quinta-feira, 9 de julho de 2020

DAVI E ABISAG: DUAS TESES

1. Logo na abertura do segundo livro dos Reis, Davi é apresentado como um idoso impotente, tanto sob a perspectiva política como sexual. Repare que já no v. 5 Adonias, o filho mais velho, aparece se gabando de que ocupará o trono de seu pai, cuja morte se anuncia. Mas Davi não tem forças para repreendê-lo (v. 6). O texto evidencia sua fraqueza política. 

2. Sua potência sexual também vai de mal a pior. O v. 1 diz que ele não “podia mais se aquecer”. O termo hebraico traduzido por aquecer é “yaham”, verbo que possui evidente conotação sexual, como revela Gn 30,39: “Eles se aqueciam [acasalavam], portanto, diante das varas...”, ou o Sl 51,5: “Eis que eu nasci na iniquidade, minha mãe se aqueceu [acasalou] no pecado”. 

3. Para “aquecer” Davi, seus servos saem em busca de uma bela jovem virgem e escolhem Abisag. Mas nem a beleza de Abisag é capaz de despertar Davi, afinal – diz-nos do texto – “ele não a conheceu” (v. 5). E por que não a “conheceu”?  O texto sugere que estava definitivamente impotente. Esta é a explicação nr 1. Há uma explicação alternativa ao texto, mais tradicional.

4. Pela perspectiva nr 2, a “falta de aquecimento” de Davi teria a ver com alguma enfermidade física. O rei estaria acometido de uma doença que alterava sua temperatura corporal. Para aquecê-lo o cobriam com vestes, tal como diz o v. 1. A finalidade desta bela donzela também seria livrá-lo do frio, deitando-se ao seu lado durante a noite. O fato de não ter se relacionado sexualmente com a bela “enfermeira” indicaria o alto grau de moralidade do rei. 

5. Não sei o que você acha, mas pessoalmente custo a acreditar na tese da “enfermeira formosa” e do “rei respeitador”. Ao que parece, o trecho “por mais que lhe pusessem cobertas” foi um acréscimo. Veja como ficaria o v.1 sem as "cobertas": "O rei Davi estava velho, com idade avançada [por mais que lhe pusessem cobertas], por isso não conseguia se aquecer". O problema era a impotência, mas alguém tentou sugerir que era frio. 




Jones F. Mendonça

Um comentário:

  1. Também penso igual ao senhor, professor. Até imagino que fizeram um concurso de beleza para escolher a mulher certa para Davi. Imagino o oficial responsável perguntando a Bate-Seba qual o tipo de mulher que mais agradava ao rei.

    ResponderExcluir