem sido a de que o deus Y-H-W-H acabou por incorporar elementos de outras divindades cananéias mais populares, recolhidos no imaginário coletivo. Mas mesmo essa teoria não explica, afinal, de onde teria vindo Y-H-W-H.

    ResponderExcluir