quarta-feira, 24 de novembro de 2010

AS ESCAVAÇÕES EM KHIRBAT EN-NAHAS E A EXISTÊNCIA DE UM REINO SALOMÔNICO NO SÉCULO X a.C.

Foto: Earth Observatory (NASA)
Escavações no sul da Jordânia reacendem discussão sobre a  existência de um reino salomônico no século X a.C. A notícia é do San Diego News Room (A tradução é do Numinosum):
La Jolla - A existência do rei Salomão tem sido um tema de debate e de intrigas para inúmeros caçadores de tesouros e investigadores. Um antropólogo da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD) descobriu indícios de que o antigo reino [...] como descrito na Bíblia hebraica (Antigo Testamento) pode muito bem ter existido.
Thomas Levy, professor de antropologia da UCSD e estudos judaicos, foi pioneiro em três escavações [...] em uma área chamada Khirbat en-Nahas, localizado no sul da Jordânia, atraindo a atenção da NOVA/National Geographic Television, que enviou uma equipe à Jordânia no ano passado.  As descobertas de Levy serão apresentadas no documentário, “NOVA: Busca pelas Minas de Salomão”, que estréia nesta terça-feira, 23 novembro, às 8:00 em PBS.
É muito importante o que Levy diz no final da matéria:
“Nós não temos prova de que encontramos as minas de Salomão, mas o que temos é a prova de que havia reinos no século 10.” 
Arqueólogos da escola de Israel Finkelstein afirmam que no século 10 não havia sociedades capazes de criar um reino, por isso o trabalho de Levy tem chamado tanto a atenção. Vamos aguardar os resultados das escavações. 

Até a Nasa está participando do projeto, como você vê aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário