quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O FUNDAMENTALISTA

Você diz que adora chocolate. Ele se apressa: “adorar só a Deus”. Você diz que Pelé é o rei do futebol. Ele não perde tempo: “rei é nosso Senhor Jesus Cristo”. Você diz que está com dor. Vem um versículo: "Ele levou sobre si as nossas dores". Você espirra. Ele grita: "sai demo!"

Sujeito chato!



Jones F. Mendonça

4 comentários:

  1. Um fundamentalismo que anda bem popular.
    Principalmente com o verbo "adorar".

    ResponderExcluir
  2. Olá Jones! Mais uma vez você revela seu desconhecimento do fundamentalismo e demonstra sua alma liberal. Esse "tipinho" que você descreveu acima, é "neopentecostal", não fundamentalista. Quem critica o fundamentalismo (claro que todos os seguimentos tiveram seus erros e acertos, maus e bons exemplos) ou o desconhece, ou realmente deseja viver como os que viviam na época de Judas: "Homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo." (Judas 4)

    Apologeta

    ResponderExcluir
  3. O Fundamentalismo é construído em cinco princípios da fé cristã:

    1) A Bíblia é literalmente verdadeira. Associada a este princípio é a crença de que a Bíblia é infalível, isto é, sem erro e livre de contradições.

    2) O nascimento virginal e a divindade de Cristo. Os fundamentalistas acreditam que Jesus nasceu da Virgem Maria, foi concebido pelo Espírito Santo e era e é o Filho de Deus, plenamente humano e divino.

    3) A expiação substitutiva de Jesus Cristo na cruz. O Fundamentalismo ensina que a salvação é obtida somente através da graça de Deus e a fé humana na crucificação de Cristo para os pecados da humanidade.

    4) A ressurreição corporal de Jesus. No terceiro dia após a sua crucificação, Jesus ressuscitou dos mortos e agora está assentado à direita de Deus Pai.

    5) A autenticidade dos milagres de Jesus como registrados nas Escrituras.

    Outro ponto doutrinário defendido pelos fundamentalistas é de que Moisés escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia.

    Muitas pessoas hoje veem os fundamentalistas como extremistas radicais que querem estabelecer uma religião do Estado e forçar suas crenças sobre outras pessoas. Isso está longe da verdade. Os fundamentalistas procuram guardar a verdade das Escrituras e defender a fé cristã, que "de uma vez para sempre foi entregue aos santos" (Judas 1:3).

    A igreja de hoje está sofrendo na cultura pós-moderna e secular e precisa de pessoas que não tenham vergonha de proclamar o evangelho de Cristo. A verdade não muda, e adesão à doutrina dos princípios fundamentais é necessária. Estes princípios são a base sobre a qual o Cristianismo é firmado e, como Jesus ensinou, a casa construída sobre a Rocha vai resistir à qualquer tempestade (Mateus 7:24-25).

    Apologeta

    ResponderExcluir
  4. Conheço as origens históricas do fundamentalismo cristão. Escrevi sobre o assunto em abril de 2010:

    http://numinosumteologia.blogspot.com.br/2010/04/o-que-e-e-quando-surgiu-o.html

    Ocorre que a expressão "fundamentalismo" também designa indivíduos que fazem uma interpretação literal e rígidas das escrituras. Podem ser batistas, pentecostais, neopentecostais, muçulmanos, etc.

    Pensei que não tivesse que explicar isso...

    ResponderExcluir