- Meu Deus! E tem criança?
- Muitas.
- E quem fez isso?
- Tropas de Israel.
- Ah, então pode.
Jones F. Mendonça
1 Depois o povo tornou-se queixoso, falando o que era mau aos ouvidos do Senhor; e quando o Senhor o ouviu, acendeu-se a sua ira; o fogo do Senhor irrompeu entre eles, e devorou as extremidades do arraial. 2 Então o povo clamou a Moisés, e Moisés orou ao Senhor, e o fogo se apagou. 3 Pelo que se chamou aquele lugar Tabera, porquanto o fogo do Senhor se acendera entre eles.
Se o país não precisa de um exército, então não há dúvida de que as yeshivas (escolas religiosas) e estudantes da Torá não precisam de auxílio financeiro [...]. A partir de agora eles podem colocar a sua fé no Senhor quando se trata de pedir dinheiro para financiar os seus sistemas de ensino. Vamos ajudar os ultra-ortodoxos a fazer fervorosas orações para que o dinheiro comece a crescer em árvores.
Os ‘apiru saqueiam os territórios do rei. Se houver arqueiros [aqui] este ano, todos os territórios do rei permanecerão [intactos]; mas se não houver arqueiros, os territórios do rei, meu Senhor, estarão perdidos!
The current escalation in Gaza is a direct result of the choice by Israel and the West to obstruct the implementation of the April 2014 Palestinian reconciliation agreement.
JEFERS,Ann. Magic & divination in ancient Palestine & Siria. Leiden: New York:Köln: E. J. Brill, 1996.
Magia e adivinhação, como parte de um sistema de ideias, certamente existiu numa fase inicial da história israelita. Não podemos, porém, ignorar o fato de que há muitos vestígios de magia e adivinhação deixados nos textos atuais que não podem ser facilmente explicados pelo uso de obras literárias críticas. [...] De imediato, várias questões se apresentam: O que são magia e adivinhação? Como é que o mundo acadêmico as entendeu? Que método hermenêutico podemos aplicar para lidar com tantas camadas e textos ideológicos?
Para que a Torá seja santa tem que ser escrita com uma pena de ganso em pergaminho. O processo tem que ser cheio de significado; o escriba precisa fazer orações enquanto está escrevendo.
Ambiente nômade (profetismo visionário) – não associado a um templo; acúmulo das funções de sacerdote, mágico e chefe de clã; profecia ligada ao sentido da visão e pronunciamento da profecia em estrutura poética. Origem étnico cultural: beduínos árabes. Ex.: Nm 22-24 (Balaão);
Ambiente de terras cultivadas (extático) – associado a um templo ou cortes reais; relacionado com a vegetação e os cultos de fertilidade; profecia com êxtase. Origem étnico cultural: trácios e frígios da Ásia Menor. Ex.: 1Sm 18,10; 19,24 (Saul).
Antigamente em Israel, indo alguém consultar a Deus, dizia assim: Vinde, vamos ao vidente (roeh – profetismo nômade javista); porque ao profeta (naviy – profetismo institucional existente na Palestina) de hoje, outrora se chamava vidente.