1. Cultivo há muitos anos grande interesse pela história do povo judeu e do povo árabe. Obras sobre a história dos judeus são facilmente encontradas no mercado editorial, dada sua relação com aquilo que convencionamos chamar de "cultura ocidental".
2. Um trabalho muito bem fundamentado sobre a história dos árabes, incluíndo o período pré-islâmico, é este que aparece na imagem que acompanha o post: "The Arabs in Antiquity: their history from the Assyrians to the Umayyads".
3. O autor, Jan Retsö, é professor no Instituto de Línguas Orientais e Africanas da Universidade de Gotemburgo. Seus interesses de pesquisa são: linguística árabe; línguas semíticas; e história pré-islâmica da Arábia.
4. Retsö explica que o registo mais antigo sobre um grupo classificado como "árabe" aparece em um documento relacionado à batalha de Qarqar, na Síria, em 853 a.C. (Monólito de Curque). Mas será que os "árabes" mencionados no texto possuem alguma relação com os árabes modernos? Retsö não foge de questões espinhosas como esta.
5. O mesmo podemos dizer em relação aos israelitas. Será que o "Israel" mencionado na Estela de Merneptah (1208 a.C.) tem relação com o que mais tarde ficou conhecido como"Reino de Israel"? As respostas nem sempre são fáceis.
6. Em breve postarei alguns detalhes interessantes sobre o livro de Jan Retsö que discutem trechos da Bíblia Hebraica relacionados aos "árabes", como Crônicas (17,1; 21,16; 22,1; 26,7); Neemias (2,19; 4,7; 6,1); Isaías (13,20) e Jeremias (3,2).
Jones F. Mendonça
Nenhum comentário:
Postar um comentário