“A
alma (néfesh, fôlego de vida) de Jônatas ligou-se com a alma de Davi; e Jônatas
o amou como à sua própria alma” (1Sm 18,1);
Melhor que o amor de mulheres...
“Maravilhoso me era o teu
amor, ultrapassando o amor de mulheres” (2Sm 1,26);
Um
afeição muito grande...
“Porém Jônatas, filho de
Saul, estava muito afeiçoado a Davi” (1Sm 19,1);
Amor
profundo...
“Porque o amava com todo o amor da sua alma”
(1Sm 20,17);
Amor
e política I...
“E Jônatas se despojou da
capa que vestia, e a deu a Davi, como também a sua armadura, e até mesmo a sua
espada, o seu arco e o seu cinto” (1Sm 18,4);
Amor
e política II (e Saul ainda era vivo...)
“e Yahweh seja contigo,
assim como foi com meu pai” (1Sm 20,13-16).
Deixando
de lado a polêmica a respeito do tipo de amor que unia Davi e Jônatas, há algo
muito claro na intenção do redator:
-Davi é digno da realeza;
-Saul é indigno;
-Jônatas, o herdeiro
legítimo, aprova ser substituído por Davi (!).
Quer
saber dos herdeiros de Saul, morto numa batalha ao lado de três de seus filhos?
Isboset, filho de Saul, foi traído por seus
homens, tendo seu ventre rasgado enquanto dormia (2Sm 4). Mefiboset, neto de Saul e
herdeiro legítimo do trono (aleijado e relativamente inofensivo), passou o resto dos seus
dias no palácio sob os olhos atentos do rei. Quanto aos demais herdeiros,
ameaças reais ao trono ocupado por Davi:
...o rei [Davi] tomou os dois filhos de Rizpa, filha de Aías, que ela tivera de Saul, [...] como também os cinco filhos de Merabe, filha de Saul, que ela tivera de Adriel, [...] e os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante Yahweh (2Sm 28,8-9).
É, não sobrou ninguém da “casa
de Saul” para reivindicar o trono (exceto Mica? Cf. 2Sm 9,12). E você ainda acredita na inocência de Davi?
Jones F.
Mendonça
Exelente post!
ResponderExcluirMuito bom!
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