terça-feira, 13 de maio de 2014

NÃO HÁ DRAGÕES ALÉM DO HORIZONTE

Fala-se aqui e ali do aumento da imoralidade. Trata-se de uma tese sem fundamento. Quem vasculha os alfarrábios da história sabe que a pedofilia e a relação homoafetiva já eram aceitas na antiga sociedade grega. Não se dão conta de que há uns poucos anos meninas de 14 anos eram casadas contra a sua vontade no Brasil com homens bem mais velhos (o Decreto nº. 181/1890 fixou a idade mínima de 14 anos para as mulheres). Era uma espécie de prostituição infantil aceita pelo Estado e pela sociedade em geral. O que mudou mais não foram os atos, mas os olhos de quem vê (o sensacionalismo de Datena e o moralismo de Malafaia ajudam a embaçar os olhos).

Caso lessem com atenção os livros de história veriam que as guerras do passado matavam muito mais, que os reis da antiguidade degolavam seus filhos com medo de traição, que em terras ditas “civilizadas” as crianças eram tratadas como animais de estimação, que os atletas gregos competiam nus, que se um indivíduo professasse a religião “errada” era lançado aos leões ou tinha seus bens confiscados. Dessem uma olha dos arquivos televisivos da década de 80 veriam que as roupas daquela época mostravam muito mais o corpo do que hoje (quem se lembra do short Suzi?). O erro dos moralistas precipitados: analisar a história do mundo a partir de um tempo particular. Olham para o umbigo pensando que estão contemplando o universo. Um remédio para os olhos e para o cérebro: desligar a TV.  



Jones F. Mendonça

10 comentários:

  1. Professor, pelo que eu entendi o Sr. esta comparando a era do paganismo com a era do cristianismo, que certamente trouce muitas
    melhoras para o nosso mundo, só que ainda é pouco.

    ResponderExcluir
  2. Não, não estou comparando a era do paganismo com a era cristã. Leia com atenção.

    ResponderExcluir
  3. Jones, me perdoe, li e reli com atenção e atenção redobrada e, sim, concordo com o irmão acima, o sr. está comparando, sim, ainda que conotativamente. Me perdoe discordar, vejo que numa época recente e cada vez mais aceleradamente, estamos nos ateizando e desmoralizando. Não vai longe seremos lançados às feras novamente. Só concordo com a última frase: "Um remédio para os olhos e para o cérebro: desligar a TV".
    Fernando

    ResponderExcluir
  4. Concorda em que ponto? Aponte evidências concretas que indiquem que "estamos ateizando" e "desmoralizando". "Lançados às feras?" Como assim?

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a assertiva inteira, desligar a TV (entenda-se televisão aberta, Brasil, Globo, Bandeirantes, SBT, Record et caterva). Entendeu, ou terei de desenhar?
    http://www.origemedestino.org.br/blog/johannesjanzen/?post=54
    http://www.forte.jor.br/2011/10/29/queda-vertical-de-catolicos-e-protestantes-na-europa/
    http://www.epochtimes.com.br/estudo-aponta-continuo-aumento-da-violencia-e-uso-de-armas-de-fogo-no-brasil/#.U3fOLvldU2Y
    http://www.advogado.adv.br/direitomilitar/ano2000/joilson/aumentoviolencia.htm
    http://noticias.gospelprime.com.br/video-mortes-chocantes-cristaos-siria/
    http://ricardothiago07.blogspot.com.br/2013/09/oremos-pelos-cristaos-da-siria.html

    ResponderExcluir
  6. Reportagens velhas. No que se refere à Síria, os perseguidos não são apenas os cristãos. Assad, apesar de ser um ditador sanguinário, sempre protegeu os cristãos. O problema são os fundamentalistas que vieram de fora para derrubar o governo.

    ResponderExcluir
  7. Jones,
    O culpado de tudo nem é a TV...é o desligamento de regras cristãs...quando tenta se comparar uma era pagã do ocidente antigo com era cristã,a coisa fica meio incomparável. Os romanos admiravam a moral cristã nas épocas de perseguição, não era à toa...
    Mas o que está em jogo é a separação entre religião e secular feito pela Revolução Francesa,que até pode estar na origem da Maçonaria,mas eu admiro muuuiiiitoooo...é nessa hora que se separa gays e pedófilos,pois um é ilegal e outro não...não interessa quem é moral,a Lei Mater não se envolve com isso...
    Está na hora de parar de querer transformar a Constituição em Bíblia, achando que vão cumprir Sl 33:12....não dá pra formar a Liga de smalked Protestante ou Santa Aliança Católica para tentar 'Cristianizar' as leis do país...as Cruzadas foram a mais séria consequência imbecil desse ato...

    ResponderExcluir
  8. Há pequenas menções ao mundo greco-romano. Estão lendo o texto de forma equivocada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não concordar comigo ipsis litteris é pq estão lendo o texto de maneira equivocada...

      Excluir
    2. Faço referências à cultura grega em alguns pontos apenas: pedofilia e prática esportiva com o corpo nu. Ponto. E todo mundo repetindo o refrão: “ele compara a moral dos pagãos do período pré-cristão com os dias atuais”. Ora, esse sujeito está ou não lendo muito mal?

      Mostro que no Brasil do século XIX crianças de 14 anos se casavam (muitas delas em uniões arranjadas. Meninas escravas tinham um destino pior: eram estupradas indiscriminadamente). Que as guerras do passado (religiosas ou não, ocorridas no ocidente cristianizado) matavam mais. Que as crianças (no ocidente cristianizado) eram tratadas como animais de estimação. Que indivíduos que professassem a religião “errada” eram mortos ou tinham seus bens confiscados (sob Teodósio I, na época da inquisição no final da Idade Média, na Genebra sob liderança de Calvino, na Alemanha sob o impulso dos escritos de Lutero, na Inglaterra de Henrique VIII). Que na década de 80 as roupas mostravam muito mais o corpo (Chacrinha que o diga!). Diante de todos esses elementos pergunto: como assim estamos vivendo uma decadência moral como nunca se viu?

      Excluir