domingo, 11 de fevereiro de 2018

AUTOMUTILAÇÃO E DEVOÇÃO

Hoje as automutilações são tratadas no consultório psiquiátrico. Certas incisões na carne produzidas no ambiente religioso do século XVII foram tratadas como elevada expressão de piedade. A declaração a seguir vem de Veronica Giuliani, santa canonizada em 1839:
Assim peguei um canivete e fiz uma cruz sobre a carne do lado do coração e com o mesmo sangue escrevi assim: "Meu querido Jesus [...] agora para sempre me declaro vossa esposa [...]. Oh! Cruz santa, fazei-me sentir o vosso peso a fim de que eu possa me amoldar com meu Deus crucificado" ("Il mio Calvario", p. 166-8).
O museu Santa Veronica Giuliani ainda preserva a pedra de 13 quilos com a qual a santa mortificava a sua língua.



Jones F. Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário