sábado, 1 de agosto de 2015

BAIXA CRISTOLOGIA - VÍDEO




Divulguei aqui e postei aqui material sobre o debate com o tema "cristologia", apresentado no STBC em maio de 2015. Como o vídeo do debate finalmente foi postado no YouTube, aproveito para disponibilizá-lo no Blog. 


Com receio de extrapolar os 20 minutos reservados a cada um dos palestrantes, acabei tendo que falar mais rápido do que gostaria, mas não acho que tenha comprometido a clareza. Caso queira assistir aos demais palestrantes, clique no título do vídeo para ser conduzido ao YouTube. 


Jones F. Mendonça

5 comentários:

  1. Gostei do vídeo e o do texto que você disponibilizou no blog. Eu, particularmente, li recentemente o livro "How Jesus became God" (HJG) de Bart Ehrman e estou lendo "How God became Jesus", organizado por Michael Bird, que pretende levantar objeções às tese de Erhman. A perspectiva de baixa cristologia de Ehrman é bastante radical, se considerarmos a ortodoxia cristã. Para ele, Jesus é um ser humano que, em razão de suas ações e pregações, bem como em razão do impacto que causou em seus discípulos, veio a ser interpretado como Messias e, posteriormente, como o próprio Deus. O livro de Michael Bird pretende contestá-lo e afirmar o oposto: historicamente os discípulos já consideravam Jesus como Deus e o próprio Jesus se auto-interpretava como tal. Lendo os textos com cuidado e considerando a probabilidades de certas afirmações serem verdadeiramente de Jesus, podemos levantar sérias dúvidas sobre tais premissas ou pressuposições.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, as teses de Ehrman são bastante plausíveis. Creio que o ponto mais frágil de suas teses esteja apenas na hipótese de que o sepultamento e o túmulo vazio foram invenções ou construções da comunidade e, por conseguinte, de que a ressurreição não ocorreu de fato. Eu, particularmente, tenho dúvidas sobre se a ressurreição ocorreu de fato, mas, por outro lado, deve-se admitir que algum tipo de ocorrência incomum os discípulos devem ter vivenciado, e esta deve, de alguma forma, estar relacionada à pessoa de Jesus, pois somente algo supostamente extraordinário despertaria tanta convicção nos discípulos . Penso que Craig Evans responde equilibradamente e de forma historicamente plausível a essa hipótese de Erhman, sem simplesmente apelar aos dogmas da ortodoxia ou da visão fundamentalista. Não li ainda todo o HGJ, mas dos textos que li, somente o de Craig Evans me pareceu mais convincente. O de Michael Bird não me pareceu digno de suspeita. A impressão que tenho, ao ler o texto de Bird, "The story of Jesus as Story of God", é o que os judeus eram extremamente irracionais ao não reconhecerem Jesus nem como Messias nem como Deus. Isto não me parece plausível. Eles têm boas razões para crer que a identidade entre Jesus e Deus é uma heresia. O que me leva a crer que se Jesus foi interpretado como Deus por alguns judeus, isto se deve mais ao caráter carismático de Jesus e seus discípulos do que ao conhecimento da natureza da religião judaica (cujas fontes não eram, certamente, acessíveis à maioria da população). A baixa cristologia, portanto, me parece a mais plausível historicamente, dado que no próprio relato dos evangelhos podemos constatar que não era evidente que Jesus era o messias ou a segunda pessoa da Trindade ou o próprio Deus.

    ResponderExcluir
  3. Tanto a teoria da "fraude objetiva" (ressurreição inventada pelos apóstolos - Reimarus), como a teoria da imaginação mítica - Strauss) também não me convencem. Os seguidores do Nazareno não arriscariam sua vida em nome de algo que eles mesmo inventaram. O registro que aponta Madalena como a primeira a ter contato com o Cristo ressurreto ao invés de ser evidência de que houve ressurreição (apologetas como Craig adoram citar esse argumento ) mostra apenas que o anúncio veio da boca de uma mulher. Vejo apenas dois caminhos: ou Jesus ressuscitou (perspectiva de fé) ou Madalena inventou o contado com o Cristo ressurreto e foi capaz de convencer os discípulos de que isto realmente aconteceu.

    ResponderExcluir
  4. Ah, o Craig que citei acima é William Lane Craig e não Craig Evas.

    ResponderExcluir
  5. De fato, o evento da ressurreição é o mais problemático para uma perspectiva histórico-crítica, que pretende distinguir entre teologia e história, e entre Jesus de Nazaré e Jesus Cristo. Os argumentos de William Lane Craig (The Son rises) e N.T. Wright (cujo livro The Ressurection of son of God só comecei a ler (e não passei do começo ainda) mas cheguei a ler um "resumo" do argumento dele no livro "Um ateu garante: Deus existe"), parecem cogentes, e a tese de que não se pode admitir a ressurreição como dado histórico me parece frágil. O relato da ressurreição, ao que tudo indica, parece cumprir os critérios de historicidade que, tradicionalmente, são utilizados em estudos da antiguidade. O problema, na minha opinião, estaria justamente na aceitação dos critérios e na ambiguidade no que diz respeito ao conceito de "independência". Segundo o critério da independência o evento é histórico se é descrito em relatos independentes. A ambiguidade está no fato de que, segundo penso, o conceito de "dependência" é relativo e aberto. As fontes Mateus e Lucas são dependentes de Marcos, mas teologicamente há certas diferenças. Tal diferença representa ou não uma independência? Há, ideologicamente, uma dependência da tradição cristã. Mas, neste caso, João é também ideologicamente dependente de tal tradição. Assim, podemos dizer que João e Marcos são independentes, mas ambos compartilham a dependência de um ambiente ideológico e do imaginário dos cristãos primitivos. Historiadores anti-religiosos questionam justamente isto: há uma relativa independência. No fundo, estes historiadores parecem querer dizer que uma vez que há interesse religioso, a fonte não é confiável, sendo historicamente suspeita.

    PS: no meu segundo post, na parte em que digo "O de Michael Bird não me pareceu digno de suspeita", eu engoli parte da frase que deveria ser "não é convincente e" "me pareceu digno de suspeita".

    ResponderExcluir