quinta-feira, 30 de dezembro de 2021
NEGACIONISMOS
segunda-feira, 27 de dezembro de 2021
O CÉU DE AGOSTINHO
Jones F. Mendonça
sábado, 25 de dezembro de 2021
LUTERO E A TEOLOGIA LIBERAL (PARTE II)
sexta-feira, 24 de dezembro de 2021
LUTERO E A TEOLOGIA LIBERAL
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
ORTODOXIAS
terça-feira, 21 de dezembro de 2021
DE ANIMA
2. No Salmo 42,5, por exemplo, lemos assim: “por que está INCLINADA (שחח) minha GARGANTA (נפש)?”, ou seja, “por que está ABATIDO meu VIGOR/minha VIDA?”. A garganta aparece associada ao vigor, à vida, porque é por ela que passa o alimento, o ar que respiramos, o grito de dor, o brado de alegria.
3. Até mesmo no grego a relação entre “vida” e “fôlego” (associado à garganta) está presente. O termo “psychḗ” (ψυχη) significa “respiração”, “fôlego”. Por desdobramento: “vida”, “alma” (aquilo que dá ânimo ao corpo). Em Lc 12,22 lemos: “não andeis ansiosos pela vossa psychḗ”, ou seja, pela vossa “vida”.
4. A ideia de que a “psychḗ” é algo que subsiste sem o corpo aparece em Mt 10,28: “Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a psychḗ” (ou seja, que não podem dar um fim definitivo à existência e impedir ressurreição do corpo). Ocorre que na maioria das vezes, psychḗ significa simplesmente “vida”. Infelizmente a maioria dos tradutores opta por traduzir o termo por “alma” de forma indiscriminada.
5. A ênfase na percepção da existência humana na terra como sendo caracterizada por uma alma imortal aprisionada a um corpo mortal tem trazido grandes consequências. A tradição cristã medieval insistiu nessa ideia, que foi repetida pelos reformadores (como Calvino), deixando grandes reflexos na relação negativa do cristianismo com a sexualidade e com o prazer.
Jones F. Mendonça
sábado, 18 de dezembro de 2021
A LEITURA SICRÔNICA/CANÔNICA DE ROBERT ALTER E BREVARD CHILDS
OS TRÊS FILHOS NATIMORTOS DA REFORMA
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
QARATZ: “FORMAR”, “PISCAR” E “MORDER”
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
LAMENTAÇÕES: UM PRÓLOGO, QUATRO EQUÍVOCOS
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
HAGAG: RODOPIOS NAS FESTAS, RODOPIOS NA TORMENTA
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
SOBRE AS HERESIAS
sábado, 4 de dezembro de 2021
JEREMIAS, O PROFETA DA DOR
2. Isso explica a diversidade de traduções para Jr 20,7: “seduziste-me, Senhor”, ou “enganaste-me, Senhor”, ou “persuadiste-me, Senhor”. Aqui Jeremias quer dizer o seguinte: “não quero fazer isso, mas a vontade divina me arrasta como um grilhão”. Ou, como ele mesmo declara no v. 9: “então isto era em meu coração como um fogo devorador, encerrado em meus ossos”. A dor profunda experimentada pelo profeta o leva a dizer: “estou cansado de suportar” (v. 9), “maldito o dia em que eu nasci!” (v. 14) e “porque ele não me matou desde o seio materno?” (v. 17).
3. Quem lê o livro com livro com atenção percebe que é injusta a classificação “profeta chorão” atribuída a Jeremias. Assim como é um equívoco ver Jó como exemplo de homem paciente. Não é paciente nem resignado.
Jones F. Mendonça