segunda-feira, 19 de agosto de 2013

GADARA, GERASA, OS PORCOS E A LEGIO FRETENSIS

LXF=Legio X Fretensis
Evangelho de Marcos, capítulo 5, verso 1: Jesus atravessa o Mar da Galileia e chega à terra dos gerasenos (Gerasa). Mateus, capítulo 8, verso 28: Jesus navega pelo Mar da Galileia e desembarca na terra dos gadarenos (Gadara). Mas Gerasa (Marcos= 50Km a sudeste do Mar da Galileia) e Gadara (Mateus= a 12Km do mesmo lago) são cidades diferentes. Ambas são citadas por Plínio como pertencendo a uma liga de dez cidades romanas (Decápolis) fundadas em 64 a.C.

Diante da dificuldade quanto à distância que teria que ser percorrida pelos dois mil porcos até se precipitarem no mar, surgiram várias soluções: a) Orígenes sugeriu a cidade de Gersesa (sem nenhum fundamento), b) porcos endemoniados têm força sobrenatural (!), c) pouco importa, pois o relato não possui caráter histórico, mas consiste numa espécie de midrash do capítulo 14 do Êxodo (a exegese rabínica via sentidos velados no texto da Tanak). Quanto a esta última posição, vale comparar Êxodo com Marcos:
Ex 14,28 As águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros, todo o exército de Faraó, que atrás deles havia entrado no mar; não ficou nem sequer um deles.


Mc 5,13 Saindo, então, os espíritos imundos, entraram nos porcos; e precipitou-se a manada, que era de uns dois mil, pelo despenhadeiro no mar, onde todos se afogaram.
O paralelo seria o seguinte: no Êxodo as tropas de Faraó foram destruídas pelo mar sob a liderança de Moisés. Marcos estaria insinuando que tropas romanas (legião) também seriam destruídas pelas águas, agora sob a liderança de Jesus (na parousia?), entendido como uma espécie de Messias político. A tese parece ganhar força quando vem à tona um importante detalhe: A Legio fretensis (legião romana), cujo símbolo era um javali (porco selvagem), estava situada na Síria desde o ano 6 d.C. (também usavam o javali como símbolo a Legio I Italica; XX Valeria-Vitrix e II Adiuntrix). Com a revolta judaica em Jerusalém na década de 60 d.C. a legião foi deslocada da Síria para a capital religiosa dos judeus (participou do cerco/destruição e passou a vigiar suas ruínas da cidade).

Caso esta seja a interpretação correta, a passagem jamais deveria ser utilizada para legitimizar atividades missionárias em terras estrangeiras, como geralmente se faz (tanto Gadara como Gerasa são cidades gentílicas e Jesus teria operado milagres em alguma delas). O texto seria uma crítica à ocupação das tropas romanas, instaladas no local desde 63 a.C. sob a liderança de Pompeu. Mas mesmo que esta última interpretação seja tomada como certa, fica a pergunta: por que Marcos escolheu uma cidade tão longe do mar da Galileia (Mt parece querer aproximar)? Mesmo que o relato não seja histórico seria de se esperar certa preocupação com os aspectos geográficos da região. Ou o autor do segundo Evangelho não conhecia bem a região da Galileia? 

O tema merece uma investigação melhor.


Jones F. Mendonça

Em tempo: Flávio Souza Cruz, do Ad Cummulus, acabou lendo meu texto e sugeriu uma resposta ao problema da distância entre Gadara/Gerasa ao "mar". Estou convencido de que ele matou a charada. Leia aqui um texto seu escrito em 2008. 

18 comentários:

  1. Que interpretação interessante. Nunca tinha visto alguém interpretá-la de forma não literal. Em alguns ciclos pentecostais e carismático-católicos usa-se tal passagem para argumentar que animais podem ser possuídos por demônios.

    A forma alegórica me parece fazer muito mais sentido (e ter muito mais bom senso...)

    RobinHood

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  2. Aparentemente Jonas, o relato tem raiz teológica, um simbolismo teológico, historico certamente nao é. eu li sobre o assunto, no livro muito bom chamado Manual de demonologia- fonte editorial, o autor dedica umas 250 pgs da obra analisando o relato de marcos.

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  3. Há ainda ou outro detalhe que não pus no texto. Marcos diz que o endemoniado andava pelos túmulos (lugares impuros). Israel, enquanto no Egito, também andava em meio aos túmulos (as grandes pirâmides).

    Duas coisas me intrigam na passagem:

    1) Esse tipo de exegese é comum em Mateus, não em Marcos.
    2) Por que Gerasa?

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  4. tem tambem um livro da ed. Paulinas O Jesus exorcista, que é uma exegese dessa pericope de marcos, esse eu nao li.

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  5. Não poderiam ser acontecimentos distintos? Acho que dificilmente deixam de ser acontecimentos historicos.

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  6. Eu acho que esse tipo de quadro simbólico é sim muito presente em Marcos. Muitas alusões a Israel em forma de símbolos, assim como ao Império Romano e diversos paralelos de Jesus como um novo Moisés ou Elias/Eliseu. Pergunta que não tenho resposta ainda: por que Gerasa? E por que esse episódio está antes do episódio da mulher siro-fenícia?

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    1. Jesus como o novo Moisés/Elias/Eliseu em Mateus é evidente. Jesus sai do Egito, fica 40 dias no deserto, submete yam, o mar, é milagreiro como Elias/Eliseu...

      Em Marcos, se há paralelos, são discretos. No caso do endemoniado Gadareno/Geraseno temos um relato rico, atípico em Marcos.

      Mas vamos lá, venha com seus argumentos.

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    2. se fala de JESUS entao e melhor dispensar comentarios basta somente vuce cre .pois o poder de DEUS e para os que creen e nao para os que queren argumentar aumentando a chance de confusao...

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    3. Quem crer tem o Poder? Não vejo pessoas andandano sobre as águas! ...as obras que faço ou maiores...João 14. Escrito é bonito mas a realidade...

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  7. Olá Jones! Achei bem interessante o seu texto mencionando a moeda com o javali. Em 2008 eu publiquei um texto semelhante tratando do assunto. http://adcummulus.blogspot.com.br/2008/10/existiu-o-demnio-geraseno.html

    Creio que podemos sofisticar melhor agora a hipótese! Grande Abraço!

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  8. Flávio,

    Estou plenamente convencido de que a passagem consiste numa espécie de interpretação midráshica do Êxodo (Mateus adorava isso). Cheguei a pensar que a longa distância entre Gadara/Gerasa até o "mar" deveria corresponder à distância entre a terra de Gosen ao Mar Vermelho (mar dos juncos - yam suf), onde a tradição judaica situa a destruição dos caros de Faraó pelo mar.

    Sua hipótese é muito melhor. Indiquei seu texto no final do meu post. Obrigado pela contribuição. Abç!

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    1. Só mais um detalhe. Ainda continuo achando estranho um texto como este estar em Marcos, Evangelho tão sucinto e aparentemente pouco dado à interpretações desse tipo. O Novo Testamento não é minha área. Algum palpite?

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  9. A paz do Senhor ! E o livro de Lucas? No cap: 8 vers: 2 relata sobre eta passagem e ele coloca como" a terra dos gadarenos"... E sabemoslucas é bem detalha sobre o que escreveu... Como confirmar que região se sucedeu o milagre? Gerasa ou Gadara?

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  10. assim como existe a luz infra vermelho que os nossos olhos nao consegue perceber , e impossivel o ser humano natural cre que exista possessao de demonios so atraves do espirito santo que podemos perceber atraves dos dons que o espirito de DEUS da para todos os que sao batizados com fogo do espirito santo.

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  11. Eu tbm vi outro detalhe ,pois Mateus fala de dois endemoninhado,já Marcos e Lucas só falam de um. Sera que Jesus operou dois milagres em cidades diferentes ?

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  12. Decápole, decálogo... Interessante!

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  13. Interessante, vi essa possibilidaade de interpretação com a doutora da URFJ Juliana Cavalcante, mas vi alguns complicadores nessa interpretação. A primeira seria sobre o local. Os autores dos evangelhos usam a expressão "região" e por isso não dá a ideia de local exato. A região dos gerasenos podia se entender até o lago. De fato, segundo pesquisei, onde hoje é Khersa , havia uma aldeia que bate com a descrição do evangelho, ou seja, despenhadeiros que dão no mar e uns 3 km dali túmulos da época em cavernas. Então é possível que esse seja o lugar concebido por Marcos. Segunda complicação é que Javali não é porco de criação e o texto diz que os porcos eram domésticos, somado a isso tem uma terceira complicação, pois não achei em canto nenhum uma fonte dizendo que uma legião romana teria 2 mil homens. Achei referência de 3 a 6 mil. Sendo o relato verídico ou não a probalidade de que o autor do evangelho de Marcos quisesse que seus leitores entendesse a passagem como literal é muito grande.

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