domingo, 20 de fevereiro de 2011

NIETZSCHE, O FUNÂMBULO E O INFINITO

Pensei numa frase que pudesse expressar o que é a vida no pensamento de Nietzsche. Me saí com isso:
"A vida é uma corda estendida sobre o abismo sem fim; nós, os funâmbulos." 
Eu acrescentaria que a corda é circular e que o funâmbulo morre e ressuscita a cada queda. Ah, mais um pequeno detalhe, alguns funâmbulos acreditam que a corda na verdade descreve uma reta em cujo final há um belo jardim (para Nietzsche, mera ilusão...). 

M. C. Escher, Répteis (1943)
A imagem acima, que eu escolhi para ilustrar o eterno retorno nitzschiano,  é obra do artista holandês M. C. Escher. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro está hospedando a exposição "O mundo mágico de Escher", onde 95 de suas gravuras podem ser apreciadas. A entrada é franca e vai até o dia 27 de março. Eu não vou perder essa!

Site oficial de M. C. Escher aqui.

Um comentário:

  1. (para Nietzsche, mera ilusão...).:
    Não é mera ilusão,Nietzsche, de fato existe o Paraíso.:
    - Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. 2 Coríntios 12:2
    E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. Mateus 5:30
    Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
    Mateus

    ResponderExcluir