domingo, 31 de outubro de 2021
JUBILAR UNIGENITUS DEI FILIUS
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
BAAL NO TEMPLO DE JUDÁ
Publicado hoje no Haaretz (27/10/21):
Um fragmento de relevo encontrado em um santuário semelhante ao Templo de Salomão lembra uma divindade cananeia, sugerindo que o culto a imagens e a vários deuses estava bem vivo na Judá bíblica.
O objeto – encontrado na antiga comunidade de Motza, a 6 km de Jerusalém – pode ser apenas uma pedra desgastada de uma maneira que lembra um homem de pé. O arqueólogo que dirige a escavação, Shua Kisilevitz, sugere que seja um fragmento de relevo mostrando a representação de uma divindade da tempestade, como Baal.
Jones F. Mendonça
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
O SOL “ME AVISTOU”, MEUS IRMÃOS “ME QUEIMARAM”
Não OLHEIS eu estar empretecida, foi o sol que me AVISTOU. Os filhos de minha mãe QUEIMARAM-SE contra mim.
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
CÂNTICO DOS CÂNTICOS: UMA LEITURA HISTÓRICO-SOCIAL
- Clique aqui para acessar a página da Faculdade Unida de Vitória;
- Depois clique em “quero comprar” na arte que anuncia o curso (é de graça, exceto se você optar pela emissão de certificado);
- Um quadrinho vai aparecer (acesso – sob demanda). Caso ainda não tenha uma conta, crie uma clicando em “ainda não possui conta, clique aqui” (em cinza, na parte inferior do quadrinho).
ALEGORIAS E MAÇÃS DE OURO
Mas a natureza se delicia com o número sete. [...] sete são as secreções [do corpo]: lágrimas, muco do nariz, saliva, líquido seminal, os dois tipos de evacuação [urina e fezes], e o suor que sai de todas as partes do corpo (Interpretação Alegórica I, IV, 8).
domingo, 17 de outubro de 2021
LUTERO E AS ORDENS CELESTES
sábado, 16 de outubro de 2021
LUTERO E O MÉTODO HISTÓRICO-GRAMATICAL
Moisés está aqui registrando fatos históricos [...]. Embora seja difícil descrever que tipo de luz era essa, ainda não estou inclinado a pensar que devemos nos afastar, sem motivo, da gramática simples.
É por esse motivo que sou tão favorável a Lira e, de bom grado, classifico-o entre os melhores comentaristas. Ele sempre obedece e segue cuidadosamente a história.
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
A VIOLAÇÃO DO SÁBADO EM NM 15
terça-feira, 12 de outubro de 2021
ASSUR, JAVÉ, CHUVA DE FOGO E GRANIZO
Eu [Assur] ouvi seu clamor [de Esarhaddon].Saí como um brilho ardente do portão do céu,para lançar fogo e devorá-los.Estavas no meio deles,por isso retirei-os da tua presença.Eu os levei montanha acimae choveu pedras (granizo) e fogo do céu sobre eles.Matei seus inimigose enchi o rio com o sangue deles.Que eles vejam (isso) e me louvem,(sabendo) que sou Assur, Senhor dos deuses (SAA, 24).
Jones F. Mendonça
segunda-feira, 11 de outubro de 2021
A BÍBLIA HEBRAICA E A LITERATURA DO ANTIGO ORIENTE PRÓXIMO
PRITCHARD, James B. (edit.). Ancient Near Eastern Texts Relating to the Old Testament. Princeton: Princeton University Press, 1969.
O QUE É O “CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL” EM GN 3,5?
2Sm 14,17.20 pode lançar uma luz sobre o problema. Uma mulher sábia de Técua diz o seguinte a Davi: “meu rei é como o anjo de elohim (כמלאך האלהים) para discernir o bem e o mal”, afinal ele tem “a sabedoria de um anjo de elohim”. Ao que parece a capacidade dada pelo fruto proibido foi a de avaliar, perceber, decidir com justiça.
Repare que no relato de Gênesis homem e mulher recebem a sabedoria para julgar, mas não a vida eterna: “que agora ele não estenda a mão e colha também da árvore da vida, e coma e viva para sempre!” (3,22). No mito de Adapa – o primeiro homem criado – algo semelhante acontece. Adapa recebe de Ea a sabedoria, mas não a vida eterna:
Para ele [Adapa], ele [Ea] deu sabedoria,
a vida eterna que ele não lhe deu (ANET, 102).
No segundo relato bíblico da criação (não sacerdotal) essa sabedoria, esse conhecimento, é visto de forma negativa, como uma espécie de busca por autonomia em relação a Javé.
Jones F. Mendonça
sexta-feira, 8 de outubro de 2021
A SABEDORIA E A INSENSATEZ EM PROVÉRBIOS
sexta-feira, 1 de outubro de 2021
SOB A SOMBRA DE SHADDAY
[Os deuses] puseram-me em um esconderijo diante dessas maquinações malignas, espalhando sua doce sombra protetora sobre mim, preservando-me para a realeza (ANET, 289).
Aquele que se assenta no esconderijo de Elyon,pernoita à sombra (צל) de Shadday.
Ele te esconde com suas penas,sob suas asas encontras um abrigo.
quarta-feira, 29 de setembro de 2021
PREPÚCIOS, ARTE E DEVOÇÃO
Embora ocultado na representação medieval acima, o prepúcio aparece de forma bem evidente nos escritos de Catarina de Siena, que comenta em uma de suas cartas seu noivado com Jesus, selado não “não com um anel de prata, mas com uma aliança feita com sua própria carne sagrada” [1].
Nota:
[1]GLICK, Leonard B. Marked in your flesh: circuncision from Ancient Judea to modern America. Oxford: Oxford university Press, 2005, p. 97.
Jones F. Mendonça
domingo, 26 de setembro de 2021
DEUS EM TRABALHO DE PARTO
Calei-me por muito tempo,Quando isolado, o texto parece sugerir passividade. Mas esse silêncio, essa dor e essa agonia contida explodem no verso seguinte:
Fiz silêncio, contive-me;
Como a parturiente gritei ofegante,
suspirei longamente.
“Assolarei colinas e montes,(*) A imagem que o texto parece evocar é a de um rio que após ter seu volume d'água reduzido exibe partes de seu leito em forma de ilhas.
e toda a vossa erva farei secar;
Converterei torrentes em ilhas (*)
e lagos em sequidão".
Jones F. Mendonça
sábado, 25 de setembro de 2021
AVRAM, AVRAHAM, AV-HAMON
“Não mais serás chamado Avram (אַבְרָם), mas Avraham (אַבְרָהָם) será o teu nome; pois por av-hamon (אַב־הֲמוֹן = “pai de muitos”) povos te hei posto” (Gn 17,5).
Assim, se alguém perguntasse: “por que o patriarca Avram teve seu nome mudado para Avraham’”? A resposta seria: “porque ele é ‘av-hamon’, ou seja, ‘pai de muitos’”. Sei que isso parece não ter muito sentido para uma mente moderna, mas as etimologias populares faziam muito sucesso entre os hebreus.
Jones F. Mendonça
sexta-feira, 24 de setembro de 2021
SOBRE OS NOMES BÍBLICOS
O mesmo acontece com Jacó (Yaakov → יעקב), que tem seu nome associado ao “calcanhar” (‘aqev → עקב) de Esaú e ao fato de tê-lo “enganado” (‘aqav → עקב). Tais histórias (Gn 25,26; 27,36) obviamente não possuem qualquer fundamento histórico. Não receberam esses nomes no momento do nascimento por mera associação a eventos inusitados, mas porque a criatividade popular assim quis. Muitos desses nomes já existiam em outras regiões. Não foram inventados pelos hebreus.
Jones F. Mendonça
quinta-feira, 23 de setembro de 2021
O APÓLOGO DE JOATÃO E A HISTÓRIA DE DEBORAH: SOBRE ÁRVORES QUE FALAM
Na ausência de uma árvore nobre, finalmente fazem o convite ao espinheiro, que prontamente aceita reinar sobre todas as árvores, acolhendo-as sobre sua sombra (v. 15). Mas faz um alerta às árvores que não se sujeitarem a seu governo: “sairá fogo dos espinheiros e devorará os cedros do Líbano”. Um exemplo de fábula com árvores falantes aparece em um antigo texto acadiano intitulado: “A disputa entre a tamargueira e a tamareira”. Na fábula, de caráter didático-sapiencial, as duas árvores apresentam suas virtudes na tentativa de provar quem é a mais valiosa.
“O rei em seu palácio planta tamareiras,
além disso, da mesma forma, tantas tamargueiras.
À sombra da tamargueira foi organizado um banquete.
À sombra da tamareira a decisão sobre um crime...”
“Plantou ao seu lado a tamareira [dizendo],
“Se [você estiver] no portão da cidade, acalme a contenda;
se estiver no deserto, acalme o calor” (ANET, p. 411).
Um segundo problema: as árvores também funcionavam com local sagrado para a adivinhação (Jz 9,37), como locais de aparição (Gn 18,1), de sepultamento (Gn 35,8) e de culto (Js 24,26) e, talvez, de consulta aos mortos. Ao mesmo tempo em que é apresentada como alguém que “julgava” (שֹׁפְטָה), para que por meio dela fosse obtida a “justiça” (לַמִּשְׁפָט), a personagem também atua como “profetiza” (נְבִיאָה). Ela estaria ali “julgando” ou anunciando um oráculo divino? Seu nome era mesmo “Deborah” ou ele possui relação com o local do sepultamento da ama de leite de Rebeca, enterrada aos pés de uma árvore em Betel, o "carvalho dos prantos" (cf. Gn 35,8)?
Jones F. Mendonça
quarta-feira, 22 de setembro de 2021
GERSOM, O PEREGRINO
SODOMA E O IMPACTO DO COMETA
terça-feira, 21 de setembro de 2021
A TERRA É PLANA... E QUADRADA
Zé Bobinho é dessas pessoas tontas que paga para assistir aula de filosofia no YouTube ministrada por professor sem diploma e sem juízo. Certo dia, absorto em suas reflexões sobre a planicidade da terra, lembrou-se de que o profeta Ezequiel menciona “os quatro cantos da terra” (Ez 7,2). Pensou com seus dois neurônios: “a terra, além de plana, é quadrada”. Um amigo, depois de acurada investigação, disse ter descoberto que o céu também é plano e quadrado. A revelação teria vindo de Jr 49,36: “Trarei sobre Elam quatro ventos, dos quatro cantos do céu” (Jr 49,36). Agora quer descobrir em que canto fica o trono divino 😉
domingo, 19 de setembro de 2021
AS MUITAS FACES DA TENTAÇÃO
A TENTAÇÃO DE JESUS: PEDRAS OU POMBOS?
sexta-feira, 17 de setembro de 2021
A BÍBLIA PELAS JANELAS
Na Bíblia Hebraica, as janelas anunciam esperança, paixão, tristeza, desprezo,
arrogância, morte.
Jones F. Mendonça
quinta-feira, 16 de setembro de 2021
SOBRE POESIAS CONCRETAS
QUANDO A FALA ATINGE AS ENTRANHAS
DELACROIX E OS ANJOS DO GETSÊMANI
quinta-feira, 9 de setembro de 2021
TINTORETTO E A ÚLTIMA CEIA
Jones
F. Mendonça
terça-feira, 24 de agosto de 2021
OS BATISTAS
O AFEGANISTÃO EM 5 PONTOS CURTOS
Jones F. Mendonça
sexta-feira, 6 de agosto de 2021
SOBRE A “TEOLOGIA NEGRA”
quinta-feira, 5 de agosto de 2021
A TEOLOGIA COMO PATOLOGIA
2. No decorrer da Idade Média o pensamento se manteve o mesmo: judeus estão pagando pela crucificação de Cristo (gostavam de citar Mt 27,25). Lutero, no século XVI manteve o velho e perverso antijudaísmo, visível, por exemplo, em seu texto “Os judeus e suas mentiras”, publicado em 1543. Não demorou e esse antijudaísmo se converteu em racismo, em antissemitismo.
3. A primeira manifestação positiva que conheço em relação aos judeus veio do avô presbiteriano do ex-presidente estadunidense George W. Bush. Em 1844 ele publicou um curioso livro intitulado “The Valley of Vision; or, The Dry Bones of Israel Revived”. A obra pode ser encontrada na Amazon ao custo de US$23,90.
4. George Bush (avô) era um restauracionista. A obra defendia – antes mesmo da criação do sionismo(!) – o retorno dos judeus à terra de Israel. Acreditava que na Terra Santa boa parte dos judeus se converteria ao cristianismo. Outro texto importante veio de Karl Barth: “A questão dos judeus e sua resposta cristã”, de 1949.
5. Até o século XIX todos faziam coro dizendo: “judeus estão pagando pela crucificação de Cristo”. Depois disso a coisa se inverteu: “o exército de Israel é o exército de Deus”. Ontem usavam e abusavam das Escrituras para justificar a dor e o sofrimento dos judeus. Hoje é abusada e usada para justificar seu triunfo (e a derrota dos muçulmanos!). Trata-se de uma teologia bipolar, doentia.
6. A pergunta que se impõe diante de nós, hoje, é: que tipo de pessoas os "teólogos" da atualidade estão ferindo, lançando na lama da agonia, no sheol do desespero, em nome das "Santas Escrituras"? A lista não seria pequena...
quarta-feira, 21 de julho de 2021
“RUTZ”, O VERBO CASAMENTEIRO
segunda-feira, 12 de julho de 2021
"LEGEND OF DESTRUCTION": UM FILME SOBRE A 1ª GUERRA JUDAICA
segunda-feira, 28 de junho de 2021
ISRAEL FINKELSTEIN E AS TRADIÇÕES DO NORTE
MÁRIO LIVERANI E O ÊXODO
2. A memória preservada por Oseias, para Liverani, não diz respeito à narrativa do Êxodo tal como conhecemos: saída sob a liderança de Moisés com sinais e prodígios, etc. Embora diga que Javé tenha usado um profeta (נביא) para tirar Israel do Egito (Os 12,13), nenhuma menção ao nome de Moisés, aos sinais miraculosos, ao Mar Vermelho, ao Sinai aparecem no texto. O assiriólogo entende que Oseias apenas está fazendo menção à época em que Israel vivia sob controle egípcio na Canaã no período do Bronze recente (algo que está bem documentado).
3. O autor cita textos – como as Cartas de Amarna – que empregam expressões como “fazer sair”, “fazer voltar”, “fazer vir” (ele chama de “código motor”), como indicação de libertação da influência de uma potência estrangeira. A narrativa do Êxodo, tal como a conhecemos, seria o resultado de reelaborações (séculos VII ao V), com a finalidade de legitimar a pose da terra, na medida em que a “Saga dos Patriarcas” fornecia uma legitimação insuficiente, situada em um passado muito remoto, sem jamais mencionar a posse de toda a terra, mas apenas de alguns lugares símbolo, como túmulos e árvores sagradas.
4. Assim, a narrativa do Êxodo, somada à narrativa da conquista armada, sob a liderança de Josué, cumpriria o papel de legitimar de forma mais contundente a posse da terra. Você lê a exposição completa do assunto em “Para além da Bíblia”, de Mario Liverani (Loyola, 2008, p. 339-343).
Jones F. Mendonça
terça-feira, 22 de junho de 2021
MÁRIO LIVERANI E AS 12 TRIBOS DE ISRAEL
Evidências desse caráter artificial poderiam ser facilmente percebidas a partir de uma análise atenta às diversas listas tribais – com quantidades e nomes diferentes – extraídas de alguns textos. Veja:
Ele sugere que os levitas eram originalmente um “grupo funcional”, elevado ao status de tribo pelos sacerdotes pós-exílicos (neste caso, teríamos treze e não doze tribos). Outra questão que ele levanta diz respeito à tribo de Simeão, situada nos limites fronteiriços de Judá: a tribo teria sido inserida artificialmente na região com a finalidade de afirmar que a perda de territórios mais ao sul não tinha refletido sobre Judá. O deslocamento de Dan da região mais central (na Shefelah) para o extremo norte (Jz 18) teria a finalidade de afirmar direitos sobre um território apenas transitoriamente incluído no reino de Israel.
Jones F. Mendonça
sexta-feira, 28 de maio de 2021
CALVINISMO E ESTOICISMO
FÍLON E A MAMADEIRA FÁLICA
2. Em “Leis III, 31”, Fílon trata, dentre outras coisas, a respeito do comportamento das mulheres em público. Ele diz, por exemplo, que uma mulher jamais deve se meter em uma briga na qual se envolveu seu marido.
3. A razão é a seguinte: imagine – ele diz – que coisa chocante seria, se essa mulher, ao tentar separar os corpos que brigam, agarrasse no órgão genital de um dos homens. Sim, é isto mesmo o que você leu.
4. Quem quiser entender essa obsessão por mamadeiras fálicas, por torres fálicas da Fiocruz, deve começar a cavar por aqui...
Leia "Leis Especiais" de Fílon aqui (e divirta-se):
Jones F. Mendonça