sexta-feira, 11 de outubro de 2019

CATECISMO PROTESTANTE

O que você lê aqui, dito por Frankin Ferreira em sua “Teologia cristã” (Vida Nova, 2015), segue a mesma “lógica” de Augusto Nicodemus e Jonas Madureira:

“A fé cristã afirma a necessidade de abraçarmos, com todo nosso coração, certos pressupostos, que determinarão como interpretamos as Escrituras e a criação”.

Na ordem, teríamos: fé > pressupostos > interpretação correta das Escrituras. Ora, mas se os pressupostos da fé estão nas próprias Escrituras (ou não estão?), como alguém poderia tê-los consigo antes de lê-las?

Os pressupostos corretos, aos quais ele se se refere, é a teologia reformada. Não diz isso com todas as letras, mas fica implícito. Na prática, vá lá, é assim que a coisa funciona no ambiente eclesial. Batistas leem a Bíblia com as lentes da doutrina batista, pentecostais com as lentes pentecostais, etc. Mas neste caso o Sola Scriptura se converte numa farsa. Na prática as Escrituras são lidas a partir da tradição! Como os católicos sempre fizeram e fazem.


Jones F. Mendonça

2 comentários:

  1. Não existe igreja na face da terra, nenhuma, absolutamente nenhuma, que leia a Bíblia independentemente de sua própria doutrina. Não há farsa maior do que dizer ao povo que a doutrina da igreja tal é bíblica. Mentira. Não é. É tradição e só tradição.

    É de direito que assim seja, porque é a única forma possível. O que é grosseiramente errado, mas é o que todo mundo faz - sem exceção no mundo evangélico - é dizer que a sua interpretação é bíblica. Mentira. Quem diz isso é ignorante ou enganador.

    Nesse sentido, a única igreja coerente é a católica, porque ela assume a tradição como seu lastro. Na prática, todas as demais são católicas, mas fingem que não. O problema de alguém como eu, que rompeu com a farsa evangélica, é que me tornei protestante demais para suportar hipocrisia, e, de outro lado, não posso ser católico, porque não nasci para obedecer padre e papa. Logo, não há lugar para mim nesse jogo, eu, que já fui um jogador muito crédulo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir