quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DAVI E SALOMÃO: REIS OU LÍDERES TRIBAIS?

A National Geographic de dezembro (edição em inglês) traz à tona a antiga polêmica a respeito da existência ou não de um império davídico. Os dois principais personagens dessa disputa são os arqueólogos israelenses Eilat Mazar e Israel Finkelstein. A primeira, neta do famoso arqueólogo Benjamim Mazar, defende a existência de uma cidade fortificada em Jerusalém no século X a.C., sede do governo de Davi. Mazar acredita que os relatos bíblicos são históricos e devem ser levados em conta na busca pela reconstrução do passado de Israel.

O segundo, professor de arqueologia de Israel na idade do bronze e do ferro na Universidade de Tell Aviv, sustenta que o que a Bíblia descreve como um império poderoso na época de Davi e Salomão na verdade não passou de uma aldeia ou centro tribal. Quando olha para as ruínas que Mazar supõe serem do antigo palácio de Davi,  Finkelstein dispara: “é claro que não o palácio de Davi”. Na sua opinião há sim um fundo de verdade nos relatos bíblicos, mas ele considera que as pessoas que escreveram o Antigo Testamento moldaram a história de acordo com suas convicções político-religiosas.

Para ler a matéria completa, já traduzida pelo Google, clique aqui.

Para ler mais sobre o assunto aqui no Numinosum, clique aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. 

4 comentários:

  1. Olá Jones, tudo bem?
    Li a reportagem na revista National Geographic 12/2010 em Português e Inglês, focando as discussões arqueológicas entre os acadêmicos israelenses.
    O Redator da revista no Brasil, muito inteligente, cortou "detalhes insignificantes".
    O questionador-Mor da Universidade de Tel Aviv, classificado pela reportagem como zombeteiro, deveria ser além de "historiado renomado", arqueólogo de panelas, pois também nas panelas encontramos a Deus (Tereza de Ávila).
    Que você corte o que for insignificante, e que permaneça em seu blog algo maior como por exemplo, a Fraternidade Universal! 1Cor.13,1-13

    Glória a Deus nas alturas,
    E paz na terra ao Homens,
    Por Ele amados. Lc 2,14.

    Judith Evelyn

    Ps: Seria uma conversa pelo Grambel, a responsável pelo mudança de foco do zombeteiro -Mor quanto a Davi? Ele é o "cara"?

    ResponderExcluir
  2. Evelyn,

    Não entendi seu comentário, principalmente essa parte:

    "Que você corte o que for insignificante, e que permaneça em seu blog algo maior como por exemplo, a Fraternidade Universal! 1Cor.13,1-13".

    ResponderExcluir
  3. Para vc. entender o que eu quis dizer leia a reportagem em inglês e português e faça as comparações. Dá trabalho, mas vc. é inteligente.

    ResponderExcluir
  4. Evelyn,

    Lamento, não vou ter esse trabalho.

    ResponderExcluir