domingo, 31 de outubro de 2021
JUBILAR UNIGENITUS DEI FILIUS
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
BAAL NO TEMPLO DE JUDÁ
Publicado hoje no Haaretz (27/10/21):
Um fragmento de relevo encontrado em um santuário semelhante ao Templo de Salomão lembra uma divindade cananeia, sugerindo que o culto a imagens e a vários deuses estava bem vivo na Judá bíblica.
O objeto – encontrado na antiga comunidade de Motza, a 6 km de Jerusalém – pode ser apenas uma pedra desgastada de uma maneira que lembra um homem de pé. O arqueólogo que dirige a escavação, Shua Kisilevitz, sugere que seja um fragmento de relevo mostrando a representação de uma divindade da tempestade, como Baal.
Jones F. Mendonça
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
O SOL “ME AVISTOU”, MEUS IRMÃOS “ME QUEIMARAM”
Não OLHEIS eu estar empretecida, foi o sol que me AVISTOU. Os filhos de minha mãe QUEIMARAM-SE contra mim.
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
CÂNTICO DOS CÂNTICOS: UMA LEITURA HISTÓRICO-SOCIAL
- Clique aqui para acessar a página da Faculdade Unida de Vitória;
- Depois clique em “quero comprar” na arte que anuncia o curso (é de graça, exceto se você optar pela emissão de certificado);
- Um quadrinho vai aparecer (acesso – sob demanda). Caso ainda não tenha uma conta, crie uma clicando em “ainda não possui conta, clique aqui” (em cinza, na parte inferior do quadrinho).
ALEGORIAS E MAÇÃS DE OURO
Mas a natureza se delicia com o número sete. [...] sete são as secreções [do corpo]: lágrimas, muco do nariz, saliva, líquido seminal, os dois tipos de evacuação [urina e fezes], e o suor que sai de todas as partes do corpo (Interpretação Alegórica I, IV, 8).
domingo, 17 de outubro de 2021
LUTERO E AS ORDENS CELESTES
sábado, 16 de outubro de 2021
LUTERO E O MÉTODO HISTÓRICO-GRAMATICAL
Moisés está aqui registrando fatos históricos [...]. Embora seja difícil descrever que tipo de luz era essa, ainda não estou inclinado a pensar que devemos nos afastar, sem motivo, da gramática simples.
É por esse motivo que sou tão favorável a Lira e, de bom grado, classifico-o entre os melhores comentaristas. Ele sempre obedece e segue cuidadosamente a história.
sexta-feira, 15 de outubro de 2021
A VIOLAÇÃO DO SÁBADO EM NM 15
terça-feira, 12 de outubro de 2021
ASSUR, JAVÉ, CHUVA DE FOGO E GRANIZO
Eu [Assur] ouvi seu clamor [de Esarhaddon].Saí como um brilho ardente do portão do céu,para lançar fogo e devorá-los.Estavas no meio deles,por isso retirei-os da tua presença.Eu os levei montanha acimae choveu pedras (granizo) e fogo do céu sobre eles.Matei seus inimigose enchi o rio com o sangue deles.Que eles vejam (isso) e me louvem,(sabendo) que sou Assur, Senhor dos deuses (SAA, 24).
Jones F. Mendonça
segunda-feira, 11 de outubro de 2021
A BÍBLIA HEBRAICA E A LITERATURA DO ANTIGO ORIENTE PRÓXIMO
PRITCHARD, James B. (edit.). Ancient Near Eastern Texts Relating to the Old Testament. Princeton: Princeton University Press, 1969.
O QUE É O “CONHECIMENTO DO BEM E DO MAL” EM GN 3,5?
2Sm 14,17.20 pode lançar uma luz sobre o problema. Uma mulher sábia de Técua diz o seguinte a Davi: “meu rei é como o anjo de elohim (כמלאך האלהים) para discernir o bem e o mal”, afinal ele tem “a sabedoria de um anjo de elohim”. Ao que parece a capacidade dada pelo fruto proibido foi a de avaliar, perceber, decidir com justiça.
Repare que no relato de Gênesis homem e mulher recebem a sabedoria para julgar, mas não a vida eterna: “que agora ele não estenda a mão e colha também da árvore da vida, e coma e viva para sempre!” (3,22). No mito de Adapa – o primeiro homem criado – algo semelhante acontece. Adapa recebe de Ea a sabedoria, mas não a vida eterna:
Para ele [Adapa], ele [Ea] deu sabedoria,
a vida eterna que ele não lhe deu (ANET, 102).
No segundo relato bíblico da criação (não sacerdotal) essa sabedoria, esse conhecimento, é visto de forma negativa, como uma espécie de busca por autonomia em relação a Javé.
Jones F. Mendonça
sexta-feira, 8 de outubro de 2021
A SABEDORIA E A INSENSATEZ EM PROVÉRBIOS
sexta-feira, 1 de outubro de 2021
SOB A SOMBRA DE SHADDAY
[Os deuses] puseram-me em um esconderijo diante dessas maquinações malignas, espalhando sua doce sombra protetora sobre mim, preservando-me para a realeza (ANET, 289).
Aquele que se assenta no esconderijo de Elyon,pernoita à sombra (צל) de Shadday.
Ele te esconde com suas penas,sob suas asas encontras um abrigo.